Benchmark mobile: como melhorar o desempenho dos apps de viagens
Confira dicas de como aumentar os usuários, a conversão em compras e melhorar o engajamento de seu app de viagens
Um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de marketing para atuação em plataformas mobile é medir o desempenho e os resultados - além de avaliar, de forma conclusiva, se eles são positivos ou não. Afinal, em um mundo em que o cenário dos aplicativos móveis está mudando constantemente e se tornando cada vez mais competitivo, é essencial que os responsáveis pelo marketing de suas empresas comparem seu crescimento com os padrões do setor; no caso, dos apps de viagens.
Um relatório da Clevertap, que analisou bilhões de dados anônimos em vários aplicativos de viagens globais no primeiro semestre de 2018, realizou algumas descobertas neste sentido, tenando identificar meios dos apps atraírem e fidelizarem um maior número de usuários.
COMO FIDELIZAR
A primeira delas é a dificuldade de se conseguir conquistar a fidelidade dos clientes: 64% dos novos usuários dos apps de viagem em geral o apagam depois de apenas 30 dias, provavelmente por já terem feito o uso que queriam; esse número sobe para 76% após 60 dias, e para 82% em 90 dias - ou seja, três meses depois, apenas 18% dos que baixaram o aplicativo de fato o mantiveram no celular para futuras reservas.
"Isso é o que torna a integração de usuários tão importante. Uma primeira experiência perfeita é o primeiro passo na construção de uma forte conexão com novos usuários", explica a Clevertap no relatório.
PERMISSÃO PARA MULTICANAIS
Uma das descobertas diz respeito a quanto os usuários de fato se fidelizaram ao seu app, a ponto de dar a permissão para sua empresa chegar a eles via canais variados que vão além do aplicativo, como notificações no celular, e-mail, Whatsapp, SMS etc.
Segundo o relatório, a média dessa taxa de adesão completa dos usuários é de 63% entre os apps de viagens. Para aumentar isso, as dicas da Clevertap são dar boas-vindas a seus usuários novos com uma mensagem personalizada no aplicativo no momento de seu download; promover os benefícios que tal adesão pode dar, como a facilidade que o usuário terá ao permitir que notificações de promoções e descontos cheguem direto no seu celular; e até analisar os períodos e dias que seus usuários mais utilizam seu aplicativo, de modo que a empresa possa lançar ações e novidades em horários em que um bom número deles esteja conectado.
CONVERSÃO EM COMPRAS
Um dos casos mais recorrentes citados pelo relatório é o número de conversões em compras ser, muitas vezes, consideravelmente menor do que o número de cadastrados no aplicativo.
A dica, neste caso, é enviar notificações por push, e-mails ou SMS personalizados para o usuário, incentivando-o a fazer sua primeira compra no aplicativo com promoções e descontos que possam interessar a ele. A Clevertap é ainda mais específica, e recomenda que isso seja feiro nos dias um, três, cinco, dez e 15 após o registro do usuário. Vale, neste caso, mandar notificações também quando usuários "abandonaram" produtos ou pacotes no carrinho do app, mas não finalizaram a compra.
ENGAJAMENTO
Usuários integrados que rapidamente têm uma boa experiência ou encontram bons valores são os mais propensos a permanecer engajados e manter a fidelidade no longo prazo.
Assim, as dicas do relatório são enviar ofertas e cupons de desconto para novos usuários; usar sua geolocalização para enviar conteúdos e produtos personalizados com base na região, idioma e fuso horário em que se encontram; e garantir que, ao mandar tais mensagens, coloquem um link direto para levar os usuários diretamente à página de reserva, tornando mais rápido e menos estressante o processo de compra.