Carlos Wollenweber assume como CFO da CVC Corp e destaca solidez do grupo
Leonel Andrade, ex-CEO, ocupava a função interinamente depois que Marcelo Kopel deixou o cargo, há um mês
Carlos Wollenweber é o novo CFO da CVC Corp, segundo comunicado enviado nesta quinta-feira, 25, pela empresa, após a saída do CEO Leonel Andrade, anunciada ontem (24). Andrade estava ocupando o cargo de CFO interinamente desde 29 de abril, depois que Marcelo Kopel deixou a função, um mês atrás. Kopel atuava como diretor financeiro e de Relações com Investidores na companhia desde setembro de 2021. Esse é o primeiro passo na necessária reestruturação da companhia, que agora busca um novo CEO e já está entrevistando executivos que já passaram pela CVC em outras gestões.
Com duas décadas de experiência e participação em projetos de construção, transformação e consolidação de empresas relevantes no mercado brasileiro, o Wollenweber assume a Diretoria Executiva de Finanças Corporativas e Relações com Investidores a partir da próxima segunda-feira (29). Ele chega em um momento de transformação da companhia, em que a CVC Corp concluiu, após três anos, uma intensa transformação organizacional. Esse trabalho culminou em um legado de digitalização dos negócios, com o maior investimento da história em tecnologia, inovação, governança, pessoas e sustentabilidade.
Neste período, a companhia também atingiu o menor nível de endividamento do grupo em cinco anos, com o recente reperfilamento das dívidas até 2026.
O novo CFO, de acordo com o comunicado da CVC Corp, possui uma trajetória sólida na área de finanças. Formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela PUC/SP e Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela mesma instituição, tem ainda MBA pelo MIT. Iniciou sua carreira na Accenture, atuando em projetos estratégicos para grandes clientes multinacionais. Também trabalhou na Gafisa, Grupo GPS, BR Properties, Direcional e Even Engenharia.
Carlos Wollenweber recebe as boas-vindas de Sandoval Martins, conselheiro e head do Comitê de Transição do grupo CVC Corp, instituído para manter a consistência na direção estratégica da empresa. Sandoval Martins, por sua vez, faz parte do Conselho de Administração do grupo CVC Corp há 3 anos e tem mais de 10 anos de experiência no setor de Turismo, tendo atuado em companhias como Gol, Latam e Multiplus.
"Wollenweber coloca sua reputação e know-how a serviço da missão da CVC Corp de ser a maior empresa do segmento de Turismo do País, com um processo de retomada consolidado e cada vez mais forte da capitalização de sua rede de negócios. A empresa hoje é reconhecida por sua solidez, confiabilidade e constante evolução e modernização", diz a CVC Corp em comunicado.
Desde 2020, Wollenweber atuava como CFO na Even e, posteriormente de sua controlada Melnick Even. Durante seu mandato na Even liderou o IPO de sua investida Melnick Even, a reestruturação da dívida da companhia, bem como a gestão de crise no início da pandemia. Também atuou como conselheiro de uma das empresas investidas pelo Pátria Investimentos.
Uma de suas prioridades neste ano será dar continuidade ao planejamento financeiro, com a realização do processo previsto de follow on, conforme anteriormente anunciado, para a captação de, no mínimo, R$ 125 milhões até 30 de novembro de 2023 – valor compatível com o porte da companhia, que movimentou R$ 14 bilhões em reservas de viagens no último ano, tendo realizado, considerando dados divulgados referentes ao 1º trimestre de 2023, gestão austera de despesas, com redução de prejuízo em 23,3% e crescimento de vendas em duplo dígito de suas três unidades de negócios: B2C (46,6%), B2B (29,8%) e Argentina (66,8%).
“É uma honra me unir ao time CVC Corp, que tem uma história brilhante e um futuro promissor na geração de valor e negócios aos seus stakeholders”, diz Wollenweber.
“Estamos falando de colaboradores, rede de franqueados, agentes de viagens, fornecedores, consumidores e nossos acionistas. A CVC Corp é hoje um grupo sólido e muito bem posicionado, que vem liderando a retomada do setor de viagens em negócios B2C e B2B. Trata-se, historicamente, da líder na preferência de milhares de consumidores na realização do sonho de viagem.”