Rakuten Expo leva tendências do comércio digital a SP; fotos
Evento focado em e-commerce debateu temas que fazem parte do universo do Turismo
Pela sétima vez no Brasil, a Rakuten Expo foi realizada nesta quinta-feira (4), em São Paulo, e reuniu grandes nomes do varejo nacional e internacional focados no comércio digital, popularmente conhecido como e-commerce. Temas como marketing, vendas, tecnologia, inovação, performance, afiliados, operações e finanças tiveram grande destaque durante o evento que teve início às 9h30, no Espaço das Américas, e terminou com um show da cantora Anitta.
Em um mundo cada vez mais digitalizado no qual as pessoas querem cada vez mais soluções ágeis, eficientes e, de preferência, possíveis de serem realizadas nas palmas das mãos, o Turismo é um dos setores da sociedade que já percebeu a importância do uso de novas tecnologias para impulsionar os negócios junto aos clientes. É preciso se adaptar para sobreviver.
Essa necessidade pode ser percebida facilmente pela quantidade de investimentos recentes de empresas que vão desde companhias aéreas até agências de viagens e redes hoteleiras, passando pelos metabuscadores, por exemplo. Independentemente do que se busca vender, é preciso atingir o público-alvo de maneira assertiva, sendo fundamental proporcionar uma experiência prazerosa durante o ato da pesquisa ou compra de determinado produto. Por isso, saber analisar “toneladas” de dados de usuários é essencial para o sucesso.
“O e-commerce precisa usar a tecnologia para estar aonde o seu cliente estiver, na hora que ele quer ou puder comprar. Os canais limitam esse conceito, pois impõem que os clientes se dirijam a eles para poder funcionar. Queremos que o consumidor possa comprar apontando sua câmera para um produto que gostou, por exemplo, e que o varejista possa agendar a entrega para quando e onde o seu cliente preferir receber. Temos que ir além para não confinarmos clientes em canais”, disse o CEO e presidente da Rakuten Brasil, René Abe.
COMPARTILHANDO CONHECIMENTO
Com um palco central e a disponibilidade de um serviço de áudio individualizado, até quatro apresentações e painéis foram realizadas simultaneamente no evento. Yaz Iida, presidente da Rakuten USA, Ricardo Amorim, um dos economistas mais influentes do País, Robinson Shiba, proprietário da China in Box, e Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, foram os principais nomes que se apresentaram aos milhares de presentes.
“Não importa qual sua área de atuação, você precisa ser relevante dentro do seu mercado. É preciso oferecer um serviço diferencial e de qualidade que atenda às altas expectativas dos consumidores atuais. Os compradores estão cada vez mais impacientes e não querem perder tempo, tanto que 53% dos usuários de plataformas mobile fecham a página caso ela demore mais que três segundos para carregar”, destacou Coelho.
Considerada uma das 30 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Forbes, a Rakuten teve um crescimento de 20,8% em suas receitas entre 2016 e 2017, totalizando US$ 8,5 bilhões globalmente. Atualmente, uma das maiores exposições da marca é através do esporte, uma vez que é a patrocinadora oficial do clube de futebol espanhol Barcelona e do time de basquete norte-americano Golden State Warriors.
Em um mundo cada vez mais digitalizado no qual as pessoas querem cada vez mais soluções ágeis, eficientes e, de preferência, possíveis de serem realizadas nas palmas das mãos, o Turismo é um dos setores da sociedade que já percebeu a importância do uso de novas tecnologias para impulsionar os negócios junto aos clientes. É preciso se adaptar para sobreviver.
Essa necessidade pode ser percebida facilmente pela quantidade de investimentos recentes de empresas que vão desde companhias aéreas até agências de viagens e redes hoteleiras, passando pelos metabuscadores, por exemplo. Independentemente do que se busca vender, é preciso atingir o público-alvo de maneira assertiva, sendo fundamental proporcionar uma experiência prazerosa durante o ato da pesquisa ou compra de determinado produto. Por isso, saber analisar “toneladas” de dados de usuários é essencial para o sucesso.
“O e-commerce precisa usar a tecnologia para estar aonde o seu cliente estiver, na hora que ele quer ou puder comprar. Os canais limitam esse conceito, pois impõem que os clientes se dirijam a eles para poder funcionar. Queremos que o consumidor possa comprar apontando sua câmera para um produto que gostou, por exemplo, e que o varejista possa agendar a entrega para quando e onde o seu cliente preferir receber. Temos que ir além para não confinarmos clientes em canais”, disse o CEO e presidente da Rakuten Brasil, René Abe.
COMPARTILHANDO CONHECIMENTO
Com um palco central e a disponibilidade de um serviço de áudio individualizado, até quatro apresentações e painéis foram realizadas simultaneamente no evento. Yaz Iida, presidente da Rakuten USA, Ricardo Amorim, um dos economistas mais influentes do País, Robinson Shiba, proprietário da China in Box, e Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, foram os principais nomes que se apresentaram aos milhares de presentes.
“Não importa qual sua área de atuação, você precisa ser relevante dentro do seu mercado. É preciso oferecer um serviço diferencial e de qualidade que atenda às altas expectativas dos consumidores atuais. Os compradores estão cada vez mais impacientes e não querem perder tempo, tanto que 53% dos usuários de plataformas mobile fecham a página caso ela demore mais que três segundos para carregar”, destacou Coelho.
Considerada uma das 30 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Forbes, a Rakuten teve um crescimento de 20,8% em suas receitas entre 2016 e 2017, totalizando US$ 8,5 bilhões globalmente. Atualmente, uma das maiores exposições da marca é através do esporte, uma vez que é a patrocinadora oficial do clube de futebol espanhol Barcelona e do time de basquete norte-americano Golden State Warriors.