Quem influencia a indústria de Viagens e Turismo? Veja lista
Quem são os influenciadores digitais mais buscados e vistos pela indústria de Viagens e Turismo?
Ainda este mês publicaremos a segunda parte da pesquisa feita pela PANROTAS e a B4Tcomm sobre como o trade se relaciona com influenciadores digitais, especialmente por meio das redes sociais. A primeira parte foi publicada na edição 1.366 e trouxe o raio-X das repostas dos agentes de viagens. Na segunda parte focaremos em quem não se identificou como agente de viagens.
Do total de 1.258 respostas válidas, coletadas entre fevereiro e março de 2019, 431 (34,4% do total de respostas) não se identificaram como agentes ou operadores de viagens, correspondendo a pelo menos 65 diferentes ocupações, sendo as mais citadas os profissionais de marketing, publicidade e relações públicas (22,6%), hotelaria e outros meios de hospedagem (14,1%), companhias aéreas (7,8%), representação de destinos (6,7%) e organização de eventos (6,3%).
Dos 827 agentes de viagens, 66% atuam em agências tradicionais, 23% em operadoras, 7% em OTAs e 4% em consolidadoras. E 47% eram os donos das agências.
“Com a divulgação dessa segunda parte, o quadro de completará, e o trade poderá analisar como as redes sociais são usadas pela indústria e qual o papel dos influenciadores”, comenta o editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.
“Queremos, porém, adiantar alguns dados em primeira mão aqui no Portal PANROTAS. São dados inéditos, inclusive para a parte de respondentes que se identificaram como distribuidores de viagens. Confira a seguir quem são esses influenciadores mais vistos e utilizados pelo trade”, continua Andrade.
QUEM INFLUENCIA
Em meados de 2018, a Big Data Corp e a Pay Pal revelaram que existem cerca de 338 mil sites ligados a Turismo no Brasil, o que representa 1,61% do total de sites registrados aqui. Deste total, 94,49% são considerados pequenos sites, em função do reduzido número de acessos mensais (menos de dez mil). Os sites médios (com até 500 mil visitas mensais) são 3,86% do total e os grandes (mais de 500 mil acessos mensais) são apenas 1,65% do total – ainda assim estamos falando de algo em torno de 5.580 sites com mais de meio milhão de acessos mensais.“O principal resultado da pesquisa sobre influência em Turismo é que o uso exclusivo de um canal de comunicação, especialmente em termos digitais, revela-se equivocado”, diz Alberto Martins, diretor da B4Tcomm. “O plano de comunicação tem que ser realmente personalizado, e organizado para gerar interesse, engajamento, notícia, compartilhamento e consolidar a marca (produto ou serviço) na mente do consumidor e do intermediário. E o desafio é maior no Turismo, pois o tempo entre consumo da informação, registro na memória e resgate pode ser longo – chegando até a cinco anos depois da publicação original”.
Na prática, isso quer dizer que os conteúdos efêmeros do Instagram devem se ancorar em vídeos e textos “encontráveis” pelos buscadores tradicionais, e respaldados por comentários de profissionais cuja penetração em determinados segmentos seja facilmente comprovável.
Os dois grupos de entrevistados nesta pesquisa podiam ou não indicar quais blogs, canais de Youtube e perfis de Instagram e Facebook seguiam. Por se tratar de resposta aberta e opcional, uma significativa parcela deixou as respostas em branco. E também foram descartadas as respostas que indicavam “nenhum”, “não sigo” ou similares.
PREFERIDOS DOS AGENTES DE VIAGENS
1 – PANROTAS
2 – MINISTÉRIO DO TURISMO
3 – VIAJE NA VIAGEM
4 – MELHORES DESTINOS
5 – VIAGEM & TURISMO
Blogs
1 – VIAJE NA VIAGEM
2 – MELHORES DESTINOS
3 – BLOGS PANROTAS
4 – LALA REBELO
5 – VIAGEM E TURISMO
1 – VIAGEM E TURISMO
2 – VIAJE NA VIAGEM
3 – PATTY LEONE
4 – MELHORES DESTINOS
5 – ESTEVAM PELO MUNDO
Youtube
1 – PATTY LEONE
2 – LOUCO POR VIAGENS
3 – VIAJE NA VIAGEM
4 – DANI NOCE
5 – ESTEVAM PELO MUNDO
PREFERIDOS DOS PROFISSIONAIS DE TURISMO (EXCLUINDO AGENTES)
1 – PANROTAS
2 – VIAGEM E TURISMO
3 – SABRINA BULL
4 – LOUCO POR VIAGENS
5 – MELHORES DESTINOS
Blogs
1 – VIAJE NA VIAGEM
2 – BLOGS PANROTAS
3 – MELHORES DESTINOS
4 – PASSAGEIRO DE PRIMEIRA
5 – SABRINA BULL
1 – SABRINA BULL
2 – PATTY LEONE
3 – MELHORES DESTINOS
4 – LOUCO POR VIAGENS
5 – DANI NOCE
Youtube
1 – SABRINA BULL
2 – PATTY LEONE
3 – LOUCO POR VIAGENS
4 – ESTEVAM PELO MUNDO
5 – VIAJE NA VIAGEM
Fonte: Pesquisa PANROTAS/B4Tcomm
* Atualizado em 15 de abril, às 16h07