Heloisa Prass   |   28/06/2011 18:22

Itaú inclui turismo no Extreme Makeover

Duas agências de viagens são selecionadas para o Extreme Make Over do Itaú.

Quase 1200 empresas (o número exato é 1184) se inscreveram para participar do projeto Extreme Makeover deste ano, mas só três chegam à etapa final e ganham o direito de participar da consultoria financeira e tecnológica, promovida pelo Itaú, a Microsoft, a HP e a Editora Globo.

Das tres empresas escolhidas, duas delas são ligadas ao setor de turismo. As agências Invista em Você de São Paulo e a DNAventura Ecoturismo, do Rio de Janeiro. Ambas contarão com intenso período de consultoria e avaliação fornecida pelas empresas patrocinadoras.

Ainda durante a faculdade, o engenheiro Alan Pakes participou de um programa Work & Travel nos EUA, direcionado para estudantes que querem estudar e trabalhar no exterior. Foi a semente para abrir a Invista em Você, que trabalha com intercâmbio de estudantes para o Exterior (no sistema Work & Travel). Hoje o negócio, aberto em conjunto com Luiz Carlos Pinto, também engenheiro, tem 7 anos e bom faturamento, mas não tem a rentabilidade esperada. Vende cerca de 150 programas por ano, mas poderia vender 500 ou mais. Também têm dúvidas quanto à estratégias de crescimento.

“Não temos certeza se seria por meio de franquia, parceria com escolas, filiais ou representantes em agências de outras praças como Campinas e Londrina”, comenta Alan.

Mauro e Mauricio Votre, na DNAventura Ecoturismo, do Rio de Janeiro, são irmãos e dividem um home office. Mas a ação da empresa acontece nas trilhas no Estado do Rio de Janeiro, onde eles acompanham turistas locais e estrangeiros em passeios de aventura.

O grande desafio da dupla é melhorar a comunicação para captar novos clientes e investir num crescimento sustentável.

“Apesar de estarmos no ramo há cinco anos e termos uma margem de lucro de 40%, nosso faturamento é pequeno. Há muitas oportunidades, mas precisamos analisar onde faz mais sentido centrar esforços”, afirma Mauro.

O Itaú mantém, conforme anos anteriores, a postura de aprendiz. “Esse projeto não é uma despesa, é investimento para todos os patrocinadores e saibam que a gente aprende muito mais do que vocês aprendem conosco”, disse Carlos Eduardo Maccariello, diretor do Itaú, comentando que durante os cinco anos do projeto houve reformulação de muitas áreas de PJ no banco.

“Hoje se trabalha com nicho, segmento e ramo de atividade, há equipes setorizadas por cadeias produtivas, que consideram características de cada negócio e preço oferecido, respeitando até a sazonalidade”, completou.

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