Uber terá viagens grátis para locais que promovem a cultura negra
A Uber oferecerá viagens gratuitas para espaços que são tradicionalmente de memória história negra
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, a Uber oferecerá viagens gratuitas para espaços que são tradicionalmente de memória e resistência da história negra das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
A promoção começa a valer amanhã (19) e dura até 26 de novembro para um dos locais indicados pela empresa. A curadoria dos espaços foi feita pela DiásporaBlack, uma startup de Turismo que busca promover o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra.
"A memória e a cultura negra sempre foram invisibilizadas ou apagadas das cidades. Por muitos anos, estes espaços, seus elementos e referências foram perseguidos e estigmatizados - muitos, ainda hoje são alvo de ataques, como casas de matriz africana, estátuas e monumentos", afirma um dos co-fundadores da DiásporaBlack, Antonio Pita. "Com esta ação, podemos ressignificar a importância destes espaços. Dar visibilidade à memória de resistência e ancestralidade presente nesses espaços, ajuda a construir novas referências e representatividade positiva sobre a população negra e sua contribuição para a cultura brasileira. Com essa iniciativa, mais pessoas podem conhecer uma parte da história de toda sociedade brasileira", completa.
Para ter acesso à promoção, o usuário deve inserir o código CULTURAEMMOVIMENTO no app antes de solicitar a viagem. O limite é de uma viagem por pessoa - com desconto de até R$ 20 em cada uma. A lista completa dos locais estará disponível a partir de sábado (19) no Instagram: uber_br.
O conteúdo é uma continuação da campanha promovida pela empresa em 2021, que convidou usuários e motoristas para serem aliados no combate ao racismo, como parte de um compromisso global assumido pela Uber em 2020.
As iniciativas incluem metas internas, como aumentar o número de funcionários negros (inclusive em cargos de liderança) e também externas, como a revisão dos processos de respostas às denúncias de racismo e a disseminação de conteúdo educativo para usuários e motoristas parceiros.
A Uber trabalhou em parceria com advogadas e participantes da organização deFEMde para revisar o processo de atendimento a denúncias de racismo e LGBTQIA+fobia da plataforma no Brasil. O objetivo é ter uma clara identificação dos casos e um melhor acolhimento do relato da vítima. O mesmo processo já havia sido feito em 2019 com foco em denúncias de assédio ou violência contra a mulher.
A promoção começa a valer amanhã (19) e dura até 26 de novembro para um dos locais indicados pela empresa. A curadoria dos espaços foi feita pela DiásporaBlack, uma startup de Turismo que busca promover o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra.
"A memória e a cultura negra sempre foram invisibilizadas ou apagadas das cidades. Por muitos anos, estes espaços, seus elementos e referências foram perseguidos e estigmatizados - muitos, ainda hoje são alvo de ataques, como casas de matriz africana, estátuas e monumentos", afirma um dos co-fundadores da DiásporaBlack, Antonio Pita. "Com esta ação, podemos ressignificar a importância destes espaços. Dar visibilidade à memória de resistência e ancestralidade presente nesses espaços, ajuda a construir novas referências e representatividade positiva sobre a população negra e sua contribuição para a cultura brasileira. Com essa iniciativa, mais pessoas podem conhecer uma parte da história de toda sociedade brasileira", completa.
Para ter acesso à promoção, o usuário deve inserir o código CULTURAEMMOVIMENTO no app antes de solicitar a viagem. O limite é de uma viagem por pessoa - com desconto de até R$ 20 em cada uma. A lista completa dos locais estará disponível a partir de sábado (19) no Instagram: uber_br.
CAMPANHA EDUCATIVA
Durante o mês de novembro, a empresa também está promovendo conteúdo educativo antirracista dentro do app e nas redes sociais. O objetivo é reforçar o código de conduta e comportamentos que não são tolerados na plataforma.O conteúdo é uma continuação da campanha promovida pela empresa em 2021, que convidou usuários e motoristas para serem aliados no combate ao racismo, como parte de um compromisso global assumido pela Uber em 2020.
As iniciativas incluem metas internas, como aumentar o número de funcionários negros (inclusive em cargos de liderança) e também externas, como a revisão dos processos de respostas às denúncias de racismo e a disseminação de conteúdo educativo para usuários e motoristas parceiros.
A Uber trabalhou em parceria com advogadas e participantes da organização deFEMde para revisar o processo de atendimento a denúncias de racismo e LGBTQIA+fobia da plataforma no Brasil. O objetivo é ter uma clara identificação dos casos e um melhor acolhimento do relato da vítima. O mesmo processo já havia sido feito em 2019 com foco em denúncias de assédio ou violência contra a mulher.