Filip Calixto   |   01/09/2021 14:37
Atualizada em 01/09/2021 14:38

Vacinação turbina consumo de alimentos e bebidas fora do lar

Estudo da Kantar mostra que o consumo de alimentos e bebidas fora do lar começou a subir em abril


Pixabay/Free-Photos
Com o avanço da vacinação, mais consumidores passaram a consumir fora de casa a partir de abril
Com o avanço da vacinação, mais consumidores passaram a consumir fora de casa a partir de abril
Novo estudo realizado pela Kantar - empresa especializada em pesquisas, identificação de tendências e comportamento de consumo - aponta que, com o avanço da vacinação, mais brasileiros passaram a consumir fora de casa a partir de abril. A frequência, porém, ainda é menor, e por isso ainda não houve retomada dos volumes.

Os mais jovens retomam o consumo fora do lar associado ao retorno à vida social, enquanto os sêniores ainda se resguardam no isolamento.

Considerando o segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, o consumo fora do lar foi opção majoritariamente dos jovens entre 18 e 29 anos, de classes AB e C, que priorizaram a vida social, principalmente aos finais de semana. Essa faixa etária foi a única que contribuiu positivamente para o cenário fora do lar (+0,8%) e suas principais escolhas foram os bares, que representaram 4,2% deste crescimento, e fast food (2,7%). Enquanto isso, os maiores de 50 anos se resguardaram, com uma retração em valor de 26,3% no mesmo período.

Divulgação
O mesmo cenário positivo não foi visto nas classes mais baixas. Apesar da prorrogação do auxílio emergencial, a quantidade de famílias que receberam o benefício foi menor, assim como os valores, o que não trouxe um impacto positivo no consumo. E ainda que a taxa de desemprego esteja estável, 17% dos lares brasileiros contam com ao menos uma pessoa que perdeu o trabalho após o início da pandemia, segundo o estudo LinkQ Covid, da Kantar. Dentro desse universo, 80% são lares da classe CDE.

“O consumo fora do lar vai voltar, porém vemos que os fatores renda e preço são as novas variáveis que afetam a velocidade e as escolhas na retomada desse consumo, além dos ciclos de lockdown. As estratégias devem considerar a retomada em etapas e será necessário entender o mercado para criar ocasiões de acordo com os diferentes perfis, necessidades, canais e dias de consumo”, explica o gerente de Soluções da Kantar, Renan Morais.

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