Consumo fora do lar apresenta leve crescimento no 2T20
Nos meses de maio e junho, as compras para In Home tiveram alta de 13,9% e para Out of Home caíram 14,7%.
Devido à flexibilização da quarentena e à reabertura de alguns comércios pelo País, o consumo fora de casa apresentou um leve crescimento no segundo trimestre de 2020. De acordo com o levantamento Consumer Insights da Kantar, apesar do consumo nesse segmento ainda estar no vermelho e ter perdido 17% em valor gasto em relação ao trimestre anterior, alguns canais tiveram um momento de respiro apoiados por categoriaas com força regional.
O Nordeste, por exemplo, é o grande responsável por impulsionar variação positiva de 19% em valores de vendas de FMCG (bens de consumo massivo) que mercados de bairro e mercearias registraram no período. Já os hipermercados e supermercados também tiveram índice positivo de 19%, puxados em grande parte pelo Rio de Janeiro. Os Estados do Rio e de São Paulo também ajudaram a alavancar o aumento de 7% nas vendas das padarias.
No entanto, esse movimento e o aumento de consumo dentro do lar ainda são insuficientes para reequilibrar a queda geral dos números. Nos meses de maio e junho, as compras para In Home tiveram alta de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado; para Out of Home caíram 14,7%; e, no comparativo, o consumo de FMCG como um todo retraiu 0,8% no País.
CONSUMO IN HOME
Com novas diretrizes de distanciamento social, a jornada de consumo tem sido alterada e os atacarejos e o pequeno varejo foram os que mais cresceram, ganhando respectivamente mais 4 milhões e 3 milhões de novos lares compradores no primeiro semestre do ano.No longo prazo, a cesta FMCG teve aumento de 7,9% em valor gasto, 2,8% em unidades, 3% em frequência e 4,2% em volume nos últimos 12 meses terminados em junho de 2020. No médio prazo, comparando o primeiro semestre de 2020 ao mesmo período de 2019, a frequência segue em crescente de 4%. Além do preço médio que continua aumentando (7,1%), o número de unidades compradas a cada viagem cresce 4,2%. Por outro lado, nota-se uma desaceleração do consumo em julho, sendo o mês em que os gastos tiveram seu menor pico desde o início da quarentena.
Ao ficar mais tempo em casa, os brasileiros aumentaram os ciclos de limpeza e passaram a consumir mais ao longo do dia. Ao todo, 8,7% a mais de pratos têm sido preparados e consumidos em casa, com destaque para o pão caseiro, que ganhou mais de 400 milhões de ocasiões). Entre os alimentos, farinha de trigo (+11,8), linguiças (+11), chocolate culinário (+10,7), creme de leite (+11,1) e leite condensado (+9,2) estão entre os que mais crescenram em pontos de penetração. Nas categorias de higiene pessoal e limpeza da casa, destacam-se produtos como papel higiênico (+2,8), sabonete (+1,2), cloro (+12,5) e desinfetante (+5,7).