Resgate de milhas sobe 20% e SP lidera destinos para viagens
Considerando Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul, foram resgatados 245 bilhões no total. Já o faturamento em 2018 foi de R$ 6,9 bilhões
A quantidade de pontos e milhas resgatadas em programas de fidelidade cresceu 20,5% na comparação entre 2018 e 2017. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), considerando Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul, foram 245 bilhões no total.
"Os participantes têm se mostrado cada vez mais engajados, aproveitando melhor os benefícios da fidelização. Por outro lado, as empresas estão ampliando suas atuações e oferecendo mais possibilidade de ganho e troca para seus clientes, o que acaba atraindo novos parceiros e impulsionando o desenvolvimento do setor no País", afirmou o presidente da Abemf, Roberto Chade.
Juntas, as associadas já citadas faturaram R$ 6,9 bilhões em 2018, representando um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior. Já a quantidade de cadastros nos programas de fidelidade subiu 13,7% na comparação com 2017, somando 127,6 milhões em todo o Brasil. Deste público, a maior parte concentra-se na faixa etária de 26 a 40 anos, sendo 37,9% do total.
Também em ascensão, a emissão de pontos e milhas foi 13,9% maior em 2018, alcançando 286,6 bilhões ao longo dos 12 meses. Destes, 90,4% foram originados em gastos no varejo, serviços, bancos e indústria, com o cartão de crédito sendo uma fonte importante para tal acúmulo. Outros 9,6% foram provenientes de compras de passagens aéreas.
No momento de resgatar a pontuação, os brasileiros continuam preferindo passagens aéreas, representando 74,8% do total de pontos ou milhas utilizados no quarto trimestre de 2018. Os principais destinos nacionais escolhidos pelos participantes dos programas de fidelidade foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Já entre as viagens internacionais, Miami e Orlando, nos Estados Unidos, Santiago, no Chile, e Lisboa, em Portugal, lideraram o ranking.
A taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixam expirar, manteve-se praticamente estável, em 16,5%, durante o último trimestre do ano passado. De acordo com a Abemf, o número ficou dentro da média de mercados de fidelidade desenvolvidos.
"Os participantes têm se mostrado cada vez mais engajados, aproveitando melhor os benefícios da fidelização. Por outro lado, as empresas estão ampliando suas atuações e oferecendo mais possibilidade de ganho e troca para seus clientes, o que acaba atraindo novos parceiros e impulsionando o desenvolvimento do setor no País", afirmou o presidente da Abemf, Roberto Chade.
Juntas, as associadas já citadas faturaram R$ 6,9 bilhões em 2018, representando um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior. Já a quantidade de cadastros nos programas de fidelidade subiu 13,7% na comparação com 2017, somando 127,6 milhões em todo o Brasil. Deste público, a maior parte concentra-se na faixa etária de 26 a 40 anos, sendo 37,9% do total.
Também em ascensão, a emissão de pontos e milhas foi 13,9% maior em 2018, alcançando 286,6 bilhões ao longo dos 12 meses. Destes, 90,4% foram originados em gastos no varejo, serviços, bancos e indústria, com o cartão de crédito sendo uma fonte importante para tal acúmulo. Outros 9,6% foram provenientes de compras de passagens aéreas.
No momento de resgatar a pontuação, os brasileiros continuam preferindo passagens aéreas, representando 74,8% do total de pontos ou milhas utilizados no quarto trimestre de 2018. Os principais destinos nacionais escolhidos pelos participantes dos programas de fidelidade foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Já entre as viagens internacionais, Miami e Orlando, nos Estados Unidos, Santiago, no Chile, e Lisboa, em Portugal, lideraram o ranking.
A taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixam expirar, manteve-se praticamente estável, em 16,5%, durante o último trimestre do ano passado. De acordo com a Abemf, o número ficou dentro da média de mercados de fidelidade desenvolvidos.