Estudo revela as cidades menos estressantes para morar
No ranking das 100 cidades menos estressantes, Rio de Janeiro aparece em 67º e São Paulo em 68º lugar
Um estudo realizado pela VAAY, com sede em Berlim, revelou as cidades mais e menos estressantes para os habitantes com base em fatores de governança, meio ambiente, finanças e saúde. De acordo com o índice, a cidade menos estressante é Reykjavik (Islândia), seguida de Berna (Suíça) e Helsinque (Finlândia). Já a cidade mais estressante, segundo o levantamento, é Mumbai (Índia), seguida por Lagos (Nigéria) e Manila (Filipinas).
"Nosso objetivo com esse estudo é mostrar o que as cidades podem oferecer aos seus cidadãos por meio de governança eficaz, políticas ambientais e sistemas de bem-estar social com bons recursos. O objetivo não é destacar as cidades que ficam para trás nessas áreas, mas sim aquelas que são exemplos importantes do que pode ser feito para melhorar o bem-estar de seus habitantes", explicou o cofundador da VAAY, Finn Age Hansel.
Para realizar o estudo, a empresa analisou indicadores como segurança, estabilidade sociopolítica, equidade de gênero, inclusão de minorias, taxas de desemprego, densidade populacional, níveis de poluição do ar, congestionamento de tráfego, condições metereológicas e acessibilidade ao sistema de saúde. Também foi consirado o estresse causado pela pandemia de covid-19 e pela resposta de cada governo à crise sanitária.
CIDADES DO BRASIL
No ranking que classifica as cidades menos estressantes, Rio de Janeiro aparece em 67º e São Paulo, em 68º lugar, com pontuações de 65,3 e 64,6, respectivamente. O Rio está entre as onze cidades com os piores níveis de segurança, aparecendo no 89º lugar, enquanto São Paulo ocupa a 87º posição. Em relação ao acesso à saúde, o Rio aparece em 80º lugar (65,3 pontos), se posicionando como uma das 20 cidades com os piores índices, enquanto São Paulo aparece em 73ª posição (64 pontos).
Por outro lado, São Paulo tem o melhor índice de clima (100 pontos), o que significa que é a cidade com o menor nível de estresse em relação às condições climáticas. Já a cidade do Rio aparece em quinto lugar no mesmo ranking (87,7 pontos), considerada uma das cinco cidades com o clima menos estressante.
Confira abaixo as cidades com os melhores e piores índices em outros indicadores.
Estabilidade sócio-política
Melhores: Wellington e Auckland (Nova Zelândia), ambas com 100, seguido por Reykjavik (Islândia) e Berna (Suíça), com 97,8 e 96,8 pontos, respectivamente;
Piores: Cabul (Afeganistão), com um ponto, seguida por Bagdá (Iraque) e Karachi (Paquistão), com 2,4 e 15,4 pontos, respectivamente.
Congestionamento de tráfego
Melhores: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), com 100 pontos, seguida por Madrid e Boston, ambas com 88,8;
Piores: Moscou (Rússia), com um ponto, seguida por Manila (Filipinas) e Mumbai (Índia), ambas com 3,3 pontos.
Desemprego
Melhores: Bucareste (Romênia), com taxa de desemprego de 1,2%, seguida por Bangkok (Tailândia) e Varsóvia (Polônia), com 1,8% e 1,9%;
Piores: Lagos (Nigéria), com taxa de 37,1%, seguida por Joanesburgo (África do Sul) e Cidade do Cabo (África do Sul), com 35,1% e 26%, respectivamente.
Impacto da pandemia de covid-19
Melhores: Tóquio (Japão) tem a menor taxa de estresse relacionada à covid-19, com 100 pontos, seguida por Bangkok e Toronto (Canadá), com 96,5 e 92,8, respectivamente;
Piores: Praga (República Tcheca), com um ponto, seguida por Buenos Aires (Argentina) e Boston (EUA), com 43 e 47,1, respectivamente.
Confira o ranking completo aqui.