Travel techs devem equilibrar perdas no setor de Turismo
Veja as 12 travel techs e mobility techs que tiveram destaque em 2020 e devem incrementar em 2021
O mercado de Turismo no Brasil foi um dos que mais sofreu com a pandemia de covid-19. No entanto, a aceleração dos hábitos digitais em consumidores de todos os segmentos e a criação de campanhas atraentes no setor evitaram que as perdas das empresas fossem ainda maiores.
As travel techs (empresas de tecnologia e Turismo), por exemplo, tiveram um bom desempenho no ano passado e devem ter uma atuação forte também em 2021, ajudando consideravelmente a puxar os números do mercado novamente para cima.
Neste cenário, veja as 12 travel techs e mobility techs que tiveram destaque em 2020 e devem incrementar ainda mais a performance em 2021:
HURB
Foi uma das poucas empresas do setor que aceleraram em 2020. Chegaram a ofertar pacotes para Nova York e Tóquio, com passagem aérea de ida e volta e hospedagem por menos de R$ 3 mil reais. A meta da companhia é se tornar uma empresa global e, para isso, investe em tecnologia, big data e algoritmos de inteligência artificial.
MAX MILHAS
Embora tenha perdido a liderança do setor para 123Milhas, a empresa mineira deve recuperar forte em 2021. A companhia já anunciou que vai atacar outros segmentos, como venda de pacotes e hotéis, prometendo ser uma das principais OTAs em 2021, já que conta com tecnologia de ponta e uma base de usuários extensa.
123 MILHAS
A empresa saiu na frente na corrida contra a MaxMilhas, em 2020 colocou hotel, pacotes de viagens, seguros e carro na plataforma, virando uma OTA completa. A grande novidade é o lançamento da loja física, a 123Milhas em modelo de franquia, o que deve escalar o seu crescimento em 2021.
INSTAVIAGEM
A proposta é oferecer viagens personalizadas por meio de um modelo híbrido que mistura tecnologia e especialistas. Com isso, a empresa captou ano passado um investimento da gestora de venture capital DOMO Invest. A startup ainda tem uma opção em que o cliente cria um “destino surpresa”, com algumas variáveis, como tempo de viagem, destino (nacional ou internacional), tipo de hospedagem (resort, albergue, hotel etc.) e modal (ônibus, carro ou aéreo), fornecidas pelo usuário.
ZARPO
Com sete milhões de clientes, a empresa tem uma proposta nichada, com forte curadoria de hotéis. Para ter acesso a qualquer preço é preciso estar logado, o que confere uma vantagem interessante à plataforma, pois assim ela consegue burlar as regras de paridade exigidas pelos hotéis, a partir do momento que oferece preço exclusivo para os “membros”. Além disso, ao focar em menos conteúdo que as outras OTAs, ela pode ter um poder de barganha maior, que é revertido em mais descontos. No mês de novembro de 2020, a Zarpo registrou vendas recordes, se beneficiando do comportamento dos novos viajantes em época de pandemia, que com as fronteiras internacionais fechadas optam por viagens mais curtas.
ONFLY
A startup vem crescendo e em 2020 faturou R$ 8 milhões com a sua proposta de realizar a gestão de viagens no Brasil, focando em clientes corporativos. Além disso, captou o investimento do Grupo Cedro Capital no início de 2021. A empresa busca democratizar uma tecnologia que antes era exclusiva para poucas empresas, permitindo reservas de viagens, ao fluxo de reembolso de despesas, digitalizando toda jornada do viajante, eliminando trocas de e-mails e papéis, entregando gestão e dados para o travel manager tomar decisões e garantindo segurança aos acionistas das empresas, com redução de fraudes e transparência.
BANK3
A Bank3 é uma fintech focada em travel, com solução de cartão de crédito virtual (VCN), que ainda dá cashback. Trata-se de uma convergência entre serviços financeiros e serviços turísticos.
LET’S BOOK/PMWEB
A Pmweb com a solução Let’s book oferece tecnologia para os hotéis dependerem menos dos intermediários e OTAs. Trata-se de uma ferramenta de reserva para os hotéis e uma solução de CRM para ajudá-los a se relacionar com clientes depois do checkout e, assim, aumentarem a recorrência dos hóspedes.
ASKSUITE
A empresa criou um chatbot para ser inserido no site dos hotéis, onde o usuário consegue fazer uma cotação e reserva de quarto em alguns segundos diretamente pelo chat. Além de permitir que o hotel aumente a conversão dos visitantes em hóspedes, elimina boa parte da necessidade da área de “vendas” dos hotéis.
VOA HOTÉIS
A proposta da startup é entregar uma marca para os hotéis independentes, com um modelo padronizado de gestão e uma gama de softwares sem custo para que o pequeno hotel consiga ter mais hóspedes e maior rentabilidade. No Brasil, a hotelaria independente representa 87,9% do mercado, portanto, um terreno fértil para modelos como o da Voa Hotéis.
FLAPPER
Sediada em Belo Horizonte (MG), mas com escritórios em várias cidades da América Latina, a startup tem a proposta de transformar a mobilidade aérea com uma solução “boutique” e com um preço mais acessível. Em 2020, a empresa captou R$ 2,5 milhões com equity crowdfunding para acelerar seu crescimento nos próximos cinco anos.
FLY ADAM
Lançada no começo de 2020, a empresa possui uma plataforma de mobilidade aérea que permite o fretamento de uma aeronave em qualquer lugar do Brasil e do exterior a partir do próprio celular ou computador, sem ter que fazer cotações em empresas diferentes.
As travel techs (empresas de tecnologia e Turismo), por exemplo, tiveram um bom desempenho no ano passado e devem ter uma atuação forte também em 2021, ajudando consideravelmente a puxar os números do mercado novamente para cima.
Neste cenário, veja as 12 travel techs e mobility techs que tiveram destaque em 2020 e devem incrementar ainda mais a performance em 2021:
HURB
Foi uma das poucas empresas do setor que aceleraram em 2020. Chegaram a ofertar pacotes para Nova York e Tóquio, com passagem aérea de ida e volta e hospedagem por menos de R$ 3 mil reais. A meta da companhia é se tornar uma empresa global e, para isso, investe em tecnologia, big data e algoritmos de inteligência artificial.
MAX MILHAS
Embora tenha perdido a liderança do setor para 123Milhas, a empresa mineira deve recuperar forte em 2021. A companhia já anunciou que vai atacar outros segmentos, como venda de pacotes e hotéis, prometendo ser uma das principais OTAs em 2021, já que conta com tecnologia de ponta e uma base de usuários extensa.
123 MILHAS
A empresa saiu na frente na corrida contra a MaxMilhas, em 2020 colocou hotel, pacotes de viagens, seguros e carro na plataforma, virando uma OTA completa. A grande novidade é o lançamento da loja física, a 123Milhas em modelo de franquia, o que deve escalar o seu crescimento em 2021.
INSTAVIAGEM
A proposta é oferecer viagens personalizadas por meio de um modelo híbrido que mistura tecnologia e especialistas. Com isso, a empresa captou ano passado um investimento da gestora de venture capital DOMO Invest. A startup ainda tem uma opção em que o cliente cria um “destino surpresa”, com algumas variáveis, como tempo de viagem, destino (nacional ou internacional), tipo de hospedagem (resort, albergue, hotel etc.) e modal (ônibus, carro ou aéreo), fornecidas pelo usuário.
ZARPO
Com sete milhões de clientes, a empresa tem uma proposta nichada, com forte curadoria de hotéis. Para ter acesso a qualquer preço é preciso estar logado, o que confere uma vantagem interessante à plataforma, pois assim ela consegue burlar as regras de paridade exigidas pelos hotéis, a partir do momento que oferece preço exclusivo para os “membros”. Além disso, ao focar em menos conteúdo que as outras OTAs, ela pode ter um poder de barganha maior, que é revertido em mais descontos. No mês de novembro de 2020, a Zarpo registrou vendas recordes, se beneficiando do comportamento dos novos viajantes em época de pandemia, que com as fronteiras internacionais fechadas optam por viagens mais curtas.
ONFLY
A startup vem crescendo e em 2020 faturou R$ 8 milhões com a sua proposta de realizar a gestão de viagens no Brasil, focando em clientes corporativos. Além disso, captou o investimento do Grupo Cedro Capital no início de 2021. A empresa busca democratizar uma tecnologia que antes era exclusiva para poucas empresas, permitindo reservas de viagens, ao fluxo de reembolso de despesas, digitalizando toda jornada do viajante, eliminando trocas de e-mails e papéis, entregando gestão e dados para o travel manager tomar decisões e garantindo segurança aos acionistas das empresas, com redução de fraudes e transparência.
BANK3
A Bank3 é uma fintech focada em travel, com solução de cartão de crédito virtual (VCN), que ainda dá cashback. Trata-se de uma convergência entre serviços financeiros e serviços turísticos.
LET’S BOOK/PMWEB
A Pmweb com a solução Let’s book oferece tecnologia para os hotéis dependerem menos dos intermediários e OTAs. Trata-se de uma ferramenta de reserva para os hotéis e uma solução de CRM para ajudá-los a se relacionar com clientes depois do checkout e, assim, aumentarem a recorrência dos hóspedes.
ASKSUITE
A empresa criou um chatbot para ser inserido no site dos hotéis, onde o usuário consegue fazer uma cotação e reserva de quarto em alguns segundos diretamente pelo chat. Além de permitir que o hotel aumente a conversão dos visitantes em hóspedes, elimina boa parte da necessidade da área de “vendas” dos hotéis.
VOA HOTÉIS
A proposta da startup é entregar uma marca para os hotéis independentes, com um modelo padronizado de gestão e uma gama de softwares sem custo para que o pequeno hotel consiga ter mais hóspedes e maior rentabilidade. No Brasil, a hotelaria independente representa 87,9% do mercado, portanto, um terreno fértil para modelos como o da Voa Hotéis.
FLAPPER
Sediada em Belo Horizonte (MG), mas com escritórios em várias cidades da América Latina, a startup tem a proposta de transformar a mobilidade aérea com uma solução “boutique” e com um preço mais acessível. Em 2020, a empresa captou R$ 2,5 milhões com equity crowdfunding para acelerar seu crescimento nos próximos cinco anos.
FLY ADAM
Lançada no começo de 2020, a empresa possui uma plataforma de mobilidade aérea que permite o fretamento de uma aeronave em qualquer lugar do Brasil e do exterior a partir do próprio celular ou computador, sem ter que fazer cotações em empresas diferentes.