Como o Google usa IA; e como as startups de Turismo deveriam usar
Uso da tecnologia está apenas começando mas promete modificar radicalmente a indústria
FORT LAUDERDALE, FLÓRIDA – Susie Vowinkel, diretora global de Viagens do Google, foi uma das muitas participações de executivos na Phocuswright Conference a abordar o tema do momento: o uso da inteligência artificial nessa indústria. O Google é uma das empresas líderes em desenvolvimento de ferramentas de IA, com seu Bard, entre outras, e tem investido cada vez mais no setor de Turismo.
“Somos uma empresa que prioriza a inteligência artificial e essa é uma das tecnologias mais profundas em que estamos trabalhando hoje”, disse Vowinkel. “Estamos pensando em como usá-lo de forma bastante ampla, mas estamos sendo responsáveis sobre como usá-la a longo prazo”.
A maioria dos participantes foi unânime em reconhecer que o uso de IA está apenas começando, não apenas no Turismo, e que veio para ficar. Alguns falam que a revolução pode ser tão grande ou ainda maior que o surgimento da internet. Os cuidados e desafios vêm na mesma proporção.
Regulação de governos, segurança de dados, limites éticos, direitos autorais, uso para fraudes e fake news são apenas algumas das questões com as quais teremos de lidar. Além de saber usar a IA a favor da melhoria de serviços, do conhecimento, da automação, da eliminação de burocracias e barreiras de comunicação ou processos complicados.
"É uma grande oportunidade para descobrir onde a máquina pode realmente desempenhar um papel... Temos que torná-la útil para os viajantes”, disse a diretora do Google na Phocuswright Conference.
A inteligência artificial generativa (GenAI) do Google, a Bard, pode, por exemplo, responder a um pedido de viagem percorrendo várias plataformas do Google, como pesquisa de hotéis, voos, mapas, Gmail etc., para oferecer informações apropriadas aos pedidos dos viajantes. “O Bard pode em seguida exportar essas informações por meio de planilhas... As extensões são uma das maneiras pelas quais estamos pensando em como a IA se integrará à pesquisa."
"Precisamos começar a usar essas ferramentas nós mesmos para ver como elas respondem - realmente usá-las para planejar uma viagem. [Se você fizer isso], verá que ainda existem algumas deficiências; a IA não vai mudar da noite para o dia", afirmou ela. Mas usar, testar e não ter medo da tecnologia são os primeiros passos que a indústria precisa tomar.
"Fala-se muito sobre a IA planejar completamente uma viagem para você. Mas temos que ser realistas com o que temos hoje. Na verdade, agora estamos vendo pessoas fazendo mais pesquisas [sobre viagens] [junto com a IA]. Então "Queremos que este processo seja o mais simples possível."
Sobre confiança na ferramenta e nas informações, ela disse que se trata de algo “extremamente importante para o Google e será fundamental para continuar a inovar”. “Colaboramos com diversas organizações para encontrar uma maneira de fazer isso juntos de forma responsável. Continuaremos ousados, mas não às custas da responsabilidade." Privacidade e segurança são prioridades antes de avançar aos próximos passos no uso da IA.
Dicas para startups
Além do Google, a Phocuswright ouviu especialistas da Rappi Travel, JetBlue Ventures, Highgate, entre outras companhias, para preparar dicas para as empresas de Turismo que desejam atrair investidores em projetos envolvendo IA.
Confira a seguir:
1. Comunique como um problema é resolvido
Segundo Amy Burr, presidente da JetBlue Ventures, não se trata de focar na IA em si, mas no desafio que uma inovação enfrenta. "Como fundador que entra em um mercado lotado, você precisa ter certeza de que consegue comunicar claramente como e por que sua empresa está usando IA para resolver o problema que seu setor enfrenta. Embora possa ser tentador fazer referência ao uso de IA no lançamento, os investidores provavelmente irão se comprometer com uma empresa que entende o valor ou benefício que a IA representa no seu negócio."
2. Demonstre a sua capacidade de inovar num ambiente de rápidas mudanças
Embora os princípios básicos de investimento sejam os mesmos, as startups têm de demonstrar que podem operar em um ambiente de rápida mudança e demonstrar que podem inovar rapidamente. Kurien Jacob, CEO e sócio da empresa de investimento e gestão hoteleira Highgate, explica: "Do ponto de vista financeiro, nada mudou para os investidores racionais. Os fundamentos permanecem os mesmos: uma grande equipe capaz de executar, uma adequação comprovada do produto ao mercado, um mercado considerável e utilizável, uma estratégia clara de entrada no mercado e a capacidade de atrair futuras rodadas de investimento. Também é importante saber se a empresa pode inovar em um ambiente em rápida mudança ou pivotar em caso de ameaças competitivas ou externo."
Guido Becher, head global de viagens da Rappi, empresa de tecnologia que conecta startups com investidores, acrescenta: “A evolução desta nova tecnologia generativa de IA e as possibilidades que ela abre são incríveis. Mas lembre-se sempre de agregar valor real e ser flexível para evoluir rápido o suficiente para não ser engolido pela evolução natural da tecnologia."
3. Demonstre sua relevância a longo prazo
Com a IA a evoluir a um ritmo tão rápido, as empresas precisam convencer os investidores de que serão tão relevantes no futuro a longo prazo como o são no curto prazo. Como explica Jacob: "Um histórico estabelecido de uso de IA não é importante ao investir em uma empresa. No entanto, os fundadores que têm visão, foco e motivação para usar IA no futuro para melhorar a eficiência ou produtividade, reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente ou aumentar a receita ou os lucros, tanto interna quanto externamente, terão uma pontuação mais alta quando avaliados. No lado oposto, usar a terminologia da IA como posicionamento para aproveitar a onda atual da IA, sem ter quaisquer capacidades atuais ou futuras, será a maneira mais rápida de não ser considerado pelos investidores mais experientes."
4. Seja essencial, não apenas um luxo
Com tecnologias em rápida mudança e orçamentos apertados, os investidores estão mais interessados em invenções que são e irão revelar-se essenciais e que, portanto, terão uma base de clientes mais ampla. Os luxos (ou supérfluos) não terão um apelo generalizado para os clientes, e o interesse dos investidores será limitado. As empresas deveriam se perguntar: do que a indústria de viagens não pode prescindir? Como afirma Mia Morriset, diretora da Inovia Capital: "Na corrida para atrair investimentos, as empresas de IA focadas na resolução de grandes problemas mensuráveis, como escassez de mão de obra, interrupções e otimização de operações, atrairão, sem dúvida, o maior interesse". Enfatize que a sua tecnologia é essencial, e não apenas um luxo, para enfrentar diretamente os desafios mais difíceis da indústria de viagens. Esta narrativa entusiasma os investidores.”
5. Seja o mais específico possível
Com a IA se tornando uma palavra da moda cada vez mais popular, não é mais interessante simplesmente “usar a IA para resolver um problema”. Diga às pessoas exatamente como você a está usando e por que o que você está fazendo é diferente de qualquer outra empresa de IA. Mike Coletta, diretor de pesquisa e inovação da Phocuswright, aconselha: "Seja muito específico sobre como você usa IA. Os investidores estão muito interessados em identificar implementações verdadeiramente únicas e evitar fumaça e espelhos, para que você possa demonstrar equilíbrio entre usaras melhores tecnologias e aproveitar a experiência interna da equipe em uma abordagem criteriosa."
A PANROTAS é media partner da Phocuswright Conference, com proteção GTA.