Quais são os novos rumos do luxo sustentável no Turismo?
O tema foi debatido durante o evento France Excellence, no hotel Rosewood São Paulo
A segunda edição do France Excellence, que acontece de forma híbrida no hotel Rosewood São Paulo e on-line, trouxe a debate, entre outros temas, os novos rumos do luxo sustentável.
Para o proprietário do hotel The Brando, Richard Bailey, a experiência hoteleira de luxo deve estar diretamente ligada à sustentabilidade. "O Turismo não é um produto que tiramos da prateleira e compramos. É, sim, uma ideia, que é vivida antes e depois de uma viagem. Por isso, os hotéis têm a responsabilidade pela ideia que vão deixar nos turistas e devem preservar o ambiente no qual estão inseridos. Há destinos em que o Turismo é a principal atividade econômica e dependem de sua biodiversidade para sobreviver. Se perderem isso, perdem tudo", destacou Bailey, lembrando que os agentes de viagens devem ser o principal canal de divulgação do desenvolvimento sustentável do Turismo.
De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Ambiental do Grupo LVMH – Moët Henessy Louis Vouitton, Hélène Valade, a biodiversidade é crucial para o luxo e as embalagens utilizadas precisam ser repensadas. "A pegada ambiental dessas embalagens deve mudar. É possível desenvolver objetos desejáveis com embalagens reutilizáveis. Antes o mercado de luxo era dominado pela ideia do designer e nada mais importava. Hoje importam muito os recursos com os quais os produtos são feitos e de onde vieram. Agora falamos dos recursos disponíveis e criamos a partir deles", destaca Hélène.