Karina Cedeño   |   24/01/2023 10:59
Atualizada em 24/01/2023 11:28

ViagensPromo: veja quem é quem na equipe da operadora

Conheça a empresa e veja o que cada departamento planeja para este ano

PANROTAS / Filip Calixto
Os sócios-diretores da ViagensPromo, Renato Alves e Renato Kido (à frente), junto às principais lideranças da operadora
Os sócios-diretores da ViagensPromo, Renato Alves e Renato Kido (à frente), junto às principais lideranças da operadora
Prateleira de produtos diversificada, colaboradores bem relacionados com o mercado, alianças fortes, agentes de viagens que têm suporte sempre que precisam e uma pitada de inovação. Essa é a receita que se revelou certeira para o crescimento da ViagensPromo.

Com apenas cinco anos de existência, a operadora já mostra maturidade de mercado suficiente para se lançar em novas frentes e lembra que ainda tem muito espaço para crescer – afinal, 2023 será o ano do internacional para a empresa.

Durante a pandemia, a ViagensPromo tinha em torno de 15 colaboradores. Hoje são 129. E mesmo que a rápida crescente na quantidade de funcionários surpreenda, o que faz a diferença, na visão dos sócios-diretores Renato Kido e Renato Alves, é a qualidade do atendimento e do serviço prestado. “O nosso pensamento não é ser a maior, mas a melhor na entrega”, afirma Alves. Essa mentalidade permeia não só a diretoria, como também todos os departamentos da empresa, que tem como diferencial o atendimento aos agentes de viagens.

“Para nós não é só vender. Damos ouvidos aos agentes de viagens, seja nas horas boas ou ruins, e o atendimento nesses dois momentos é o mesmo”, comenta Alves.

“O suporte aos agentes é muito importante e um bom exemplo disso aconteceu durante a pandemia, quando os ajudamos com o processo de reembolso. Não seguimos o período de meses estipulado pelo governo para o reembolso, pois nós o fazíamos de imediato. Ações como essa deram mais credibilidade à nossa marca”, complementa Kido.

Isso talvez explique por que, diariamente, a operadora receba de 15 a 20 novos cadastros em seu sistema. “O Turismo nos mostra a cada dia que é relacionamento. Na ViagensPromo os clientes e os fornecedores são tratados da mesma maneira, com o mesmo carinho, e isso é um dos diferenciais da operadora”, reforça Alves.
PANROTAS / Filip Calixto
Os sócios-diretores da ViagensPromo, Renato Kido e Renato Alves
Os sócios-diretores da ViagensPromo, Renato Kido e Renato Alves

“O sucesso também advém do trabalho dos nossos colaboradores, que são bem relacionados com o mercado e com os agentes de viagens. Além disso, temos produto diferenciado na prateleira. Na pandemia começamos os nossos fretamentos e isso fez a diferença”, destaca Kido.

E por falar em fretamentos, eles vão muito bem. “Quase todos estão com ocupação acima de 95%. Renovamos o contrato com as companhias aéreas para este ano e já começamos com os pedidos de 2024. Trouxemos mais gente para reforçar nosso time do Departamento Aéreo e o objetivo é ter mais assentos disponíveis no internacional e também no nacional. Teremos um negociador no Nordeste (Wagner Couto Moraes) e outro no Sul (Grasielle Santos Stachlewski), que são as duas regiões com maior procura de pacotes no Brasil. Também temos negociadores de corporativo. O nosso foco é aumentar o número de produtos no portfólio, ampliando o suporte, o número de clientes e a distribuição”, destaca Kido.

A ViagensPromo espera para este ano um crescimento de 10% a 12% no volume de vendas. “Durante a pandemia e até o ano passado o nacional dominou, mas o cenário vem mudando bastante e cada vez o nosso internacional cresce mais, assim como o departamento de cruzeiros e o rodoviário”, complementa.

Cruzeiros hoje representa quase 5% do movimento da empresa e os investimentos para que esse departamento seja 100% on-line têm refletido nas vendas.

“Nosso objetivo é investir em tecnologia, em pessoas, em produtos, em ações e, principalmente, em alianças. Isso faz a gente crescer. Criamos alianças com companhias aéreas, agentes de viagens, hotéis e trazemos produtos cada vez mais diferentes. Estamos sempre inovando”, conclui Kido.
Toda essa inovação também se revelou no último mês de 2022. “Dizem que na segunda quinzena de dezembro o agente de viagens já está preparado para fazer a mala porque é um mês mais tranquilo de vendas. Para nós foi o contrário. Dezembro foi muito aquecido, pois fizemos uma ação chamada VP Week, por meio da qual batemos a meta e todos os colaboradores foram bonificados”, conta Alves.

Depois de fechar o ano com as vendas a mil, a ViagensPromo entra em 2023 preparada para crescer ainda mais. Confira o que cada departamento da empresa traz de novidades, tendências e metas:

Departamento Nacional
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Rafael Ortiz (Departamento Nacional)
Rafael Ortiz (Departamento Nacional)
“A ViagensPromo tem uma raiz muito forte no nacional desde o início e o ano passado foi muito bom poque apostamos em fretamentos. Isso fez a diferença para os agentes de viagens, que passam a ter maior competitividade tarifária, ainda mais diante das dificuldades do setor, com o alto valor das passagens aéreas. Também melhoramos muito a parte de hotelaria, de negociação, e incrementamos o rodoviário, que ajudou nas vendas”, destaca o gerente de Produtos e Operações Nacionais, Rafael Ortiz.

Segundo ele, o Departamento Nacional espera um crescimento de 50% nas vendas em relação ao ano passado. Porto Seguro, Maceió e Natal são os destinos mais vendidos.
No que diz respeito ao Departamento Rodoviário, Caldas Novas tem ganhado grande destaque. “Já era um destino conhecido e havia uma demanda reprimida por ele. Para se ter uma ideia, a primeira saída de Belo Horizonte para lá já lotou dois ônibus”, conta o coordenador do Departamento Rodoviário, Rodrigo Sá.

“As viagens de ônibus têm sido uma boa alternativa diante dos altos preços das passagens aéreas e muito procuradas em destinos que o aéreo não atende. Vamos seguir nessa linha. Já estamos programando para o segundo semestre mais produtos na prateleira, incluindo Olímpia (SP), Lins (SP) e hotéis fazenda, além de começar a expandir outras bases (ex: saídas de Porto Alegre e do Nordeste também)”, conta Sá.

Segundo ele, muitos dos produtos são criados com base nos feedbacks dos agentes de viagens. “Eles nos falam sobre destinos que estão faltando, como, por exemplo, Arraial do Cabo e Cabo Frio com saídas de Belo Horizonte. Outra demanda que eles citaram é a saída de São Paulo para Olímpia. Apesar de ser um trajeto fácil, os clientes das agências não querem ir dirigindo porque eles acham cansativo. Então, o trajeto de ônibus seria ideal. O mesmo vale para quem sai de Porto Alegre e Vai para o Beto Carrero. A preferência é pelo ônibus, poque de avião as pessoas têm que fazer conexões que consideram cansativas. Com base nessas demandas, vamos desenvolvendo novos roteiros. 2023 é o ano em que nascerá um produto novo de cada base”, comenta Sá.

Departamento Internacional

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Regiane Guedes e Andrea Kubo (Departamento Internacional)
Regiane Guedes e Andrea Kubo (Departamento Internacional)
“Mesmo com o dólar alto e a guerra, o Departamento Internacional vem aumentando sua representatividade na operadora. Tanto que a ViagensPromo já oficializou que 2023 será o ano do internacional. A empresa já está muito consolidada no nacional e quer ter esse mercado abrangente também no inter, então ainda tem muito a crescer”, destaca Regiane Guedes, que está à frente do Departamento Internacional da ViagensPromo junto com Andrea Kubo, que cuida da parte de Produtos.

Hoje o internacional representa 25% do faturamento da operadora e para este ano espera um crescimento em torno de 15%, visando atingir 40% de representatividade. “Para isso estamos investindo em produtos e em mão de obra qualificada. Teremos em breve uma pessoa dedicada exclusivamente a destinos exóticos”, conta Regiane.

A participação nas principais feiras internacionais do setor também está nos objetivos deste ano. “Vamos participar da Fitur, do IPW e de outros eventos importantes do setor. Já estamos com a agenda lotada”, comenta Andrea Kubo. Segundo ela, os destinos internacionais mais vendidos são Buenos Aires, Orlando, Lisboa, Santiago, Punta Cana, Maldivas e Dubai.

“A ViagensPromo também terá, em breve, pacotes de lua de mel nas Maldivas, Seychelles e Ilhas Maurício”, conta Andrea. “Também para este ano teremos o lançamento de aluguel de carro dentro do sistema e a inclusão de muitos produtos com boqueio aéreo”, complementa.

Regiane reforça que a ViagensPromo hoje tem um grande portfólio e acordos com vários fornecedores do mundo todo, destacando as contratações diretas com principais redes hoteleiras no Caribe e em Portugal.

Departamento de Cruzeiros Marítimos

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Vera Kiste (Departamento de Cruzeiros Marítimos)
Vera Kiste (Departamento de Cruzeiros Marítimos)
“No ano passado realizamos uma campanha de vendas do marítimo que se encerrou no dia 31 de dezembro. Fizemos a apuração desse resultado e ele foi muito positivo. A ViagensPromo investe no agente de viagens e não tínhamos dúvidas de que isso se refletiria no marítimo”, conta a supervisora do Departamento de Cruzeiros Marítimos da operadora, Vera Kiste.

Hoje há três vendedores dedicados ao produto na ViagensPromo. “Estamos no auge da temporada de cruzeiros no Brasil e isso reflete bastante no movimento de vendas. Além disso, já há muitas reservas para o Caribe e uma alta procura por cruzeiros temáticos, tanto para o meio do ano quanto para o final dele. Também tivemos investimento na plataforma de cruzeiros que lançamos em outubro do ano passado e ela tem sido um sucesso, com mais de dois mil agentes cadastrados e utilizando a ferramenta”, conta Vera.

O Departamento de Cruzeiros espera crescer no mínimo 30% neste ano, com o objetivo de fazer com que o produto comece a ter uma representatividade maior na operadora. “Em 2023 faremos ações em várias cidades do Brasil em parceria com algumas companhias marítimas”, comenta a supervisora do Departamento de Cruzeiros Marítimos.

Departamento de Grupos
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Audrey Francelino (Departamento de Grupos)
Audrey Francelino (Departamento de Grupos)
“Neste ano há a perspectiva de projetar o departamento para as agências e estamos animados com os grupos internacionais, já temos alguns fechados para embarque e estão tendo bastante procura”, conta a coordenadora de Grupos da ViagensPromo, Audrey Francelino.

“Também estamos investindo muito nos treinamentos para as agências, em treinamentos internos e de destinos. Faremos capacitações presenciais por região e também treinamentos virtuais para atingir o maior número de agências no Brasil”, destaca.

De acordo com Audrey, hoje o desafio de trabalhar com grupos é a questão das tarifas aéreas, mas os fretamentos facilitam essa questão. “Por meio dos fretamentos, conseguimos confirmar os grupos com tarifas áreas bem melhores do que as do mercado”

Em 2023, o Departamento de Grupos tem a expectativa de crescer pelo menos 30%. “Trabalhamos sob demanda e queremos saber qual é a expectativa dos clientes”, comenta.

A exclusividade é um diferencial da operadora no atendimento aos grupos. “Quando fazemos uma reserva de grupo, temos o cuidado de colocá-lo em apartamentos próximos, fazer check in privativo, proporcionar uma recepção com welcome drink, buscar um guia que tenha o perfil do grupo. Há toda uma preocupação de dar um diferencial”, destaca a coordenadora de Grupos, contando que o departamento também está trabalhando com eventos.

Departamento de Marketing
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Bianca Fernandes (Departamento de Marketing)
Bianca Fernandes (Departamento de Marketing)
O Departamento de Marketing da ViagensPromo está a todo vapor e já começou o ano com uma novidade: o rebranding da marca. “Queríamos trazer a personalidade que a ViagensPromo tem, que é tão única e exclusiva, para a nova identidade, sem descaracterizá-la completamente”, conta a coordenadora de Marketing, Bianca Fernandes.

“Também teremos um novo site, que está em fase de desenvolvimento e deve ser lançado nos três primeiros meses do ano. Ele foi pensado para trazer mais conteúdo e facilitar a venda para os agentes de viagens. Será um site mais completo, com páginas especiais de resorts, de companhias marítimas, com dicas e informações, como os documentos necessários para o embarque, por exemplo”, conta Bianca.

Segundo ela, o diferencial da equipe de Marketing é que ela é muito unida e o trabalho abrange todas as áreas da empresa. “Trabalhamos muito bem em conjunto. Falamos a mesma língua e temos a mesma visão do futuro da empresa. Sem falar que nosso time é composto por profissionais extremamente capacitados”.

O departamento também está planejando a agenda de eventos deste ano, que abrangerá diversos fornecedores e destinos.

Departamento Financeiro

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Viviane Hamamura, Pedro Hamamura e Mary Kido (Departamento Financeiro)
Viviane Hamamura, Pedro Hamamura e Mary Kido (Departamento Financeiro)
2022 foi um ano de muito crescimento para a ViagensPromo e o Departamento Financeiro da empresa se viu diante do desafio de acompanhar essa evolução.

“À medida que o volume de trabalho aumenta, temos que trabalhar para ampliar a equipe e estruturar os sistemas. 2022 foi um ano de fazer muitos ajustes para poder administrar e controlar bem a parte financeira da empresa”, destaca o gerente de Finanças, Pedro Hamamura.

Para este ano, a expectativa é de crescimento contínuo e melhorias na gestão da área. “A equipe do departamento está se adaptando ao rápido crescimento da empresa e se destaca por seu atendimento diferenciado para as agências”, conclui Hamamura.

Departamento de Vendas

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Valter Onishi, Amanda Luisi e Leandro Roberto (Departamento de Vendas)
Valter Onishi, Amanda Luisi e Leandro Roberto (Departamento de Vendas)
Bater metas – e ampliá-las – parece fazer parte da rotina da ViagensPromo. “O ano passado foi desafiador e ao mesmo tempo um sucesso. A operadora bateu todas as metas, chegando a dobrá-las ou triplicá-las”, conta Valter Onish, que lidera o Departamento de Vendas.

Amanda Luisi, que faz parte da equipe de atendimento, também comenta sobre a evolução da empresa. “Em um ano e meio a equipe de vendas passou de 6 para 27 colaboradores”

De acordo com Onish, o departamento dá muito valor ao relacionamento com os agentes de viagens. “Nosso mercado é 100% através deles e todo investimento que a diretoria faz é para que o agente ofereça um bom atendimento para o passageiro dele”, comenta, destacando o atendimento de vendas que é realizado de segunda a sábado das 9h às 22h.

“Isso sem contar o plantão de atendimento 24 horas para o cliente em viagem, que fica coberto o tempo inteiro, 365 dias por ano”, complementa o executivo de Contas Leandro Roberto Pinto, responsável pelas regiões Sul e Sudeste.

“Neste ano vamos apostar muito nos bloqueios em voos regulares. Já temos cadastrados mais de 12 mil lugares até março. Esse número deve dobrar ou até triplicar até o final do ano. Isso, claro, além dos fretamentos, que são nosso carro-chefe e costumam sair bem cheios”, destaca o executivo.

Departamento Aéreo
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Elaine Higa (Aéreo Regular) e Kleber Moreira (Produto Aéreo)
Elaine Higa (Aéreo Regular) e Kleber Moreira (Produto Aéreo)
Neste ano, o Departamento Aéreo da ViagensPromo reforçará os bloqueios aéreos nacionais e internacionais.

“A tendência é de crescimento, considerando que as próprias companhias aéreas estão aumentando a oferta de assentos e as tarifas já estão começando a baixar para um valor mais dentro da realidade”, destaca Kleber Moreira, responsável pelo Departamento Aéreo da operadora.

Elaine Riga, que cuida da área de voos regulares, conta que no ano passado as vendas para o nacional triplicaram e que neste ano a tendência é aumentar o share de internacional, que está crescendo em decorrência – entre outros fatores – da reabertura de fronteiras de países no Exterior.

“Além disso, fortaleceremos os acordos com as companhias aéreas. Além da Azul, Latam e Gol, queremos aquecer o internacional. Já temos um acordo com a Copa Airlines e o objetivo é melhorá-lo”.

Tudo começou em 2018...
E foi neste ano que a promotora de Vendas Janaína Neves Delaia entrou na ViagensPromo. Ela é a colaboradora mais antiga e viu a operadora crescer se desenvolver desde o início.
“No começo só havia eu e os dois Renatos na empresa e os processos eram manuais”, conta Janaína. O aprendizado e conhecimento que ela adquiriu ao longo dos anos é do que ela mais gosta. “O diferencial da ViagensPromo é o acolhimento, o cuidado que tem com os colaboradores. Além disso, os departamentos se ajudam mutuamente, o que contribui ainda mais para o crescimento da empresa”, comenta.

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Janaína Neves Delaia (Departamento de Vendas)
Janaína Neves Delaia (Departamento de Vendas)
Os executivos de Contas Thiago Benatti e Washington Silva, responsáveis pelas regiões de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, também destacam os diferenciais da operadora.
Benatti considera o atendimento um diferencial, tanto na venda quanto no pós-venda. “São 26 gerentes de contas em todo o Brasil, sem contar o atendimento via Whatsapp”

Já Silva destaca que a equipe da ViagensPromo é como uma família e que os diretores são acessíveis e parceiros no dia a dia, além da preocupação com os colaboradores e do ambiente leve da empresa.

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Thiago Benatti e Washington Silva (executivos de Vendas)<br/>
Thiago Benatti e Washington Silva (executivos de Vendas)
Contato para os agentes de viagens:
atendimento@viagenspromo.com

(11) 4000-1798


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REVISTA PANROTAS

Esta matéria faz parte da Revista PANROTAS de número 1.548 que circula nesta semana. Confira a edição digital completa logo abaixo.




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