PL 5.120 e internet são lembradas no Dia do Agente
O Portal PANROTAS conversou com presidentes e representantes das Abavs do Nordeste para entender quais são as grandes celebrações do dia 22 de abril e, na contrapartida, quais os desafios e superações que devem ser trabalhados no decorrer do ano.
O Portal PANROTAS conversou com presidentes e representantes das Abavs do Nordeste para entender quais são as grandes celebrações do dia 22 de abril, dia do agente de viagens, e, na contrapartida, quais os desafios e superações que devem ser trabalhados no decorrer do ano.
A PL 5.120/2001, que tramita há 13 anos e que regulamenta a atividade das agências de viagens, surgiu nas respostas como possível motivo para comemorações homéricas em 2014. A internet e as vendas on-line causam opiniões divergentes: há quem ache que é um mal para o ofício, uma inimiga declarada; e há quem a defenda como ferramenta essencial para aprimorar a prática da profissão e o serviço oferecido.
Onde você fica nestas discussões? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários, mas, antes, confira as respostas na íntegra abaixo.
José Alves Peixoto Junior, presidente da Abav-BA
A COMEMORAR — A preocupação do agente de viagens com a qualidade do serviço. Nosso maior concorrente é a internet, e o agente que não for capacitado não tem condições de atender seu cliente. O mais importante, então, é a reciclagem aliada à tecnologia.
DESAFIOS — Saber conciliar investimento em capacitação e tecnologia com a economia que não caminha como nós queríamos. Temos que manter a qualidade do serviço em um panorama econômico que não acelera como deveria; estamos preocupados com o meio do ano, junho e julho são meses que teremos que botar a barba de molho, estamos nos preparando para o período.
Eldon Tajra Evangelista de Souza, presidente da Abav-PI
A COMEMORAR — Temos motivos para comemorar sim: conseguimos encontrar alternativas para atender os clientes, tudo com muita criatividade diante do que tem acontecido. O relacionamento agente/cliente está mais próximo, criamos uma relação mais confiável.
DESAFIOS — Temos como o maior concorrente o fornecedor, porque ele oferece vantagens só para os clientes, que já chegam dizendo: “recebi uma oferta do fornecedor, vocês cobrem?” e a gente muitas vezes não consegue.
Verônica Patrício Gonçalves de Holanda, presidente da Abav-CE
A COMEMORAR — A grande conquista neste ano seria se tivéssemos recebido a aprovação da PL que regulamenta a nossa atividade. Seria a coroação do dia se fosse aprovada a tempo do dia 22. Todo o feedback que eles dão para a Abav Nacional é de que há previsão para aprovar até o final de abril. Seria estupendo se amanhecesse na segunda-feira e, olhando o Portal PANROTAS, descobrisse que a PL foi aprovada. Até clientes nossos estão torcendo pela aprovação.
DESAFIOS — Vencer todas as árduas batalhas que têm aparecido na nossa frente é um grande desafio. Problemas com aéreas, com fornecedores, com parcerias ou a falta delas; esse é o nosso maior desafio neste ano. Não acho que vencer a venda da internet seja o desafio, a internet não tira cliente de ninguém - o consultor bem preparado usa a internet como ferramenta de apoio para seu trabalho, não como inimiga.
Edison Angelo Gonçalves, presidente da Abav-PE
A COMEMORAR — O mais importante nesta data é voltar a atenção para o agente de viagens e lembrá-lo que ele é um consultor de viagens, que está disponível para mostrar ao cliente seu know how e sua expertise. Temos que lembrar que ele é muito importante para o planejamento e a conclusão das viagens.
DESAFIOS — Superar a concorrência é um grande desafio, mas o agente de viagens está sendo motivado a identificar um foco, um nicho no segmento, e ir em busca de sua especialidade. Anos atrás, o agente atendia todos os perfis. Hoje, ele deve atender um segmento específico, pois, assim, terá um bom retorno e uma estabilidade maior.
João de Souza Ávila, diretor de relações governamentais da Abav Nacional
A COMEMORAR — O principal motivo para celebrar neste dia 22 é o reconhecimento da nossa atividade, estamos ganhando esse presente depois de 13 anos de luta, finalmente seremos reconhecidos.
DESAFIOS — O desafio, não deste ano, e sim da atualidade, é conviver com o novo paradigma: ou o agente se atualiza ou não sobrevive. Ele tem que trabalhar e mostrar que os fornecedores precisam dele, pois ele melhora seu trabalho e produto. Primeiro, temos que saber dar boas informações aos nossos clientes e, aí, seremos cada vez mais valorizados no País.
A PL 5.120/2001, que tramita há 13 anos e que regulamenta a atividade das agências de viagens, surgiu nas respostas como possível motivo para comemorações homéricas em 2014. A internet e as vendas on-line causam opiniões divergentes: há quem ache que é um mal para o ofício, uma inimiga declarada; e há quem a defenda como ferramenta essencial para aprimorar a prática da profissão e o serviço oferecido.
Onde você fica nestas discussões? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários, mas, antes, confira as respostas na íntegra abaixo.
José Alves Peixoto Junior, presidente da Abav-BA
A COMEMORAR — A preocupação do agente de viagens com a qualidade do serviço. Nosso maior concorrente é a internet, e o agente que não for capacitado não tem condições de atender seu cliente. O mais importante, então, é a reciclagem aliada à tecnologia.
DESAFIOS — Saber conciliar investimento em capacitação e tecnologia com a economia que não caminha como nós queríamos. Temos que manter a qualidade do serviço em um panorama econômico que não acelera como deveria; estamos preocupados com o meio do ano, junho e julho são meses que teremos que botar a barba de molho, estamos nos preparando para o período.
Eldon Tajra Evangelista de Souza, presidente da Abav-PI
A COMEMORAR — Temos motivos para comemorar sim: conseguimos encontrar alternativas para atender os clientes, tudo com muita criatividade diante do que tem acontecido. O relacionamento agente/cliente está mais próximo, criamos uma relação mais confiável.
DESAFIOS — Temos como o maior concorrente o fornecedor, porque ele oferece vantagens só para os clientes, que já chegam dizendo: “recebi uma oferta do fornecedor, vocês cobrem?” e a gente muitas vezes não consegue.
Verônica Patrício Gonçalves de Holanda, presidente da Abav-CE
A COMEMORAR — A grande conquista neste ano seria se tivéssemos recebido a aprovação da PL que regulamenta a nossa atividade. Seria a coroação do dia se fosse aprovada a tempo do dia 22. Todo o feedback que eles dão para a Abav Nacional é de que há previsão para aprovar até o final de abril. Seria estupendo se amanhecesse na segunda-feira e, olhando o Portal PANROTAS, descobrisse que a PL foi aprovada. Até clientes nossos estão torcendo pela aprovação.
DESAFIOS — Vencer todas as árduas batalhas que têm aparecido na nossa frente é um grande desafio. Problemas com aéreas, com fornecedores, com parcerias ou a falta delas; esse é o nosso maior desafio neste ano. Não acho que vencer a venda da internet seja o desafio, a internet não tira cliente de ninguém - o consultor bem preparado usa a internet como ferramenta de apoio para seu trabalho, não como inimiga.
Edison Angelo Gonçalves, presidente da Abav-PE
A COMEMORAR — O mais importante nesta data é voltar a atenção para o agente de viagens e lembrá-lo que ele é um consultor de viagens, que está disponível para mostrar ao cliente seu know how e sua expertise. Temos que lembrar que ele é muito importante para o planejamento e a conclusão das viagens.
DESAFIOS — Superar a concorrência é um grande desafio, mas o agente de viagens está sendo motivado a identificar um foco, um nicho no segmento, e ir em busca de sua especialidade. Anos atrás, o agente atendia todos os perfis. Hoje, ele deve atender um segmento específico, pois, assim, terá um bom retorno e uma estabilidade maior.
João de Souza Ávila, diretor de relações governamentais da Abav Nacional
A COMEMORAR — O principal motivo para celebrar neste dia 22 é o reconhecimento da nossa atividade, estamos ganhando esse presente depois de 13 anos de luta, finalmente seremos reconhecidos.
DESAFIOS — O desafio, não deste ano, e sim da atualidade, é conviver com o novo paradigma: ou o agente se atualiza ou não sobrevive. Ele tem que trabalhar e mostrar que os fornecedores precisam dele, pois ele melhora seu trabalho e produto. Primeiro, temos que saber dar boas informações aos nossos clientes e, aí, seremos cada vez mais valorizados no País.