Turista do Golfo gasta 6,5 vezes mais que a média global
Viajantes de Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã, Kuwait, Bahrein e Catar são os que mais gastam, e atraí-los pode ser um bom negócio
Atrair viajantes do Golfo Pérsico pode ser um dos melhores negócios possíveis para qualquer empresa que lide com Turismo. De acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira (9) pela Organização Mundial do Turismo (OMT), os turistas dos países integrantes do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) gastam 6,5 vezes mais em viagens internacionais do que a média global.
Fazem parte desta região Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Bahrein e Kuwait - países conhecidamente portadores de algumas das maiores reservas de petróleo do mundo.
Conquistar um destes viajantes pode significar a um fornecedor, agência ou destino um faturamento de 650% do valor que receberia dos demais clientes do globo.
A informação é do relatório "O Mercado de Viagens de Saída do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC)", preparado em parceria da OMT com a Comissão Europeia de Turismo (ETC).
"O estudo constatou que o gasto turístico per capita do GCC foi 6,5 vezes maior do que a média global de 2017, com gastos estimados em mais de US$ 60 bilhões em 2017, acima dos US$ 40 bilhões em 2010", comentou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
O relatório constata ainda que as viagens de saída dos países do Golfo para destinos europeus se beneficiaram do crescimento "sem precedentes" nas viagens aéreas durante a última década devido ao crescimento da malha aérea das transportadoras da região, que tornaram-se grandes representantes da aviação de longa distância - Emirates, Etihad e Qatar estão inclusas.
PERFIL DE VIAJANTE
O perfil do viajante do Golfo, de acordo com o relatório da OMT, é de jovens com grandes rendas, mas sem ter onde gastar. Eles procuram principalmente acomodações de alta qualidade, assim como alimentação e varejo de alto padrão.Um dos principais destinos para eles é o continente europeu. "Eles valorizam a variedade de atrações e paisagens da Europa, a infraestrutura desenvolvida e os sistemas comuns de vistos e moeda, que facilitam as viagens multidestino", resume o relatório, acrescentando que viajar pelos países europeus é uma boa oportunidade para comprar roupas de marcas de luxo.
Viajantes de Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Omã, Kuwait, Bahrein e Catar são os que mais gastam, e atraí-los pode ser um bom negócio para destinos e fornecedores.