Rodrigo Vieira   |   04/11/2024 16:45
Atualizada em 05/11/2024 11:57

Turismo se torna alvo na black friday no Brasil; veja preferências

Pesquisa do Google aponta proximidade do verão como fator importante e litoral doméstico em predileção

PANROTAS / Filip Calixto
Daiane Dunka, head da indústria de Viagens do Google Brasil
Daiane Dunka, head da indústria de Viagens do Google Brasil

Já tem alguns anos que o brasileiro adotou o hábito de esperar a black friday para comprar com desconto. Tanto que, para além de eletroeletrônicos e outros bens de consumo, as viagens passaram a fazer parte do radar de engajamento nesta data no País. É o que aponta o Google Brasil, em uma recente pesquisa publicada em primeira mão pelo Portal PANROTAS.

Pela proximidade de novembro, quando acontece a black friday, com o verão, o Turismo se tornou alvo do consumidor em busca de ofertas para suas férias.

“A data, que antes era sinônimo apenas de compras de bens materiais, se tornou uma oportunidade para planejar as tão esperadas férias. A busca por destinos nacionais, especialmente o litoral, demonstra o desejo dos brasileiros por experiências mais próximas e acessíveis, impulsionado pelas ofertas especiais e pelas ondas de calor que atingem o Brasil"

Daiane Dunka, head da indústria de Viagens do Google Brasil

Segundo a executiva, 2024 foi o primeiro ano em que o Google Brasil pesquisou com mais especificidade o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao Turismo na black friday. A seguir, algumas dos apontamentos da empresa de tecnologia sobre black friday e Turismo.

Black Friday como viabilizadora de viagens

  • 41% dos respondentes afirmaram que, para a data, pretendem comprar uma viagem que já iriam fazer com certeza, mas aproveitarão para gastar menos.
  • 37% pretendem comprar uma viagem que já estava nos planos, mas ainda não tinham certeza se fariam
  • 22% afirmaram que pretendem comprar uma viagem que não fariam se não fossem as condições especiais.

"A black friday se tornou uma viabilizadora da viagem para muitos brasileiros. Independentemente da classe social, mais da metade das pessoas que compram na black friday dizem que provavelmente não realizarão a viagem se não encontrarem descontos e benefícios", pondera estrategista de Dados e Insights do Google Brasil, Natália Gruber.

Destinos e produtos preferidos da black friday

  • 53% das pessoas querem comprar Litoral do Brasil na black friday
  • 41% - Viagens para outros Estados brasileiros
  • 37% - Resorts/Hotéis Fazenda

A preferência por destinos varia de acordo com as faixas etárias e classes sociais dos viajantes, apesar do litoral brasileiro figurar em primeiro lugar para todos. Europa (35%) e EUA e Canadá (26%) se destacam entre a classe A, nas faixas etárias de 18 a 24 anos e de 25 a 34 anos, respectivamente. Resorts/hotéis fazenda (44%) e destinos de natureza e ecoturismo no Brasil (39%) brilham nos olhos da população sênior (65+), na classe B.

Ofertas de Turismo mais esperadas na black friday

  • 83% esperam hospedagem em hotéis e resorts
  • 80% esperam pacotes turísticos completos
  • 78% - voos domésticos
  • 77% - passeios turísticos ou guiados durante a viagem
  • 75% - bônus em programas de fidelidade

Apesar de os viajantes terem diversas preferências em produtos, a divisão é quase igualitária quando o assunto é a preferência sobre a duração das viagens. Para 53% dos consumidores, viagens maiores e planejadas fazem mais sentido serem ofertadas na black friday, enquanto para 47%, viagens curtas e casuais seriam melhores.

Em que canal comprar?

  • De acordo com o Google Brasil, apenas 21% das pessoas que têm intenção de comprar viagens na black friday sabem onde vão comprar e as marcas que pretendem adquirir. Olhando de forma ampla, os meios digitais são os canais preferenciais dos viajantes que esperarão a data promocional: 71% via site, 40% via app e 25% considerando lojas físicas.
  • A predileção pelos meios digitais não significa que a busca será via OTA ou canais diretos, mas pode ser, por exemplo, uma compra por whatsapp em agência tradicional.

"Esse comportamento representa muito o que é black friday. É uma data com viés digital, com outros canais tentando entrar para esse processo, mas a predileção digital tem muita influência nesses resultados", afirma Daiane Dunka, head da indústria de Viagens do Google Brasil.

Black friday na semana do 13º

Em 2024, a black friday cai na semana do 13º, o que para muitos brasileiros pode ser importante fator na decisão de compra. "Normalmente cai dias antes, o que poderia fazer o brasileiro não relacionar o benefício com a data. Agora, o bolso da maioria dos consumidores estará maior", conclui Daiane Dunka.

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