Abav-RJ e Píer Mauá debatem logística dos cruzeiros
No dia 26 de janeiro, um domingo, seis cruzeiros irão atracar no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, na mesma manhã. A bordo cerca de 15 mil pessoas irão desembarcar dos navios e seguir para o aeroporto ou para passeio pela Cidade Maravilhosa
No dia 26 de janeiro, um domingo, seis cruzeiros irão atracar no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, na mesma manhã. A bordo cerca de 15 mil pessoas irão desembarcar dos navios e seguir para o aeroporto ou para passeios pela Cidade Maravilhosa. Com o fechamento do elevado da Perimetral e o aumento considerável de carros e ônibus na rua que corta o Píer Mauá, o acesso ao porto está mais restrito fazendo com que os ônibus de excursão não possam parar para embarcar ou desembarcar passageiros.
O imbróglio foi tema de reunião entre a comissão de cruzeiros da Abav-RJ, diretores do Píer Mauá e da CET, órgão municipal responsável pelo trânsito da capital fluminense. Durante 1h30 debateram sobre o tema, que não teve um consenso.
Segundo a diretora administrativa da Abav-RJ, Cristina Fritschi, a Abav nem qualquer outra entidade do trade foi ouvida pelo Píer Mauá sobre as mudanças na logística de embarque e desembarque do porto. “O que me espanta é que o Píer Mauá conversou com diversas frentes, como comerciários, por exemplo, e não procurou saber a nossa posição, sendo que nós somos responsáveis pelo transporte dos passageiros”.
O Pier Mauá se defendeu através do gerente de Operações, Alexandre Gomes, dizendo que “a Abav não foi chamada porque ainda existem muito mais dúvidas do que certezas em relação ao projeto”.
“Estão ocorrendo redução de passageiros, mas este processo acontece por falta de navio e não por falta de interesse em viajar de navios. Nós não temos a ver com esta redução”, garante Gomes.
Em relação ao próximo dia 26 de janeiro e ao Carnaval, duas datas onde haverá grande concentração de navios atracados no porto, o Píer Mauá promete fazer um escalonamento de navios assim como é feito em Santos, mas ainda não sabe como será feito o processo. Uma próxima reunião envolvendo as três entidades será marcada para esta ou a próxima semana onde serão detalhados os planos para embarque e desembarque de cruzeiristas, que atualmente tem sido feito na parte externa do porto, debaixo do sol forte que anda fazendo no Rio de Janeiro.
O imbróglio foi tema de reunião entre a comissão de cruzeiros da Abav-RJ, diretores do Píer Mauá e da CET, órgão municipal responsável pelo trânsito da capital fluminense. Durante 1h30 debateram sobre o tema, que não teve um consenso.
Segundo a diretora administrativa da Abav-RJ, Cristina Fritschi, a Abav nem qualquer outra entidade do trade foi ouvida pelo Píer Mauá sobre as mudanças na logística de embarque e desembarque do porto. “O que me espanta é que o Píer Mauá conversou com diversas frentes, como comerciários, por exemplo, e não procurou saber a nossa posição, sendo que nós somos responsáveis pelo transporte dos passageiros”.
O Pier Mauá se defendeu através do gerente de Operações, Alexandre Gomes, dizendo que “a Abav não foi chamada porque ainda existem muito mais dúvidas do que certezas em relação ao projeto”.
“Estão ocorrendo redução de passageiros, mas este processo acontece por falta de navio e não por falta de interesse em viajar de navios. Nós não temos a ver com esta redução”, garante Gomes.
Em relação ao próximo dia 26 de janeiro e ao Carnaval, duas datas onde haverá grande concentração de navios atracados no porto, o Píer Mauá promete fazer um escalonamento de navios assim como é feito em Santos, mas ainda não sabe como será feito o processo. Uma próxima reunião envolvendo as três entidades será marcada para esta ou a próxima semana onde serão detalhados os planos para embarque e desembarque de cruzeiristas, que atualmente tem sido feito na parte externa do porto, debaixo do sol forte que anda fazendo no Rio de Janeiro.