Victor Fernandes   |   14/03/2022 17:00
Atualizada em 14/03/2022 17:01

WTM Latin America anuncia finalistas do Prêmio de Turismo Responsável

14 projetos foram selecionados e os vencedores serão divulgados no evento, em abril

14 projetos foram selecionados e os vencedores serão divulgados no evento, em abril
14 projetos foram selecionados e os vencedores serão divulgados no evento, em abril
Lançado em 2019 e com a primeira edição entregue virtualmente no ano passado, o Prêmio de Turismo Responsável da WTM tem o objetivo de descobrir, reconhecer e promover exemplos de boas práticas na região latino-americana, incluindo iniciativas que vão desde proteção à criança e benefícios para a comunidade até as emissões de gases de efeito estufa e reduções em plásticos descartáveis.

“Estamos muito felizes em poder realizar a cerimônia presencialmente e validar os esforços para um Turismo mais consciente na América Latina”, disse Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America, que ocorre entre 5 e 7 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A segunda edição do Prêmio de Turismo Responsável contou com 47 projetos inscritos. “É uma grande satisfação perceber que, mesmo em tempos desafiadores advindos da pandemia, tantos projetos sólidos relacionados à conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico de destinos turísticos estão em curso em toda a América Latina”, destacou Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para o Turismo Responsável e coordenador do Prêmio.

Em ordem alfabética, são finalistas desta edição os projetos desenvolvidos na América Latina pela Accor (França), Associação Movimento Mecenas da Vida (Brasil), Braziliando (Brasil), Diaspora.Black (Brasil), Eposak Foundation In (Estados Unidos), Governo do Estado de Tamaulipas (México), GreenInitiative (Peru), Hotel Belmar (Costa Rica), Iberostar Group (Espanha), Il Viaggio Travel (Costa Rica), Red Costarricense de Turismo Accesible (Costa Rica), Smartrip (Chile), Tui Care Foundation (Holanda) e Wilderness Patagonia (Argentina).

Os finalistas estão concorrendo em seis categorias: Descarbonização do setor de viagens e Turismo; Apoio a funcionários e comunidades durante a pandemia; Destinos que apoiam a reconstrução mais sustentável pós-covid; Aumento da Diversidade no Turismo: Quão inclusiva é a nossa indústria?; e Reduzindo o desperdício de plástico no meio ambiente.

APOIO FUNDTUR MS

Este ano o Governo do Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo do Estado, é o grande patrocinador do prêmio e também do teatro dedicado exclusivamente ao tema. “O apoio do Mato Grosso do Sul neste, que é um dos pilares da WTM Latin America 2022, diz muito sobre como os destinos brasileiros estão levando a sério o futuro de nossa indústria. É com muita satisfação que teremos o MS nos apoiando nessa iniciativa”, afirmou Thais.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o Prêmio de Turismo Responsável é um instrumento muito importante por reconhecer iniciativas e práticas que levam à sustentabilidade. “Nós nos sentimos honrados em poder patrocinar este prêmio e vincular nosso nome a esta temática. O Governo do Mato Grosso do Sul tem trabalhado para ser o primeiro Estado carbono neutro até 2030 e destinos como Bonito e o Pantanal já são referências em Turismo responsável no Brasil”, afirmou Wendling.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados