Air France, Club Med e a “aprendizagem profunda” no Turismo
Ferramentas atuais de Inteligência Artificial permitem novas abordagens criativas e direcionadas sem a necessidade de gastos bilionários
As gigantes do mercado de Turismo gastam verdadeiras fortunas com publicidade ao longo de um ano. De acordo com relatório da Skift, em apenas 12 meses, a Booking Holdings investiu US$ 4,5 bilhões na área, enquanto a Expedia pagou US$ 3,3 bilhões. Diante de tais valores astronômicos, como outras empresas do setor podem concorrer pela atenção de clientes? De acordo com a publicação, ferramentas atuais permitem novas abordagens criativas e direcionadas sem a necessidade de gastos bilionários.
Diferentemente das tecnologias básicas de Inteligência Artificial, a chamada “aprendizagem profunda” (Deep Learning) é capaz de lidar com toda a gama de dados de clientes de uma marca, identificando automaticamente futuros compradores e elevando tanto o desempenho da campanha como a experiência do cliente. Tais informações podem ajudar a criar mensagens mais relevantes e diretas, engajando clientes de uma maneira inovadora e estabelecendo uma maior fidelidade entre as partes.
“A aprendizagem profunda é a melhor e mais avançada tecnologia de Inteligência Artificial disponível, podendo ser usada junto com banco de dados de marketing para identificar conexões e padrões escondidos. Isso desencadeia uma série de novas informações sobre quem vai fazer uma compra, quando e o que, permitindo que marcas se orientem sobre cada caso antes de tomar decisões”, explicou o fundador e CEO da Tinyclues, David Bessis.
Especializada em soluções de Inteligência Artificial, a companhia de Bessis prestou serviço para duas gigantes do mercado de Turismo que atuam em dois segmentos diferentes: a Air France e o Club Med.
AIR FRANCE
No caso da companhia aérea francesa, a tecnologia ajudou a identificar futuros compradores para cada destino oferecido, assim como a janela de reservas de clientes existentes. De tal modo, os executivos da empresa conseguiram melhorar a segmentação e evitar a propagação de mensagens irrelevantes, permitindo a implantação de novas campanhas com maior agilidade e eficiência.
"Sem a participação da Tinyclues, teríamos perdido mais de 50% da receita da nossa campanha. As soluções nos permitiu enviar mensagens altamente relevantes, aumentando nossa taxa de conversão em 82%", revelou o diretor de Aquisições da Air France, Julien Lechat.
CLUB MED
No caso da rede hoteleira, a aprendizagem profunda permitiu criar melhores promoções para a ampla seleção de produtos da marca, considerando possibilidades como férias de esqui, viagens de praia, lua de mel, eventos, entre outras, combinando-as com futuros compradores no mercado na janela de reserva mais adequada.
Enquanto em outros tempos, muitas campanhas de marketing funcionavam de maneira massiva, com todos os produtos enviados a todos os clientes em potencial e, consequentemente, muito tempo e dinheiro gastos, as habilidades de identificação e segmentação ajudaram o Club Med a prever o público de cada um de seus produtos de acordo com os diferentes destinos, tipos d resort e sazonalidades, por exemplo, permitindo uma maior personalização de ofertas.
Tal eficiência foi evidenciada nos resultados da empresa. O Club Med registrou aumentos de 45% no valor médio das compras e de 88% em receitas geradas a cada e-mail enviado. Elevações semelhantes também foram vistas em métodos como mala direta ou ligações outbound.
Para ler o relatório completo da Skift com a Tinyclues, clique aqui.
Diferentemente das tecnologias básicas de Inteligência Artificial, a chamada “aprendizagem profunda” (Deep Learning) é capaz de lidar com toda a gama de dados de clientes de uma marca, identificando automaticamente futuros compradores e elevando tanto o desempenho da campanha como a experiência do cliente. Tais informações podem ajudar a criar mensagens mais relevantes e diretas, engajando clientes de uma maneira inovadora e estabelecendo uma maior fidelidade entre as partes.
“A aprendizagem profunda é a melhor e mais avançada tecnologia de Inteligência Artificial disponível, podendo ser usada junto com banco de dados de marketing para identificar conexões e padrões escondidos. Isso desencadeia uma série de novas informações sobre quem vai fazer uma compra, quando e o que, permitindo que marcas se orientem sobre cada caso antes de tomar decisões”, explicou o fundador e CEO da Tinyclues, David Bessis.
Especializada em soluções de Inteligência Artificial, a companhia de Bessis prestou serviço para duas gigantes do mercado de Turismo que atuam em dois segmentos diferentes: a Air France e o Club Med.
AIR FRANCE
No caso da companhia aérea francesa, a tecnologia ajudou a identificar futuros compradores para cada destino oferecido, assim como a janela de reservas de clientes existentes. De tal modo, os executivos da empresa conseguiram melhorar a segmentação e evitar a propagação de mensagens irrelevantes, permitindo a implantação de novas campanhas com maior agilidade e eficiência.
"Sem a participação da Tinyclues, teríamos perdido mais de 50% da receita da nossa campanha. As soluções nos permitiu enviar mensagens altamente relevantes, aumentando nossa taxa de conversão em 82%", revelou o diretor de Aquisições da Air France, Julien Lechat.
CLUB MED
No caso da rede hoteleira, a aprendizagem profunda permitiu criar melhores promoções para a ampla seleção de produtos da marca, considerando possibilidades como férias de esqui, viagens de praia, lua de mel, eventos, entre outras, combinando-as com futuros compradores no mercado na janela de reserva mais adequada.
Enquanto em outros tempos, muitas campanhas de marketing funcionavam de maneira massiva, com todos os produtos enviados a todos os clientes em potencial e, consequentemente, muito tempo e dinheiro gastos, as habilidades de identificação e segmentação ajudaram o Club Med a prever o público de cada um de seus produtos de acordo com os diferentes destinos, tipos d resort e sazonalidades, por exemplo, permitindo uma maior personalização de ofertas.
Tal eficiência foi evidenciada nos resultados da empresa. O Club Med registrou aumentos de 45% no valor médio das compras e de 88% em receitas geradas a cada e-mail enviado. Elevações semelhantes também foram vistas em métodos como mala direta ou ligações outbound.
Para ler o relatório completo da Skift com a Tinyclues, clique aqui.