Hotelaria e Turismo puxam setor de franquias no 1º trimestre
De acordo com a ABF, o segmento que mais cresceu no período analisado foi o de Hotelaria e Turismo, com 14,9%
De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor manteve sua trajetória ascendente no primeiro trimestre de 2018, alcançando um crescimento nominal de 5,1%. Dentro dos segmentos analisados, o de Hotelaria e Turismo foi o que mais cresceu no período: 14,9%.
O setor já havia apresentado o maior crescimento entre os 11 principais do franchising também no segundo trimestre de 2017, quando subiu 10,1% em comparação com mesmo período de 2016.
“A continuidade de investimentos nas operações e-commerce, que proporcionam redução de custos e melhora no relacionamento com o cliente, o crescimento do Turismo internacional e o crescimento dos gastos de brasileiros no exterior foram alguns dos fatores que sustentaram esses números positivos”, explicou Vanessa Bretas, gerente de Inteligência e Mercado da ABF.
“O segmento de Hotelaria e Turismo tem apresentado bons resultados de maneira consistente. Os desafios enfrentados pelo setor nos anos de 2014 e 2015 fizeram com que as redes franqueadoras investissem em inovação em seus processos e modelos de negócio, como e-commerce e operações home based. Assim, os resultados puderam ser percebidos em 2017 e já no primeiro trimestre de 2018”, completou Bretas.
Segundo a ABF, as regiões Sudeste e Sul foram as que mais se destacaram em relação ao número de unidades franqueadas, sendo que redes como a CVC e a Flytour lideraram o levantamento.
A 27ª edição da ABF Franchising Expo ocorre entre 27 e 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. São esperadas cerca de 400 marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e mais de 65 mil visitantes. Os ingressos já estão à venda a partir do site oficial do evento.
O setor já havia apresentado o maior crescimento entre os 11 principais do franchising também no segundo trimestre de 2017, quando subiu 10,1% em comparação com mesmo período de 2016.
“A continuidade de investimentos nas operações e-commerce, que proporcionam redução de custos e melhora no relacionamento com o cliente, o crescimento do Turismo internacional e o crescimento dos gastos de brasileiros no exterior foram alguns dos fatores que sustentaram esses números positivos”, explicou Vanessa Bretas, gerente de Inteligência e Mercado da ABF.
“O segmento de Hotelaria e Turismo tem apresentado bons resultados de maneira consistente. Os desafios enfrentados pelo setor nos anos de 2014 e 2015 fizeram com que as redes franqueadoras investissem em inovação em seus processos e modelos de negócio, como e-commerce e operações home based. Assim, os resultados puderam ser percebidos em 2017 e já no primeiro trimestre de 2018”, completou Bretas.
Segundo a ABF, as regiões Sudeste e Sul foram as que mais se destacaram em relação ao número de unidades franqueadas, sendo que redes como a CVC e a Flytour lideraram o levantamento.
A 27ª edição da ABF Franchising Expo ocorre entre 27 e 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. São esperadas cerca de 400 marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e mais de 65 mil visitantes. Os ingressos já estão à venda a partir do site oficial do evento.