Da Redação   |   11/11/2024 13:05
Atualizada em 11/11/2024 14:37

Juliana Pisani, da Universal: é preciso entender o que cada mídia pode entregar

Diretora de Marketing da Universal Destinations and Experiences, compartilhou suas dicas de marketing

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Juliana Pisani, diretora de Marketing da Universal Destinations and Experiences para a América Latina
Juliana Pisani, diretora de Marketing da Universal Destinations and Experiences para a América Latina

A Edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS apresenta uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda as transformações no marketing de empresas líderes e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

A primeira profissional destacada é Juliana Pisani (@pisani.juliana), diretora de Marketing da Universal Destinations and Experiences para a América Latina. Formada em engenharia, com pós-graduação e MBA em Marketing, Juliana atua na área desde 1999, acompanhando toda a transição e transformação trazida pela tecnologia. Com passagens por empresas como Unilever, L’Oréal e Yum! Brands (Pizza Hut, Taco Bell e KFC), ela relembra os desafios de migrar do analógico para o digital.

Dicas para o Turismo

Entre as principais dicas da executiva, Juliana destaca que o marketing atualmente é muito dinâmico, e as ações e planos precisam ser revistos constantemente. Não dá mais para fechar um planejamento rígido para todo o ano.

“O exercício é entender o que cada mídia consegue entregar e se é adequado ao momento e ao seu objetivo”, explica. Taxas de conversão, alcance, métricas diversas, objetivo da campanha, comunicação com o viajante segmentado ou com o público em geral... São muitos os componentes que podem entrar ou não na equação para decidir onde investir. “Estamos olhando semanalmente nosso plano, há uma adequação constante”,

Juliana Pisani, diretora de Marketing da Universal Destinations and Experiences para a América Latina

Além disso, a diretora compartilhou que a marca da Universal tem um poder muito grande e tem em seu DNA ser uma marca desafiadora. Isso significa que, em produtos e também no marketing, é preciso ter ousadia, coragem, inovação, e fazer isso de forma única e inteligente. Em todas as frentes em que atuam, no B2C, no B2B e na relação com a imprensa.

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Outro ponto relevante levantado por Juliana é que as orientações e estratégias, como uma marca global, vêm de Orlando, com inputs e dados fornecidos por todos os mercados, incluindo a América Latina. Mas a atuação regional é importante, e toda a comunicação passa por uma adaptação local que a equipe considera importante.

“Um case importante foi mostrar à matriz que termos uma conta no Instagram dedicada à América Latina era estratégico. Foi uma aposta que fizemos e deu muito certo. Tanto que já partimos para fazer o mesmo com o TikTok”, conta ela, que afirma que todo o conteúdo passa por uma curadoria para adequar a mensagem para cada rede.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


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