Elo expande pagamentos por aproximação para pedágios
Tecnologia NFC chega a mais de 50 praças em sete Estados, via cartão de débito ou crédito Elo ou celular
A Elo acaba de ampliar sua aceitação em pedágios com Ecorodovias e LAMSA para levar o pagamento por aproximação com a tecnologia NFC para mais de 50 praças em sete Estados, via cartão de débito ou crédito Elo ou celular. A companhia, que também está presente no transporte público e aquaviário, além de 14 milhões de estabelecimentos pelo País, registrou um aumento de 360% no volume de transações por aproximação no último ano, entre junho de 2020 e junho de 2021.
A novidade, já disponível na Ecorodovias e na LAMSA, é segura, prática e rápida, pensada para facilitar as viagens dos motoristas que passam pelas concessionárias. Ao aproximar o cartão ou celular do terminal de pagamento, localizado do lado externo das cabines de pedágio, o pagamento é liberado em poucos segundos.
A Ecorodovias administra dez concessionárias pelo Brasil, nos Estados Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em breve, passará a administrar também a BR-153, entre Goiás e Tocantins. Já a LAMSA administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro.
Presentes na região sudeste, ambas utilizam a solução tecnológica desenvolvida pela Fadami, empresa de software especialista em rodovias. Em São Paulo, o programa é utilizado pela Ecopista – concessionária das rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, Ecovias – concessionária das Rodovias dos Imigrantes, Anchieta, Cônego Domenico Rangoni, Padre Manoel da Nóbrega e nas interligações Planalto e Baixada. No Rio de Janeiro, a solução é utilizada pela LAMSA, administradora da Via Amarela.
“Estamos ampliando a tecnologia de pagamento por aproximação para novas praças de pedágio, proporcionando a nossos clientes uma ótima alternativa para reduzir o tempo nas filas e melhorar o fluxo do trânsito”, diz o diretor de Produtos e Inovação da Elo, Felipe Maffei.
Além da aceitação dos pagamentos sem contato físico em pedágios, a Elo também oferece a opção de compra de passagens por aproximação em transportes públicos de duas grandes metrópoles do País. Desde 2019, a companhia é aceita em ônibus da SPTrans que circulam pela cidade de São Paulo. A partir do último ano, a Elo e o Metrô Rio possibilitaram pagamentos por aproximação nas passagens de ônibus do Metrô na Superfície (MNS), uma extensão do metrô que trafega por meio das linhas de ônibus nas estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, com destino à Gávea.
Junto à Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí), a empresa também está presente em todos os ônibus de Jundiaí, interior de São Paulo, a primeira cidade na América Latina a oferecer pagamento por aproximação em 100% da frota viária. A Elo também está no transporte aquaviário do Rio de Janeiro, junto à CCR Barcas, que conta com 19 embarcações para operação de seis linhas em cinco estações e três pontos de atracação.
A novidade, já disponível na Ecorodovias e na LAMSA, é segura, prática e rápida, pensada para facilitar as viagens dos motoristas que passam pelas concessionárias. Ao aproximar o cartão ou celular do terminal de pagamento, localizado do lado externo das cabines de pedágio, o pagamento é liberado em poucos segundos.
A Ecorodovias administra dez concessionárias pelo Brasil, nos Estados Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em breve, passará a administrar também a BR-153, entre Goiás e Tocantins. Já a LAMSA administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro.
Presentes na região sudeste, ambas utilizam a solução tecnológica desenvolvida pela Fadami, empresa de software especialista em rodovias. Em São Paulo, o programa é utilizado pela Ecopista – concessionária das rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, Ecovias – concessionária das Rodovias dos Imigrantes, Anchieta, Cônego Domenico Rangoni, Padre Manoel da Nóbrega e nas interligações Planalto e Baixada. No Rio de Janeiro, a solução é utilizada pela LAMSA, administradora da Via Amarela.
“Estamos ampliando a tecnologia de pagamento por aproximação para novas praças de pedágio, proporcionando a nossos clientes uma ótima alternativa para reduzir o tempo nas filas e melhorar o fluxo do trânsito”, diz o diretor de Produtos e Inovação da Elo, Felipe Maffei.
Além da aceitação dos pagamentos sem contato físico em pedágios, a Elo também oferece a opção de compra de passagens por aproximação em transportes públicos de duas grandes metrópoles do País. Desde 2019, a companhia é aceita em ônibus da SPTrans que circulam pela cidade de São Paulo. A partir do último ano, a Elo e o Metrô Rio possibilitaram pagamentos por aproximação nas passagens de ônibus do Metrô na Superfície (MNS), uma extensão do metrô que trafega por meio das linhas de ônibus nas estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, com destino à Gávea.
Junto à Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí), a empresa também está presente em todos os ônibus de Jundiaí, interior de São Paulo, a primeira cidade na América Latina a oferecer pagamento por aproximação em 100% da frota viária. A Elo também está no transporte aquaviário do Rio de Janeiro, junto à CCR Barcas, que conta com 19 embarcações para operação de seis linhas em cinco estações e três pontos de atracação.