Karina Cedeño   |   24/01/2023 09:18

Turismo sustentável está na preferência de 69% dos viajantes

Três quartos dos viajantes de luxo estão dispostos a pagar mais para tornar suas viagens mais sustentáveis

Shutterstock
Três quartos dos viajantes de luxo estão dispostos a pagar mais para tornar suas viagens mais sustentáveis
Três quartos dos viajantes de luxo estão dispostos a pagar mais para tornar suas viagens mais sustentáveis
Um novo relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e do Grupo Trip.com, juntamente com a Deloitte, revela que 69% dos viajantes buscam opções de Turismo sustentável.
O levantamento “Um mundo em movimento: mudando as tendências de viagens do consumidor em 2022 e além”, mostra que a sustentabilidade é um elemento-chave da agenda de viagens, com viajantes ansiosos para reduzir sua pegada de carbono.

De acordo com uma pesquisa incluída no relatório, três quartos dos viajantes estão considerando fazer suas trips de forma mais sustentável no futuro e quase 60% escolheram opções de viagem mais sustentáveis nos últimos dois anos. A pesquisa também descobriu que cerca de três quartos dos viajantes de luxo estão dispostos a pagar mais para tornar suas viagens mais sustentáveis.

No ano passado, após mais de dois anos de interrupções nas viagens, os viajantes deixaram claro que seu desejo de cair no mundo está muito vivo, com um aumento de 109% nas chegadas internacionais, em comparação com 2021.

De acordo com o relatório, em 2022 os consumidores estavam dispostos a esticar seu orçamento para seus planos de férias, com 86% dos viajantes planejando gastar a mesma quantia ou mais em viagens internacionais do que em 2019, com os turistas dos Estados Unidos liderando a lista como grandes gastadores.

Mas 2023 parece ainda melhor em termos de gastos. Apesar das preocupações com a inflação e a crise do custo de vida em todo o mundo, quase um terço (31%) dos viajantes disse que pretende gastar mais em viagens internacionais neste ano do que em 2022.

Além disso, de acordo com o 'Global State of the Consumer Tracker' da Deloitte, no ano passado, mais da metade (53%) dos consumidores globais entrevistados durante o verão disseram que planejavam ficar em um hotel nos três meses seguintes.

“A demanda por viagens está mais forte do que nunca e nosso relatório mostra que este ano veremos uma recuperação significativa. 2023 está definido para ser um ano muito forte para viagens e Turismo”, destaca a presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson. “A sustentabilidade está no topo da agenda dos viajantes e os consumidores destacam o valor que atribuem à proteção da natureza e ao viajar com responsabilidade”, complementa.

“Viagens e Turismo são uma força poderosa para impulsionar a economia global, criar empregos, estimular o crescimento econômico e tirar as comunidades da pobreza”, reforça a CEO do Trip.com Group, Jane Sun.

“A região da Ásia-Pacífico, com suas economias dinâmicas e de classe média em rápido crescimento, está bem posicionada para capitalizar o crescimento da indústria e ocupar seu lugar como líder na economia global do Turismo. Estou otimista com o momento positivo para a retomada global e o crescimento das viagens em 2023, impulsionado principalmente pelos consumidores da China continental, o que ajudará a acelerar a recuperação e o desenvolvimento mundial”, complementa Jane.

Já o líder global do setor de transporte, hospitalidade e serviços da Deloitte Global, Scott Rosenberger, comenta: “As viagens estão se recuperando da pandemia, inovando e atendendo às demandas de tipos alternativos de viagem mais modernos, viagens sustentáveis, viagens de luxo e muito mais. Mesmo o aumento das preocupações financeiras causadas pela inflação não está diminuindo o ritmo; Incrivelmente, as viagens estão sendo priorizadas e os acordos de trabalho remoto/flexível estão criando novas oportunidades. Estamos nos envolvendo ativamente com nossos clientes à medida que eles adotam essas novas tendências e criam experiências memoráveis para os consumidores”.

Outras descobertas reveladas no relatório incluem:

• Espera-se que as vendas de pacotes de verão feitas em 2022 registrem aumento de 75% em comparação com 2021;
• No ano passado, durante o verão, as chegadas internacionais em destinos europeus de sol e praia ficaram apenas 15% abaixo dos níveis de 2019;
• De acordo com a recente 'Pesquisa de impacto econômico das cidades' do WTTC, espera-se que as visitas feitas às principais cidades em 2022 tenham um aumento de 58% em relação ao ano anterior, menos de 14% abaixo dos níveis de 2019;
• Férias de luxo serão particularmente populares, com reservas em hotéis estimadas em US$ 92 bilhões até 2025 (em comparação com US$ 76 bilhões em 2019);
• Quase 60% dos viajantes disseram que já estão pagando para compensar suas emissões de carbono ou considerando isso se o preço for justo.

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados