Sindetur-RJ e Seprocon se unem em ação contra aéreas
A secretária de Estado de Proteção de Defesa do Consumidor (Seprocon), Cidinha Campos, é a mais nova aliada do presidente do Sindetur-RJ, Aldo Siviero, na busca pelo ordenamento das relações entre empresas aéreas, agências de viagens e consumidores
O Sindetur-RJ ganhou mais um aliado na “briga” que trava contra as companhias aéreas por, segundo a entidade, “abuso praticado contra os passageiros”. A secretária de Estado de Proteção de Defesa do Consumidor (Seprocon), Cidinha Campos, é a mais nova aliada do presidente do Sindetur-RJ, Aldo Siviero, na busca pelo ordenamento das relações entre empresas aéreas, agências de viagens e consumidores.
A parlamentar prepara uma ação civil pública contra as empresas aéreas que operam no Brasil. A motivação são as constantes reclamações devido ao pagamento de altas multas para cancelamento ou remarcação de passagens aéreas, a demora no reembolso de bilhetes e a suspensão de voos sem motivo aparente.
“Pedimos ao Sindetur-RJ que nos envie documentos que comprovem problemas decorrentes da má prestação de serviços das empresas aéreas. Além de movermos a ação civil, vamos levar os fatos ao conhecimento da secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, que poderá nos indicar novos caminhos”, anunciou Cidinha Campos.
Em 2012, só nos postos avançados dos juizados especiais dos aeroportos, foram realizadas mais de 30 mil reclamações.
Para Aldo Siviero, essas iniciativas são muito importantes para mostrar ao Poder Público as fragilidades e lacunas existentes na relação entre fornecedores de turismo, consumidores e agências de viagens e para a busca de uma solução definitiva, que estabeleça regras para esta cadeia produtiva.
Outro trabalho urgente, na visão do dirigente, é mostrar ao Poder Público que as agências de viagens são prepostos dos consumidores e que estão dispostas a somar esforços para que fiquem claras as regras e responsabilidades de cada um nesta cadeia produtiva.
A parlamentar prepara uma ação civil pública contra as empresas aéreas que operam no Brasil. A motivação são as constantes reclamações devido ao pagamento de altas multas para cancelamento ou remarcação de passagens aéreas, a demora no reembolso de bilhetes e a suspensão de voos sem motivo aparente.
“Pedimos ao Sindetur-RJ que nos envie documentos que comprovem problemas decorrentes da má prestação de serviços das empresas aéreas. Além de movermos a ação civil, vamos levar os fatos ao conhecimento da secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, que poderá nos indicar novos caminhos”, anunciou Cidinha Campos.
Em 2012, só nos postos avançados dos juizados especiais dos aeroportos, foram realizadas mais de 30 mil reclamações.
Para Aldo Siviero, essas iniciativas são muito importantes para mostrar ao Poder Público as fragilidades e lacunas existentes na relação entre fornecedores de turismo, consumidores e agências de viagens e para a busca de uma solução definitiva, que estabeleça regras para esta cadeia produtiva.
Outro trabalho urgente, na visão do dirigente, é mostrar ao Poder Público que as agências de viagens são prepostos dos consumidores e que estão dispostas a somar esforços para que fiquem claras as regras e responsabilidades de cada um nesta cadeia produtiva.