Braztoa: Salvador foi destino mais vendido em 2022; no inter, EUA lideram
Dados são do Anuário Braztoa 2023, divulgado nesta quarta-feira (12)
O Nordeste do Brasil permanece na liderança quando se trata de vendas nas operadoras associadas à Braztoa. Em 2022, a região liderou com 38,4% dos embarques, seguida pelo Sudeste (24%), Sul (17%), Centro Oeste (11%) e Norte (9,6%). Entre os destinos que compõem o pódio brasileiro, Salvador ficou na primeira colocação, seguido por Porto de Galinhas, Recife e São Paulo. Os dados são do Anuário Braztoa 2023, divulgado hoje (12).
“O Nordeste do Brasil continua sendo a região que mais recebe passageiros, mas vale destacar que começa a ter uma crescente em outros Estados, resultando em uma melhor distribuição no cenário do Brasil. São Paulo, por exemplo, já aparece no ranking e isso se deve à mudança de perfil ocorrida no pós-pandemia. As viagens mais curtas de carro, principalmente para o interior da cidade, foram o jeito que o turista buscou para driblar os altos valores das passagens aéreas", comenta a vice-presidente da Braztoa, Marina Figueiredo.
Os produtos mais vendidos no nacional foram resorts, seguidos de praia, Lençóis Maranhenses e o parque Beto Carrero World. Mais de 2,1 milhões de diárias em meios de hospedagem brasileiros foram comercializadas no período.
No ranking de destinos internacionais, os Estados Unidos aparecem em destaque, seguidos de Portugal, Itália e Egito. Em 2022, foram comercializadas mais de 32,5 milhões de diárias para hospedagens internacionais. A Europa voltou a ter o melhor desempenho, responsável por 37,7% dos passageiros embarcados. América do Sul (15%), América do Norte (14,7%), América Central e Caribe (13,3%), Ásia (11,3%), África (6%) e Oceania (2%) aparecem em seguida. A atração internacional mais vendida foi Walt Disney World, seguida de cruzeiros marítimos.
Sobre o tipo de produto vendido, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 32% do faturamento, seguidas de somente hospedagem, responsável por 24,4%, cruzeiros e serviços agregados, com 15,7%, e serviços no destino (traslados, passeios, etc.), com 9%.
Vale ressaltar que, para a aquisição de viagens, a opção de pagamento parcelado em mais de cinco vezes atendeu a maior parte dos clientes (50,1%). O cartão de crédito se confirma como o principal meio de pagamento, sendo utilizado em 68,7% das vendas, seguido do Pix ou transferência bancária, com 19,1%, e boleto bancário, com 10,8%.
Para as viagens internacionais, ocorreu o mesmo padrão de atendimento ao público mais maduro entre as operadoras, com 41,4% dos embarques representados pela geração X (entre 40 e 60 anos) e 29,6% baby boomers (+60 anos). Os millennials, também chamados de geração X, com idade entre 25 e 40 anos, representaram 21,34% dos embarques e a geração Z (10 a 25 anos), 7,69%.
"O público maduro, quando vai comprar sua viagem, quer conforto, tranquilidade e comodidade. E esses são valores que o operador acaba oferecendo. Isso explica muito a predominância dos baby boomers e geração X nas vendas. Eles representam o passageiro que não quer ficar horas procurando na internet e prefere o serviço do operador, que está conectado diretamente com os destinos e têm à mão todas as informações de que eles precisam", comenta Marina.
“Famílias e casais continuam sendo o principal público das vendas. As operadoras também têm trabalhado bastante com grupos e houve um aumento das viagens feitas por solteiros, revelando novas oportunidades de gerar negócios e desenvolver roteiros”, destaca a VP da associação.
VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Uma das tendências observadas pelo anuário Braztoa deste ano é a valorização das experiências pelos viajantes. "Depois da pandemia as pessoas não querem mais viagens tradicionais, elas buscam experiência, querem algo mais do que a simples viagem turística", comenta o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu.
O Anuário Braztoa 2023 é realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a Sprint Dados, empresa de consultoria, com informações que traçam o contexto econômico nacional e internacional do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista.
Clique aqui para acessar o material completo.
“O Nordeste do Brasil continua sendo a região que mais recebe passageiros, mas vale destacar que começa a ter uma crescente em outros Estados, resultando em uma melhor distribuição no cenário do Brasil. São Paulo, por exemplo, já aparece no ranking e isso se deve à mudança de perfil ocorrida no pós-pandemia. As viagens mais curtas de carro, principalmente para o interior da cidade, foram o jeito que o turista buscou para driblar os altos valores das passagens aéreas", comenta a vice-presidente da Braztoa, Marina Figueiredo.
Os produtos mais vendidos no nacional foram resorts, seguidos de praia, Lençóis Maranhenses e o parque Beto Carrero World. Mais de 2,1 milhões de diárias em meios de hospedagem brasileiros foram comercializadas no período.
No ranking de destinos internacionais, os Estados Unidos aparecem em destaque, seguidos de Portugal, Itália e Egito. Em 2022, foram comercializadas mais de 32,5 milhões de diárias para hospedagens internacionais. A Europa voltou a ter o melhor desempenho, responsável por 37,7% dos passageiros embarcados. América do Sul (15%), América do Norte (14,7%), América Central e Caribe (13,3%), Ásia (11,3%), África (6%) e Oceania (2%) aparecem em seguida. A atração internacional mais vendida foi Walt Disney World, seguida de cruzeiros marítimos.
Perfil das viagens
Em 2022, os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os mais escolhidos, alcançando 51,6% dos passageiros embarcados dentro do Brasil, seguidas das viagens mais curtas, de até 5 dias, com 34%. Já as viagens internacionais mais longas, com duração entre 10 e 25 dias, corresponderam a 41,7% dos embarques, seguidas das médias, entre cinco e 10 dias, que representaram 39,4%.Sobre o tipo de produto vendido, as experiências completas, que envolvem a parte terrestre e aérea, representaram 32% do faturamento, seguidas de somente hospedagem, responsável por 24,4%, cruzeiros e serviços agregados, com 15,7%, e serviços no destino (traslados, passeios, etc.), com 9%.
Vale ressaltar que, para a aquisição de viagens, a opção de pagamento parcelado em mais de cinco vezes atendeu a maior parte dos clientes (50,1%). O cartão de crédito se confirma como o principal meio de pagamento, sendo utilizado em 68,7% das vendas, seguido do Pix ou transferência bancária, com 19,1%, e boleto bancário, com 10,8%.
Perfil do turista
Foi observada uma crescente onda de consumo e comunicações voltadas para os mais novos, geração Z (idade entre 15 e 25 anos), e os millennials (idade entre 25 e 40 anos). Entretanto, entre as operadoras, 42% dos passageiros domésticos embarcados são da geração X (idade entre 40 e 60 anos) e 26,8% baby boomers (+60 anos).Para as viagens internacionais, ocorreu o mesmo padrão de atendimento ao público mais maduro entre as operadoras, com 41,4% dos embarques representados pela geração X (entre 40 e 60 anos) e 29,6% baby boomers (+60 anos). Os millennials, também chamados de geração X, com idade entre 25 e 40 anos, representaram 21,34% dos embarques e a geração Z (10 a 25 anos), 7,69%.
"O público maduro, quando vai comprar sua viagem, quer conforto, tranquilidade e comodidade. E esses são valores que o operador acaba oferecendo. Isso explica muito a predominância dos baby boomers e geração X nas vendas. Eles representam o passageiro que não quer ficar horas procurando na internet e prefere o serviço do operador, que está conectado diretamente com os destinos e têm à mão todas as informações de que eles precisam", comenta Marina.
“Famílias e casais continuam sendo o principal público das vendas. As operadoras também têm trabalhado bastante com grupos e houve um aumento das viagens feitas por solteiros, revelando novas oportunidades de gerar negócios e desenvolver roteiros”, destaca a VP da associação.
VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Uma das tendências observadas pelo anuário Braztoa deste ano é a valorização das experiências pelos viajantes. "Depois da pandemia as pessoas não querem mais viagens tradicionais, elas buscam experiência, querem algo mais do que a simples viagem turística", comenta o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu.
O Anuário Braztoa 2023 é realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a Sprint Dados, empresa de consultoria, com informações que traçam o contexto econômico nacional e internacional do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista.
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