Juliana Monaco   |   09/06/2021 12:18
Atualizada em 09/06/2021 12:21

Turismo de São Paulo ainda não cresceu em 2021, aponta IMAT-SP

Dados do IMAT-SP, novo indicador da FecomercioSP e SPTuris, mostram que o setor segue longe da retomada


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A movimentação de aeroportos caiu 15,1% em abril, enquanto a ocupação hoteleira caiu 7,9%
A movimentação de aeroportos caiu 15,1% em abril, enquanto a ocupação hoteleira caiu 7,9%
Com quedas contínuas no faturamento, nos empregos e no movimento de passageiros nos principais terminais, o Turismo paulistano segue impactado pela pandemia, sem apresentar crescimento em 2021. Isso se reflete no Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pelo Obervatório de Turismo e Eventos de São Paulo (SPTuris), que caiu 6,3% em abril, comparado a março, fechando o mês com 38,9.

A maior retração do indicador veio do faturamento dos agentes do setor, que foi de 17,4% em abril (número-índice de 20,5). Depois, o pior resultado foi da movimentação de aeroportos, que caiu 15,1% em comparação a março (21,8). Já as chegadas rodoviárias caíram 7,6% (23,9) e a taxa de ocupação hoteleira, 7,9% no mês. Para a Federação e a empresa, os números da pesquisa expressam um momento em que a cidade estava sob fortes restrições de circulação impostas pelo Plano São Paulo.

Divulgação/SPTuris
O IMAT-SP foi criado pela FecomercioSP e pela SPTuris para ser um termômetro do Turismo em São Paulo, considerando tanto as atividades dos empresários do setor quanto dos consumidores. Pela série histórica, iniciada em janeiro de 2020, o melhor momento do Turismo paulistano, desde o início da pandemia, foi em dezembro, quando estava com número-índice de 58,9. Desde então, não parou mais de cair: 58,6 em janeiro deste ano; 50,7 em fevereiro; 41,5 em março e 38,9 em abril.

APOSTA NA VACINAÇÃO
Com um nível de atividade 60% mais baixo do que antes da pandemia, o Turismo paulistano aposta no avanço da vacinação, que fará com aumente a demanda por produtos turísticos como eventos, compras e gastronomia. Antes, porém, o afrouxamento das medidas de isolamento já deve exercer impacto positivo sobre o setor, que será melhor visualizado nos dados de maio.

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