Karina Cedeño   |   15/05/2023 12:07
Atualizada em 15/05/2023 12:09

14 anos de Five Transportes: veja quem comanda a ascensão da empresa

Comandada pelos sócios-diretores Alex Trigo e Rogério De Nadai, a Five registra recordes de faturamento


PANROTAS / Filip Calixto
Os sócios-diretores da Five Transportes, Rogério De Nadai e Alex Trigo
Os sócios-diretores da Five Transportes, Rogério De Nadai e Alex Trigo
Um ano com recordes consecutivos de faturamento. Assim está sendo 2023 para a Five Transportes, que vive um novo momento de mercado e colhe resultados impulsionados pelos investimentos em tecnologia e treinamento de sua equipe.

A história da empresa começou em novembro de 2009. Os sócios-diretores Alex Trigo e Rogério De Nadai comandam a empresa localizada no bairro da Mooca (SP) com o pé no chão e foco na qualidade do serviço prestado, características que foram primordiais para fisgar clientes de peso. Já em seu ano de fundação, a Five ganhou sua primeira grande conta, um grande laboratório médico. “Depois passamos a atender a outras multinacionais e grandes agências de eventos do mercado, crescendo a cada dia que passava. Hoje estamos estabilizados e temos solidez no mercado”, destaca Alex.

De fato, a empresa oferece consultoria em logística de transporte em todo o Brasil e em mais de mil cidades ao redor do mundo, contando com frota própria e uma grande rede de parceiros - que são escolhidos a dedo, aliás. “Vemos que algumas empresas buscam o parceiro local com melhor preço, passam para o cliente e acabou. Nós, não. Vamos atrás de um parceiro com estrutura para atender, até porque estamos transportando vidas e temos que nos preocupar muito com a qualidade do serviço. Às vezes o cliente faz viagens longas, de madrugada, na chuva, então tomamos muito cuidado com o tipo de parceiro que irá atendê-lo, o tipo de veículo, se ele está com as manutenções preventivas, entre outros fatores”, conta Rogério.

CORPORATIVO E LAZER
A Five treina e capacita seus parceiros para serem uma extensão da Five, o que faz com que os clientes, mesmo que sejam transportados em diferentes regiões ao longo do trajeto, não sintam mudança no atendimento. A Five Transportes tem como foco o segmento corporativo (executivos que vão do aeroporto para o hotel, por exemplo) e demandas para eventos (incentivo, convenções de vendas, congressos, lançamento de produtos), atende também pessoas físicas e a parte de lazer, para city tours e outras demandas. Hoje o share da empresa se divide em 90% corporativo/eventos e 10% lazer.

E há muitos fatores levados em consideração para garantir a qualidade do serviço. “Analisamos todas as necessidades do cliente com muito cuidado antes de mandarmos uma cotação. Com base em nossa expertise, analisamos as malhas aéreas, as rotas e decidimos qual veículo melhor atende a necessidade, buscando assim economia e assertividade no atendimento”, conta Rogério.

TECNOLOGIA
A Five conta com um sistema altamente tecnológico, desenvolvido para a Five, por meio do qual acompanha todos os atendimentos. “Nosso sistema monitora todos os serviços horas antes do atendimento e certifica se o serviço está de acordo com o solicitado. O sistema Five auxilia nossa equipe a verificar se o motorista já está no local e, envia o feedback do atendimento em tempo real. Esse feedback pode ser via e-mail ou WhatsApp, conforme preferência do cliente, para o solicitante ou para quem o está aguardando no destino”, conta.

CASES DE SUCESSO
Todo esse planejamento já rendeu alguns cases de sucesso para a empresa, que também oferece carros blindados e com escolta armada. “Houve uma vez em que precisamos transportar repórteres para a cobrir a guerra no Haiti e conseguimos atendê-los com qualidade mesmo com todas as adversidades. Eles foram para locais de risco, então oferecemos toda a consultoria para transportá-los, brifando até onde eles poderiam ir ou não”, lembra Rogério.

Outro case foi o transporte da equipe de filmagem de um jogador famoso (que atualmente joga no Bayern de Munique) durante as filmagens do documentário sobre sua vida no continente africano. “O transporte de pessoas famosas, jogadores, celebridades, influencers, assim como pessoas com cargos importantes de uma empresa, exige qualidade e atenção, é um serviço mais exclusivo e deve ser discreto.

“A maior parte dos clientes da Five é composta por laboratórios médicos, empresas de tecnologia e segmento bancário. A empresa também atende diversas agências de viagens corporativas e oferece, entre outros tipos de veículos, carro, minivan, van (que podem ser blindados), micro-ônibus e ônibus”, conta Alex.


Novo momento de mercado
Ao longo dos anos, a Five Transportes costumava registrar crescimentos na faixa de 10% a 15%, mas com a chegada da pandemia, a demanda caiu 95%.

“Por sermos pé no chão, conseguimos nos manter com recursos próprios e entendíamos que, após a pandemia, o mercado iria voltar com tudo, então nos preparamos. Durante a pandemia a empresa se manteve ativa, com nossa equipe comercial em contato com os clientes, ao mesmo tempo em que investíamos em tecnologia, frota, capacitações e melhoria de processos”, contam Alex e Rogério.

“Estamos sempre de olho no mercado e um passo à frente dos acontecimentos. Fazemos as contratações antes de começar a vir a demanda, para que os novos funcionários estejam prontos para elas”, complementa.

“Nosso objetivo não é a ser a maior empresa de transportes, mas sim a mais próxima dos clientes”, complementa Rogério. Segundo ele, a Five hoje conta com 430 clientes ativos. Muitos deles, inclusive, são fidelizados. “Temos uma retenção boa de clientes e os que estão com a gente dificilmente saem. Prova disso são clientes que estão conosco há 13 anos, assim como outros clientes, que são nossos clientes há seis, oito anos. Nosso atendimento é muito focado”, conta Rogério.

Para este ano, a meta da Five Transportes é crescer mais de 50% em faturamento e a empresa focará em tecnologia e em sua ferramenta de reservas on-line, cujo objetivo é facilitar o processo de consulta de preços. Após preencher um campo com suas informações, os clientes conseguem fazer a cotação em menos de um minuto, lembrando que tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem usufruir da plataforma.


Solidez no mercado
“Somos uma empresa muito sólida, sempre fomos muito pé no chão ao longo desses quase 14 anos e nunca demos um passo maior que a perna. No que se refere aos nossos processos internos, investimos na capacitação da nossa equipe, com treinamentos periódicos, além da melhoria de processos, plantão 24 horas por dia, 365 dias do ano, visto que temos plantão dentro da Five”, conta Rogério.

“O atendimento global é outro diferencial da Five, pois ele oferece facilidade, praticidade e segurança, sendo um fator importante para o cliente na hora de fechar o serviço”, ressalta o executivo. O atendimento da Five se dá, muitas vezes, a partir de países diferentes por meio do Brasil. “Temos situações de clientes de um país da Europa entra em contato com a gente no Brasil pra fazer um serviço em outro país da América Latina”, exemplifica Rogério.


Com a palavra, os colaboradores
A Five Transportes conta com 45 funcionários em sua equipe e muitos deles contam que gostam do ambiente da empresa e da boa comunicação entre os times. Veja alguns depoimentos:

PANROTAS / Filip Calixto
Equipe da Five Transportes
Equipe da Five Transportes
“Tenho muita autonomia e confiança por parte dos meus líderes e gosto muito do ambiente de trabalho, que me oferece oportunidades de crescer e aprender.” (Gabriel, gerente financeiro)

“Gosto muito da empresa e os desafios me motivam. Também há uma receptividade muito grande por parte do Alex e do Rogério.” (Éder, gestor de frotas).

“A Five é uma empresa muito humana, que valoriza seus funcionários e oferece excelência no atendimento.” (Gisela, gerente comercial).

“O trabalho em equipe tem uma boa sinergia na Five. Mesmo com os departamentos separados, há uma boa comunicação entre eles.” (Erika, consultora de eventos)

“A Five tem um ambiente descontraído, os processos são muito claros, há boa comunicação entre os diretores e os funcionários, que são muito valorizados.” (Cayo, coordenador comercial).

“Na Five temos fácil acesso aos diretores e somos uma equipe unida. Temos espaço para dar nossa opinião aqui dentro.” (Fabiola, consultora de eventos).

“Na Five temos uma boa comunicação com clientes, fornecedores e equipe.” (Daniel, consultor de eventos).

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