Marcel Buono   |   13/05/2019 12:10

Resgate de milhas sobe 20% e SP lidera destinos para viagens

Considerando Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul, foram resgatados 245 bilhões no total. Já o faturamento em 2018 foi de R$ 6,9 bilhões

A quantidade de pontos e milhas resgatadas em programas de fidelidade cresceu 20,5% na comparação entre 2018 e 2017. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), considerando Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul, foram 245 bilhões no total.

"Os participantes têm se mostrado cada vez mais engajados, aproveitando melhor os benefícios da fidelização. Por outro lado, as empresas estão ampliando suas atuações e oferecendo mais possibilidade de ganho e troca para seus clientes, o que acaba atraindo novos parceiros e impulsionando o desenvolvimento do setor no País", afirmou o presidente da Abemf, Roberto Chade.

Jhonatan Soares
São Paulo foi o destino mais procurado para resgates de passagens aéreas
São Paulo foi o destino mais procurado para resgates de passagens aéreas
Juntas, as associadas já citadas faturaram R$ 6,9 bilhões em 2018, representando um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior. Já a quantidade de cadastros nos programas de fidelidade subiu 13,7% na comparação com 2017, somando 127,6 milhões em todo o Brasil. Deste público, a maior parte concentra-se na faixa etária de 26 a 40 anos, sendo 37,9% do total.

Também em ascensão, a emissão de pontos e milhas foi 13,9% maior em 2018, alcançando 286,6 bilhões ao longo dos 12 meses. Destes, 90,4% foram originados em gastos no varejo, serviços, bancos e indústria, com o cartão de crédito sendo uma fonte importante para tal acúmulo. Outros 9,6% foram provenientes de compras de passagens aéreas.

No momento de resgatar a pontuação, os brasileiros continuam preferindo passagens aéreas, representando 74,8% do total de pontos ou milhas utilizados no quarto trimestre de 2018. Os principais destinos nacionais escolhidos pelos participantes dos programas de fidelidade foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Já entre as viagens internacionais, Miami e Orlando, nos Estados Unidos, Santiago, no Chile, e Lisboa, em Portugal, lideraram o ranking.

A taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixam expirar, manteve-se praticamente estável, em 16,5%, durante o último trimestre do ano passado. De acordo com a Abemf, o número ficou dentro da média de mercados de fidelidade desenvolvidos.

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