Facebook lança pesquisa inédita sobre Viagens; acesse
O Facebook no Brasil, por meio do Facebook IG (divisão de insights do Facebook) encomendou uma pesquisa sobre a jornada do viajante no Brasil
Para entender como é a jornada do viajante brasileiro do planejamento à compra da viagem, e até suas expectativas após essa etapa, o Facebook no Brasil, por meio do Facebook IG (divisão de insights do Facebook) encomendou uma pesquisa, feita em parceria com a Accenture Interactive com 1.003 pessoas que tiveram alguma experiência ligada a viagem nos últimos três meses.
Com um índice de conectividade via smartphones entre os mais altos do mundo (média de nove horas conectados no mundo), o brasileiro usa o mundo on-line para descobrir produtos (76%) e comprar viagens (80%), segundo dados da pesquisa. O digital e o mobile estão consolidados no processo de escolha de viagens dos brasileiros. Mas 83% dos pesquisados ouvem as recomendações de amigos e familiares na hora de decidir.
Parte da pesquisa está sendo divulgada em primeira mão pelo Portal PANROTAS, por meio de um encarte na revista PANROTAS 1.350, já em circulação. Clique aqui para acessar.
Para ver a pesquisa completa, incluindo os resultados para a compra de acomodações e para a compra de experiências em viagens, acesse fb.me/jornada_viagens. A pesquisa também mostra o papel do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger na jornada de compra de viagens. Acesse fb.me/jornada_viagens.
Para acessar a pesquisa sobre como os millennials brasileiros compram viagens a lazer, acesse fb.me/millennials_viagens.
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ENTREVISTA FACEBOOK
A gerente de Negócios do Facebook no Brasil, Gabriela Comazzetto, falou ao Portal PANROTAS sobre a pesquisa e o olhar da empresa para a indústria de Viagens e Turismo.
PORTAL PANROTAS — Sobre a pesquisa realizada sobre a jornada da compra de viagem, quais foram os highlights que o Facebook detectou?
GABRIELA COMAZZETTO — Seja na decisão do roteiro ou até mesmo nas eventuais dúvidas pós-compra, o ambiente on-line é fundamental, o que coloca as plataformas digitais como um importante meio para a jornada do consumidor. Vimos, por exemplo, que 83% dos brasileiros são influenciados por recomendações de amigos e familiares durante a decisão sobre qual opção de voo reservar. Para a hospedagem, esse índice sobe para 88%, e para o destino é maior ainda: 92% das pessoas são influenciados por recomendações de amigos e familiares na hora de decidir para onde ir nas próximas férias. Essa jornada mudou bastante e o papel das redes sociais tem se tornado cada vez mais importante em todo o processo.
PP — Alguma surpresa?
GABRIELA — A pesquisa nos mostrou como as pessoas querem que a tecnologia as ajude no processo de organizar as férias. Hoje, 73% dos viajantes de 18 a 34 anos afirmam ter interesse em usar a realidade aumentada (AR) ou a realidade virtual (VR) para explorar produtos antes de comprá-los, e os principais motivos para isso é ter mais informações e aprender mais sobre o próximo destino da viagem.
PP — Qual a importância de Viagens e Turismo nas marcas Facebook, tanto em busca quanto em compra? Há uma rede social mais usada por viajantes?
GABREIELA — O estudo nos mostrou que os aplicativos e serviços da família Facebook são os principais canais de descoberta para 51% de todos os viajantes que participaram da pesquisa. Tanto o Facebook, quanto o Instagram ou os aplicativos de mensageria fazem parte de todo o processo da viagem, de maneiras diferentes para cada pessoa. E quando a viagem acaba, 71% dos entrevistados dizem que estão propensos a compartilhar as suas experiências nas plataformas sociais – que se tornou um modo de inspirar amigos e familiares.
Neste cenário, o Facebook e sua família de aplicativos são uma solução completa para as empresas que querem se conectar com os consumidores, uma vez que a experiência social com outras pessoas auxilia na influência para a tomada de decisão.
PP — Como os profissionais da indústria podem trabalhar com as marcas do Facebook para venderem viagens e orientar seus investimentos e negócios?
GABRIELA — Sabemos como é importante para profissionais de Turismo não apenas encontrar as pessoas certas com as mensagens certas, mas também no momento ideal. O Facebook se mostra como o canal mais assertivo para esses anunciantes por conta das opções de formatos pensados especificadamente para o público. Os Anúncios Dinâmicos para Viagens, por exemplo, têm ajudado empresas do setor a explorar campanhas específicas para cada perfil de viajante, com base na disponibilidade das companhias aéreas, localização geográfica e cronograma do consumidor. O formato impacta pessoas que estejam planejando uma viagem, com destino escolhido, mas ainda não efetuaram a compra do bilhete aéreo.
Fonte: Facebook IQ - estudo "Entendendo a jornada de compras do consumidor de viagens de lazer (https://www.facebook.com/business/news/insights/understanding-the-journey-of-the-connected-consumer-in-leisure-travel)"