Artigo: Turismo precisa engajar políticos locais, por Carlos Werneck
Carlos Werneck ressalta que legisladores locais são aqueles que podem atender às necessidades do Turismo
Em artigo sobre a importância de o Turismo ser levado aos gabinetes de políticos locais, o presidente-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau e diretor do Janeiro Hotel, Carlos Werneck, aponta que os resultados do setor de viagens e Turismo, não só é benéfico para o País, mas também para Estados e municípios especificamente. Por isso, ressalta que os legisladores locais são aqueles que podem atender às necessidades da categoria de forma mais incisiva e possuem as ferramentas necessárias para tornar destinos turísticos domésticos mais atrativos.
Confira o artigo na íntegra:
Turismo precisa engajar políticos locais
"A polarização cada vez mais acentuada na política brasileira ganha as capas dos jornais e leva o assunto para as mesas de bar. As pesquisas mais recentes de intenção de voto mostram que a maioria dos brasileiros conhece os candidatos e muitos já escolheram quem pretendem apoiar nas urnas.
É inegável a importância das eleições presidenciais em um momento de recuperação dos prejuízos causados pelo coronavírus, tanto econômicos quanto sociais. Mas me pergunto: quantos eleitores sabem os nomes dos candidatos ao governo do Estado para o pleito do ano que vem? Entre nossos leitores, quem se lembra em quem votou para vereador no ano passado?
No âmbito do Turismo, que representamos como Rio Conventions & Visitors Bureau, muitos interesses passam pelos políticos locais, cujas pautas buscam acolher as demandas do setor. Governadores, prefeitos, vereadores e deputados podem, juntamente com a iniciativa privada, estabelecer políticas de incentivo ao Turismo em Estados e municípios. Cabe aos gestores também determinar medidas que garantam uma boa experiência ao visitante.
Como sabemos, o Turismo tem um peso significativo não só para o País, mas também para Estados e municípios. O setor de Viagens e Turismo faturou, em 2019, R$ 597 bilhões, contribuindo para 7,7% do PIB brasileiro, percentual semelhante ao registrado no Rio de Janeiro. Em todo o País, são mais de sete milhões de trabalhadores na indústria, o que representa 8,2% do total de empregos. Os dados são do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera que as atividades turísticas contratem quase 500 mil funcionários até fevereiro. A atenção ao setor se torna ainda mais urgente no pós-pandemia. A retomada já começou com o crescimento do Turismo doméstico. A expectativa do Réveillon e do Carnaval aquece o coração de toda a indústria, com a esperança de recuperar parte das perdas. Mas o Turismo do Rio de Janeiro não pode viver apenas dessas grandes datas. Precisamos de um calendário robusto de eventos e, para isso, é fundamental um trabalho conjunto entre setor público e privado.
Ao todo, o carioca elege mais de 170 políticos, entre vereadores, deputados federais e estaduais, senadores, além do governador e do prefeito. E assim ocorre em todos os Estados, de forma proporcional. É evidente a importância de o eleitor dar atenção não apenas ao candidato que vai ocupar a cadeira da presidência, um cargo, que, sem dúvida, tem extrema relevância para todo o Brasil.
Enquanto o presidente estabelece ações amplas, que tendem a impactar o País de forma abrangente, são os legisladores locais que podem atender às necessidades de determinada categoria, como o Turismo. Neste cenário, as demandas regionais, que fazem de fato a diferença no dia a dia da população, não podem ficar esquecidas diante do momento agitado que vive Brasília.
O Rio de Janeiro precisa desse engajamento da população e dos governantes. Somos a porta de entrada para turistas do mundo todo, que vêm ao Brasil a lazer. Além disso, a cidade é a segunda que mais lucra com os viajantes, atrás apenas de São Paulo, que tem um forte Turismo de negócios. As praias, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Corcovado, tudo isso fez o Rio ser eleito o destino mais “instagramável” do País. Além disso, o setor representado pelo Rio Convention Bureau contribui de forma significativa para o meio ambiente e a sustentabilidade. Mas tudo isso precisa vir acompanhado de políticas públicas voltadas para o setor, como a capacitação dos trabalhadores, a segurança dos visitantes e a infraestrutura no destino.
Nosso papel, como entidade de incentivo, estabelecimentos comerciais, atrações turísticas ou mesmo como turistas, é estimular e cobrar os políticos a se engajarem para tornar destinos turísticos como o Rio de Janeiro cada vez mais atrativos para os visitantes. E, em outubro de 2022, levar para as urnas quem pode nos ajudar a fazer a diferença no setor."
Leia abaixo outras matérias e artigos da revista edição especial 18º Fórum PANROTAS:
Confira o artigo na íntegra:
Turismo precisa engajar políticos locais
"A polarização cada vez mais acentuada na política brasileira ganha as capas dos jornais e leva o assunto para as mesas de bar. As pesquisas mais recentes de intenção de voto mostram que a maioria dos brasileiros conhece os candidatos e muitos já escolheram quem pretendem apoiar nas urnas.
É inegável a importância das eleições presidenciais em um momento de recuperação dos prejuízos causados pelo coronavírus, tanto econômicos quanto sociais. Mas me pergunto: quantos eleitores sabem os nomes dos candidatos ao governo do Estado para o pleito do ano que vem? Entre nossos leitores, quem se lembra em quem votou para vereador no ano passado?
No âmbito do Turismo, que representamos como Rio Conventions & Visitors Bureau, muitos interesses passam pelos políticos locais, cujas pautas buscam acolher as demandas do setor. Governadores, prefeitos, vereadores e deputados podem, juntamente com a iniciativa privada, estabelecer políticas de incentivo ao Turismo em Estados e municípios. Cabe aos gestores também determinar medidas que garantam uma boa experiência ao visitante.
Como sabemos, o Turismo tem um peso significativo não só para o País, mas também para Estados e municípios. O setor de Viagens e Turismo faturou, em 2019, R$ 597 bilhões, contribuindo para 7,7% do PIB brasileiro, percentual semelhante ao registrado no Rio de Janeiro. Em todo o País, são mais de sete milhões de trabalhadores na indústria, o que representa 8,2% do total de empregos. Os dados são do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera que as atividades turísticas contratem quase 500 mil funcionários até fevereiro. A atenção ao setor se torna ainda mais urgente no pós-pandemia. A retomada já começou com o crescimento do Turismo doméstico. A expectativa do Réveillon e do Carnaval aquece o coração de toda a indústria, com a esperança de recuperar parte das perdas. Mas o Turismo do Rio de Janeiro não pode viver apenas dessas grandes datas. Precisamos de um calendário robusto de eventos e, para isso, é fundamental um trabalho conjunto entre setor público e privado.
Ao todo, o carioca elege mais de 170 políticos, entre vereadores, deputados federais e estaduais, senadores, além do governador e do prefeito. E assim ocorre em todos os Estados, de forma proporcional. É evidente a importância de o eleitor dar atenção não apenas ao candidato que vai ocupar a cadeira da presidência, um cargo, que, sem dúvida, tem extrema relevância para todo o Brasil.
Enquanto o presidente estabelece ações amplas, que tendem a impactar o País de forma abrangente, são os legisladores locais que podem atender às necessidades de determinada categoria, como o Turismo. Neste cenário, as demandas regionais, que fazem de fato a diferença no dia a dia da população, não podem ficar esquecidas diante do momento agitado que vive Brasília.
O Rio de Janeiro precisa desse engajamento da população e dos governantes. Somos a porta de entrada para turistas do mundo todo, que vêm ao Brasil a lazer. Além disso, a cidade é a segunda que mais lucra com os viajantes, atrás apenas de São Paulo, que tem um forte Turismo de negócios. As praias, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Corcovado, tudo isso fez o Rio ser eleito o destino mais “instagramável” do País. Além disso, o setor representado pelo Rio Convention Bureau contribui de forma significativa para o meio ambiente e a sustentabilidade. Mas tudo isso precisa vir acompanhado de políticas públicas voltadas para o setor, como a capacitação dos trabalhadores, a segurança dos visitantes e a infraestrutura no destino.
Nosso papel, como entidade de incentivo, estabelecimentos comerciais, atrações turísticas ou mesmo como turistas, é estimular e cobrar os políticos a se engajarem para tornar destinos turísticos como o Rio de Janeiro cada vez mais atrativos para os visitantes. E, em outubro de 2022, levar para as urnas quem pode nos ajudar a fazer a diferença no setor."
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