Apple volta a ser a marca mundial mais valiosa
O ranking Kantar BrandZ aponta anualmente o valor de mercado das principais marcas do mundo
A Apple voltou a figurar no topo da lista das marcas mundiais mais valiosas, segundo a lista do Kantar BrandZ de 2022. A companhia de tecnologia aparece no ranking como próxima de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares.
Com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, a Apple é destacada pela Kantar por seu alto grau de diferenciação e diversificação continuada, englobando hardware, software e portfólio de serviços.
A mesma lista aponta ainda o Google em segundo lugar, sendo um dos destaques de crescimento mais rápido na classificação e com aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões.
O valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.
Dentro do ranking, 37 marcas melhoraram sua classificação este ano. Em 2022, mais de três quartos do valor de marcas advém de companhias americanas. As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação das 100 Maiores.
Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 das marcas mais valiosas e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecossistema de e-commerce e pagamentos online da América Latina, a empresa ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.
Os dez primeiros colocados no ranking Kantar BrandZ de 2022 de marcas mundiais mais valiosas estão nessa ordem:
1. Apple (Estados Unidos) - US$ 947 bilhões
2. Google (Estados Unidos) - US$ 819 bilhões
3. Amazon (Estados Unidos) - US$ 705 bilhões
4. Microsoft (Estados Unidos) - US$ 611 bilhões
5. Tencent (China) - US$ 214
6. McDonald's (Estados Unidos) - US$ 196 bilhões
7. Visa (Estados Unidos) - US$ 191
8. Facebook (Estados Unidos) - US$ 186 bilhões
9. Alibaba (China) - US$ 169 bilhões
10. Louis Vuitton (França) - US$ 124 bilhões