Viagens internacionais já dominam faturamento de operadoras Braztoa
Braztoa divulgou seu boletim referente ao terceiro trimestre de 2022
Hoje (23), a Braztoa divulgou seu boletim referente ao terceiro trimestre de 2022. A pesquisa respondida por operadores associados a Braztoa indica que 51,5% obtiveram no período faturamento superior ao terceiro trimestre de 2021 e 36,4% já atingiram faturamento maior do que a média histórica. Fabiano Camargo, VP da Braztoa, ressaltou que estes números "podem significar os nichos que as operadoras estão trabalhando e não necessariamente o ritmo de retomada de cada um".
3º trimestre de 2022 em comparação com a média histórica
Embarque
Já José Zuquim, da Ambiental Turismo, explicou que "o primeiro a retomar foi o doméstico, então a curva de crescimento começa a ter um equilíbrio. Faturamento do doméstico é em uma moeda que nao tem oscilação, mas o internacional mesmo com menos passageiros são em moedas internacionais com câmbio alto".
Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, também apontou "um processo inflacionário das passagens aéreas que impulsionou o faturamento. Mas teve sim um crescimento em relação a uma base fraca de compartação que foi 2021."
Rayane Ruas apontou que os números indicam uma "finalização do processo de cartas de crédito da pandemia".
Desafios econômicos e sociais
Desafios no setor para retomada do Turismo
FATURAMENTO
3º trimestre de 2022 em comparação com 3º trimestre de 2021- Até 25%: 3,03%
- Entre 26 a 50%: 12,12%
- Entre 51 a 75%: 9,09%
- Entre 76 a 100%: 24,24%
- Entre 100 a 125%: 6,06%
- Entre 126 a 150%: 15,15%
- Entre 151 a 200%: 12,12%
- Mais de 201%: 18,18%
3º trimestre de 2022 em comparação com a média histórica
- Até 25%: 3,03%
- Entre 26 a 50%: 21,21%
- Entre 51 a 75%: 18,18%
- Entre 76 a 100%: 21,21%
- Entre 100 a 125%: 12,12%
- Entre 126 a 150%: 6,06%
- Entre 151 a 200%: 6,06%
- Mais de 201%: 12,12%
NACIONAL X INTERNACIONAL
Faturamento- 43% das vendas para Viagens Nacionais
- 57% das vendas para Viagens Internacionais
Embarque
- 46% dos embarques para Destinos Nacionais
- 54% dos embarques para Destinos Internacionais
Rayane Ruas, da Sprint Dados, logo apontou que existe uma série de fatores que levaram aos altos números do internacional e deu a palavra aos convidados. Fabiano Camargo afirmou que "o que nós vemos não é uma diminuição do nacional, foi uma retomada das vendas do internacional".
Já José Zuquim, da Ambiental Turismo, explicou que "o primeiro a retomar foi o doméstico, então a curva de crescimento começa a ter um equilíbrio. Faturamento do doméstico é em uma moeda que nao tem oscilação, mas o internacional mesmo com menos passageiros são em moedas internacionais com câmbio alto".
Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, também apontou "um processo inflacionário das passagens aéreas que impulsionou o faturamento. Mas teve sim um crescimento em relação a uma base fraca de compartação que foi 2021."
NOVAS VENDAS
- 86,6% dos embarques nacionais correspondem a novas vendas
- 82,1% dos embarques internacionais correspondem a novas vendas
Rayane Ruas apontou que os números indicam uma "finalização do processo de cartas de crédito da pandemia".
EXPECTATIVAS PARA 2023
Na pesquisa respondida entre outubro e novembro, os operadores Braztoa indicaram uma projeção de crescimento de 53,6% em 2023 com relação a 2022. Ainda assim, haverão desafios econômicos, sociais e no setor para as empresas. Confira abaixo os principais receios das operadoras.Desafios econômicos e sociais
- Instabilidade Política Brasileira: 69,7% apontaram como alta ou muito alta preocupação
- Redução do poder de compra das famílias: 46,9% apontaram como alta ou muito alta preocupação
- Concorrência com empresas digitais: 39,4% apontaram como alta ou muito alta preocupação
Desafios no setor para retomada do Turismo
- Custos do aéreo: 93,8% apontaram como alta e muito alta preocupação
- Retomada da malha aérea: 78,1% apontaram como alta e muito alta preocupação
- Custos de hospedagem: 53,1% apontaram como alta e muito alta preocupação
TENDÊNCIAS PARA 2023
Rayane Ruas, da Sprint Dados, ainda apontou tendências do Turismo para 2023.- Fortalecimento das viagens internacionais
- Viagens em família
- Destinos exóticos
- Clientes viajando mais vezes por ano
- Busca por novos destinos brasileiros