Viagens de luxo em sua melhor fase: veja produtos e tendências
Viajantes demandam por experiências que agregam valor e memórias; confira a matéria completa
O mercado de viagens de luxo está em sua melhor fase, com vendas extremamente aquecidas. Esta é a resposta unânime entre operadores, agentes e consultores independentes que atendem o setor. Nas palavras de Virginia Gutierre, diretora de Produtos do TTW Group, o momento positivo chega a ser "maravilhosamente enlouquecedor" para os profissionais, de tanta demanda. "O viajante de luxo, sem dúvida, está embarcando com mais frequência e intensidade", afirmou. É a dor de cabeça que qualquer profissional gostaria de ter.
De viagens mais longas em um único destino até mais curtas e frequentes; de destinos clássicos a exóticos; do esqui ao iate; o consumidor de luxo está ampliando suas possibilidades. Experiências, destinos e hotéis "únicos" são cada vez mais visados e motivam os profissionais da área a estar constantemente atualizados para poder atender um cliente mais exigente.
E a principal exigência são viagens que agregam valor e memórias. Apesar destes consumidores terem a queda do dólar e promoções em passagens aéreas em classe executiva como oportunidades de viajar, a alta geral dos preços não é um impeditivo para esses eles, aponta Ernesto Polotto, da PWE Roteiros Exclusivos IC Primetour.
"O mercado de luxo acelerou, e continua acelerando, mesmo com os preços muito maiores. Embora tenha havido um aumento drástico nas tarifas, os voos saem todos lotados. O mesmo acontece com os hotéis. Ainda que com tarifas muito maiores atualmente, que seriam impensáveis em 2019, temos diversos hotéis de superluxo lotados em destinos tradicionais do verão europeu", afirmou.
Com um viajante de luxo cada vez mais disposto a investir seu dinheiro em viagens, a Revista PANROTAS ouviu diversos players do mercado sobre as principais tendências de venda do segmento. Confira:
Virginia Gutierre, do TTW Group, explicou que os tais destinos clássicos persistem pois a eles são adicionadas "experiências diferentes". "Claro que quem quer o verão europeu seguirá fazendo o verão europeu, mas mesmo essas pessoas que fazem os clássicos agora adicionam um destino exótico, uma celebração ou uma experiência inusitada. Os clássicos e tradicionais continuarão sendo realizados, só que com mais exclusividade. Uma Paris, por exemplo, vai ser ainda mais exclusiva", pontuou.
Raquel Mallorquin, da Arosa Travel IC Primetour, também usou Paris e França para exemplificar essas repaginações dos clássicos. "Na França, a Normandia e lugares próximos a Paris estão sendo desejados com passeios diferentes, como bike tours e experiências de vinhos. Também estamos notando alta na procura por serviços como atendimento VIP em outlets franceses, oferecido para quem compra em agências", afirmou. Ou seja, novos produtos em destinos já conhecidos são uma tendência. "Ao revisitar seus destinos favoritos, o viajante de luxo está em busca do inédito, do original: um novo hotel, aquele bar ou restaurante fora circuito óbvio, acesso a uma loja ou galeria de arte exclusiva", completa a gerente da Goya by Copastur, Renata Garcia.
Neve nos hemisférios
Destinos de inverno seguem com as vendas aquecidas no segmento de luxo. Polotto citou Aspen, nos Estados Unidos, e Courchevel, Megève e Val Thorens, na Europa. "Tenho cliente que, em janeiro, foi para Courchevel, na França, e já cotando para viajar em julho para o Chile. Além do Chile, quem estava indo para Suíça e França para destinos de neve, agora está buscando Estados Unidos", afirmou Raquel.
Explorando África e Ásia
Para além dos clássicos, os entrevistados apontaram para uma crescente busca por destinos nos continentes africanos e asiáticos. Na África, Raquel citou Egito, Marrocos e Seychelles. Na Ásia, Maurice Padovani, sócio-diretor da Primetour, citou Índia e Japão; enquanto Renata Yano, diretora de Atendimento na Teresa Perez, citou Israel.
Experiências memoráveis
Países não tão populares para o viajante brasileiro também acabam sendo palco para experiências únicas, como dormir no deserto do Marrocos. E estas experiências são o que os consumidores estão buscando quando se trata de luxo. "Expedição no Everest, cruzeiros para os polos e visitação de gorilas" são alguns dos exemplos dados por Virginia.
"Os viajantes estão procurando experiências profundas, mais especiais, diferentes e inusitadas. Estão propensos a investir mais e a entender o valor das experiências, que custam mais, mas também agregam mais valor e mais memórias. Viajantes de luxo estão dispostos a viver o inusitado, o remoto, o autêntico, em destinos como Antártica, Ártico, Islândia, Ruanda. Assim como experiências mais exclusivas, como um iate ou uma vila. Estão dispostos a pagar mais por uma experiência única", explicou a diretora de Produtos do TTW Group.
Padovani, ao citar produtos em alta, foi na mesma linha: "Os desertos, geleiras, montanhas e destinos remotos, com suas opções menos convencionais de hotéis, estão em alta. Que tal uma casa na árvore na Suécia para ver a Aurora Boreal? Ou um glamping de luxo no deserto da Arábia Saudita?" Mas Roberta Bittencourt, da Bittale Travel IC Primetour, também lembra que destinos exóticos que podem gerar grandes experiências também estão presentes em países mais comuns entre os viajantes. "Deserto do Atacama, no Chile, Ilhas Galápagos, no Equador, e Yosemite, nos Estados Unidos, têm se tornado cada vez mais populares", afirma.
Sofisticação nos rios e mares
Dentre essas novas experiências, os cruzeiros de luxo, os navios de expedição e os iates parecem ter ganhado notoriedade entre os viajantes brasileiros. Ernesto Polotto comentou que "ao indicar viagens em navios fluviais e marítimos ou destinos que o cliente nunca havia considerado, recebi mais atenção. A Antártida e seus pinguins, O Mar do Norte e Groenlândia com seus ursos polares, lugares extremos, tudo pode ser considerado".
Tuca Ratto e Fernanda Helou, agentes da Travel Hunter, também citaram a demanda crescente pelo produto, que se alia a um desejo de desconexão em meio a natureza. "Notamos bastante procura por experiências de navios de expedições e cruzeiros fluviais pequenos, onde o cliente pode ter uma experiência mais genuína e com menos turistas. Destinos de desconexão no meio da natureza também tem sido muito frequente na procura dos viajantes", explicaram.
COMPORTAMENTO DO VIAJANTE
"Viagens em família, multigeracionais, celebrações de aniversário. Tudo virou razão para celebrar e a viagem sempre é a melhor celebração. Não adianta ter riqueza financeira acumulada, o importante é ter memórias guardadas. Então, o viajante está disposto a investir nestas experiências e memórias", explicou Virginia Gutierre. Renata Yano, da Teresa Perez, adiciona: "O interesse tem sido bem diverso, mas temos percebido que boa parte das pessoas está interessada em realizar viagens com significado, leveza e experiências marcantes, independente do destino. É como se os clientes quisessem aproveitar a vida e os momentos em família com mais intensidade do que antes".
"Entusiasmo é a sensação de que o viajante transmite a cada nova solicitação e os pedidos para relaxar tem sido o motivo de viagem mais frequente. O cliente de alto padrão está procurando desconectar para reconectar, dedicar tempo genuíno e de qualidade para seus amores, amigos e família, fortalecendo laços e criando memórias", conclui Renata Garcia.
Diferentes estilos
Dentro do universo das viagens, Virginia identificou dois movimentos "diferentes, porém igualmente interessantes". A executiva do TTW Group identificou que há "viajantes buscando o slow travel, com a intenção de ficar mais tempo em um único lugar para conhecer de forma mais aprofundada, autêntica e detalhada aquele destino. Enquanto há outro grupo de viajantes que preferem viagens
curtas, mas mais frequentes, aproveitando pequenas oportunidades e período para viajar, porque a pessoa administra o trabalho e viagens de forma muito mais dinâmica".
Buscando excelência
Maurice Padovani sintetizou os principais pontos de atenção para os players do segmento: "Agilidade, serviço, customização e expertise – por parte da agência, sempre foram pontos importantes para o viajante de luxo. Contudo, pós-pandemia, as expectativas foram
exponenciadas. Mais do que nunca, o cliente busca excelência a cada contato: Pré, durante e pós-viagem"
CUSTOMIZAÇÃO
Roberta Bittencourt, Bittale Travel: "O Turismo de luxo é um setor altamente adaptável e inovador e muitos provedores de serviços de luxo estão se esforçando para atender às necessidades dos viajantes em um ambiente em constante mudança. Os clientes de luxo estão sempre em busca de experiências únicas e exclusivas que os diferenciam dos demais viajantes. Eles valorizam a privacidade, o conforto e a atenção aos detalhes em todos os aspectos de sua viagem, desde a acomodação até as atividades e experiências oferecidas".
EXPERTISE
Raquel Mallorquin, Arosa Travel: "Antes, o viajante de luxo queria só viajar, comprar aéreo e hotel, e agora querem mais. Buscam também conselhos e consultoria sobre seguro-viagem, restaurante e experiências. E nós incentivamos muito também estas adições, porque os famtrips nos ajudam a conhecer experiências culinárias, por exemplo, e os viajantes querem fazer o mesmo".
AGENTE DE VIAGENS MAIS VALORIZADO
Ernesto Polotto, PWE Roteiros Exclusivos: "A principal mudança no meu trabalho é sem dúvida a valorização do profissional agente de viagens. Sinto que o elo entre o agente e seu cliente
ficou mais sólido. Muitos clientes que antes viam o agente de viagens apenas como um prestador de serviço hoje querem uma pessoa de extrema confiança. Uma pessoa de confiança que esteja disponível a qualquer hora do dia e da noite e que entenda e transforme todas as vontades e expectativas dela na próxima viagem dos sonhos".
SEGURANÇA
Tuca Ratto e Fernanda Helou, Travel Hunter: "Mudou a forma como o cliente lida com a agência. Hoje temos sentido que os clientes nos procuram com a ideia de ter uma segurança
na viagem como um todo, eles valorizam o trabalho de consultoria pré-venda e entendem que a compra com a agência tem o seu valor. Além disso, temos feito o atendimento ajudando o cliente desde a escolha do destino baseada no perfil e preferências de cada um, fazendo a curadoria de locais que possam interessá-los, todas as reservas de hotéis, aéreos, transfers, restaurantes, programações e afins, pois o cliente hoje em dia quer fechar tudo com a agência, antes sentíamos
que algumas coisas eram conosco e outras por conta, hoje eles enxergam que com os benefícios e acordos que temos vale a pena fazer tudo sempre com a agência. O viajante valoriza e entende que necessita de uma agência para ter a tranquilidade de ter uma viagem segura e com suporte 24 horas para ajudá-los no que precisarem durante suas tão sonhadas férias. É um momento de relaxar e não ter preocupação, por isso o suporte é tão necessário".
Essa reportagem é parte integrante da Revista PANROTAS, assim como outras matérias especiais de luxo. A edição impressa irá circular durante a ILTM Latin America, na Bienal do Ibirapuera.
De viagens mais longas em um único destino até mais curtas e frequentes; de destinos clássicos a exóticos; do esqui ao iate; o consumidor de luxo está ampliando suas possibilidades. Experiências, destinos e hotéis "únicos" são cada vez mais visados e motivam os profissionais da área a estar constantemente atualizados para poder atender um cliente mais exigente.
E a principal exigência são viagens que agregam valor e memórias. Apesar destes consumidores terem a queda do dólar e promoções em passagens aéreas em classe executiva como oportunidades de viajar, a alta geral dos preços não é um impeditivo para esses eles, aponta Ernesto Polotto, da PWE Roteiros Exclusivos IC Primetour.
"O mercado de luxo acelerou, e continua acelerando, mesmo com os preços muito maiores. Embora tenha havido um aumento drástico nas tarifas, os voos saem todos lotados. O mesmo acontece com os hotéis. Ainda que com tarifas muito maiores atualmente, que seriam impensáveis em 2019, temos diversos hotéis de superluxo lotados em destinos tradicionais do verão europeu", afirmou.
Com um viajante de luxo cada vez mais disposto a investir seu dinheiro em viagens, a Revista PANROTAS ouviu diversos players do mercado sobre as principais tendências de venda do segmento. Confira:
DESTINOS
Clássicos com exclusividade
Destinos recorrentes entre os viajantes de luxo, Estados Unidos e Europa seguem em alta. No entanto, os players destacaram o verão europeu em destinos como a Cote D’Azur, na França, e a Costa Smeralda, na Itália. Mas Paris parece o destino clássico que mais segue no imaginário de luxo, "voltando a ser cobiçadíssima pelos viajantes durante o ano todo", afirmou Polotto.Virginia Gutierre, do TTW Group, explicou que os tais destinos clássicos persistem pois a eles são adicionadas "experiências diferentes". "Claro que quem quer o verão europeu seguirá fazendo o verão europeu, mas mesmo essas pessoas que fazem os clássicos agora adicionam um destino exótico, uma celebração ou uma experiência inusitada. Os clássicos e tradicionais continuarão sendo realizados, só que com mais exclusividade. Uma Paris, por exemplo, vai ser ainda mais exclusiva", pontuou.
Raquel Mallorquin, da Arosa Travel IC Primetour, também usou Paris e França para exemplificar essas repaginações dos clássicos. "Na França, a Normandia e lugares próximos a Paris estão sendo desejados com passeios diferentes, como bike tours e experiências de vinhos. Também estamos notando alta na procura por serviços como atendimento VIP em outlets franceses, oferecido para quem compra em agências", afirmou. Ou seja, novos produtos em destinos já conhecidos são uma tendência. "Ao revisitar seus destinos favoritos, o viajante de luxo está em busca do inédito, do original: um novo hotel, aquele bar ou restaurante fora circuito óbvio, acesso a uma loja ou galeria de arte exclusiva", completa a gerente da Goya by Copastur, Renata Garcia.
Neve nos hemisférios
Destinos de inverno seguem com as vendas aquecidas no segmento de luxo. Polotto citou Aspen, nos Estados Unidos, e Courchevel, Megève e Val Thorens, na Europa. "Tenho cliente que, em janeiro, foi para Courchevel, na França, e já cotando para viajar em julho para o Chile. Além do Chile, quem estava indo para Suíça e França para destinos de neve, agora está buscando Estados Unidos", afirmou Raquel.Explorando África e Ásia
Para além dos clássicos, os entrevistados apontaram para uma crescente busca por destinos nos continentes africanos e asiáticos. Na África, Raquel citou Egito, Marrocos e Seychelles. Na Ásia, Maurice Padovani, sócio-diretor da Primetour, citou Índia e Japão; enquanto Renata Yano, diretora de Atendimento na Teresa Perez, citou Israel.Experiências memoráveis
Países não tão populares para o viajante brasileiro também acabam sendo palco para experiências únicas, como dormir no deserto do Marrocos. E estas experiências são o que os consumidores estão buscando quando se trata de luxo. "Expedição no Everest, cruzeiros para os polos e visitação de gorilas" são alguns dos exemplos dados por Virginia."Os viajantes estão procurando experiências profundas, mais especiais, diferentes e inusitadas. Estão propensos a investir mais e a entender o valor das experiências, que custam mais, mas também agregam mais valor e mais memórias. Viajantes de luxo estão dispostos a viver o inusitado, o remoto, o autêntico, em destinos como Antártica, Ártico, Islândia, Ruanda. Assim como experiências mais exclusivas, como um iate ou uma vila. Estão dispostos a pagar mais por uma experiência única", explicou a diretora de Produtos do TTW Group.
Padovani, ao citar produtos em alta, foi na mesma linha: "Os desertos, geleiras, montanhas e destinos remotos, com suas opções menos convencionais de hotéis, estão em alta. Que tal uma casa na árvore na Suécia para ver a Aurora Boreal? Ou um glamping de luxo no deserto da Arábia Saudita?" Mas Roberta Bittencourt, da Bittale Travel IC Primetour, também lembra que destinos exóticos que podem gerar grandes experiências também estão presentes em países mais comuns entre os viajantes. "Deserto do Atacama, no Chile, Ilhas Galápagos, no Equador, e Yosemite, nos Estados Unidos, têm se tornado cada vez mais populares", afirma.
Sofisticação nos rios e mares
Dentre essas novas experiências, os cruzeiros de luxo, os navios de expedição e os iates parecem ter ganhado notoriedade entre os viajantes brasileiros. Ernesto Polotto comentou que "ao indicar viagens em navios fluviais e marítimos ou destinos que o cliente nunca havia considerado, recebi mais atenção. A Antártida e seus pinguins, O Mar do Norte e Groenlândia com seus ursos polares, lugares extremos, tudo pode ser considerado".Tuca Ratto e Fernanda Helou, agentes da Travel Hunter, também citaram a demanda crescente pelo produto, que se alia a um desejo de desconexão em meio a natureza. "Notamos bastante procura por experiências de navios de expedições e cruzeiros fluviais pequenos, onde o cliente pode ter uma experiência mais genuína e com menos turistas. Destinos de desconexão no meio da natureza também tem sido muito frequente na procura dos viajantes", explicaram.
COMPORTAMENTO DO VIAJANTE
Viajar é prioridade
Viajar está ganhando cada vez mais valor e apreço pelos consumidores com maior poder aquisitivo, sendo item preferido quando comparado a outros bens de consumo. "Há uma crescente no número de pessoas que estão aproveitando mais seu tempo para viajar e curtir a vida. Que estão deixando de comprar uma casa na praia ou uma obra de arte para poder viajar", explicou Raquel. E estas viagens estão sendo palco de celebrações e novas memórias em família."Viagens em família, multigeracionais, celebrações de aniversário. Tudo virou razão para celebrar e a viagem sempre é a melhor celebração. Não adianta ter riqueza financeira acumulada, o importante é ter memórias guardadas. Então, o viajante está disposto a investir nestas experiências e memórias", explicou Virginia Gutierre. Renata Yano, da Teresa Perez, adiciona: "O interesse tem sido bem diverso, mas temos percebido que boa parte das pessoas está interessada em realizar viagens com significado, leveza e experiências marcantes, independente do destino. É como se os clientes quisessem aproveitar a vida e os momentos em família com mais intensidade do que antes".
"Entusiasmo é a sensação de que o viajante transmite a cada nova solicitação e os pedidos para relaxar tem sido o motivo de viagem mais frequente. O cliente de alto padrão está procurando desconectar para reconectar, dedicar tempo genuíno e de qualidade para seus amores, amigos e família, fortalecendo laços e criando memórias", conclui Renata Garcia.
Diferentes estilos
Dentro do universo das viagens, Virginia identificou dois movimentos "diferentes, porém igualmente interessantes". A executiva do TTW Group identificou que há "viajantes buscando o slow travel, com a intenção de ficar mais tempo em um único lugar para conhecer de forma mais aprofundada, autêntica e detalhada aquele destino. Enquanto há outro grupo de viajantes que preferem viagenscurtas, mas mais frequentes, aproveitando pequenas oportunidades e período para viajar, porque a pessoa administra o trabalho e viagens de forma muito mais dinâmica".
Buscando excelência
Maurice Padovani sintetizou os principais pontos de atenção para os players do segmento: "Agilidade, serviço, customização e expertise – por parte da agência, sempre foram pontos importantes para o viajante de luxo. Contudo, pós-pandemia, as expectativas foramexponenciadas. Mais do que nunca, o cliente busca excelência a cada contato: Pré, durante e pós-viagem"
Confira a visão dos demais profissionais:
AGILIDADE
Renata Yano, Teresa Perez: "Os clientes demandam muito mais agilidade na resposta e estão mais informados do que anteriormente e nos procuram em busca de segurança e valorizando cada vez mais uma consultoria personalizada. O mesmo fenômeno acontece com as agências parceiras: elas procuram empresas sólidas e com experiência, pois esse respaldo no mercado faz a diferença".SERVIÇO
Renata Garcia, Goya by Copastur: "Os viajantes se tornaram ainda mais imediatistas, estar à disposição e ter disposição em servir é uma condição sine qua non que precisamos atender e se adequar ao novo perfil de consumo. Embora os viajantes prefiram utilizar a tecnologia, em muitos casos, as agências que contam com um atendimento humanizado, como a Goya, conseguem sair na frente".CUSTOMIZAÇÃO
Roberta Bittencourt, Bittale Travel: "O Turismo de luxo é um setor altamente adaptável e inovador e muitos provedores de serviços de luxo estão se esforçando para atender às necessidades dos viajantes em um ambiente em constante mudança. Os clientes de luxo estão sempre em busca de experiências únicas e exclusivas que os diferenciam dos demais viajantes. Eles valorizam a privacidade, o conforto e a atenção aos detalhes em todos os aspectos de sua viagem, desde a acomodação até as atividades e experiências oferecidas".EXPERTISE
Raquel Mallorquin, Arosa Travel: "Antes, o viajante de luxo queria só viajar, comprar aéreo e hotel, e agora querem mais. Buscam também conselhos e consultoria sobre seguro-viagem, restaurante e experiências. E nós incentivamos muito também estas adições, porque os famtrips nos ajudam a conhecer experiências culinárias, por exemplo, e os viajantes querem fazer o mesmo".AGENTE DE VIAGENS MAIS VALORIZADO
Ernesto Polotto, PWE Roteiros Exclusivos: "A principal mudança no meu trabalho é sem dúvida a valorização do profissional agente de viagens. Sinto que o elo entre o agente e seu clienteficou mais sólido. Muitos clientes que antes viam o agente de viagens apenas como um prestador de serviço hoje querem uma pessoa de extrema confiança. Uma pessoa de confiança que esteja disponível a qualquer hora do dia e da noite e que entenda e transforme todas as vontades e expectativas dela na próxima viagem dos sonhos".
SEGURANÇA
Tuca Ratto e Fernanda Helou, Travel Hunter: "Mudou a forma como o cliente lida com a agência. Hoje temos sentido que os clientes nos procuram com a ideia de ter uma segurançana viagem como um todo, eles valorizam o trabalho de consultoria pré-venda e entendem que a compra com a agência tem o seu valor. Além disso, temos feito o atendimento ajudando o cliente desde a escolha do destino baseada no perfil e preferências de cada um, fazendo a curadoria de locais que possam interessá-los, todas as reservas de hotéis, aéreos, transfers, restaurantes, programações e afins, pois o cliente hoje em dia quer fechar tudo com a agência, antes sentíamos
que algumas coisas eram conosco e outras por conta, hoje eles enxergam que com os benefícios e acordos que temos vale a pena fazer tudo sempre com a agência. O viajante valoriza e entende que necessita de uma agência para ter a tranquilidade de ter uma viagem segura e com suporte 24 horas para ajudá-los no que precisarem durante suas tão sonhadas férias. É um momento de relaxar e não ter preocupação, por isso o suporte é tão necessário".
Essa reportagem é parte integrante da Revista PANROTAS, assim como outras matérias especiais de luxo. A edição impressa irá circular durante a ILTM Latin America, na Bienal do Ibirapuera.