Lucro líquido da Localiza cresce 25,7% em 2020
Taxa média de utilização aumentou 5,4 pontos percentuais, consequência da retomada na pandemia
A Localiza acaba de divulgar os resultados do quatro trimestre de 2020, no qual teve um lucro 75% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 401,8 milhões. A receita líquida da divisão de Aluguel de Carros cresceu 12,1% e, a frota média alugada, 4,1%, comparadas ao 4T19. A taxa média de utilização aumentou 5,4 pontos percentuais, consequência da retomada das atividades no cenário da covid-19.
O lucro líquido de 2020 da empresa alcançou R$ 1,05 bilhão, um crescimento de 25,7% em em comparação com 2019. Já a frota média alugada, no segmento de aluguel de carros, fechou o ano com um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior. Na gestão de frota, resiliente ao longo de todo o ano, o avanço foi de 11,7%.
Na divisão de Gestão de Frotas, a companhia teve um aumento de 7,7% na receita líquida e 5,1% na frota média alugada. O Ebitda consolidado, indicador para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, cresceu 19,5% e, o Ebit, 56,6%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
A receita líquida consolidada do 4T20 teve uma pequena queda de 2,2%, em comparação ao 4T19, impactada pela redução do volume de carros desativados, visando atender a forte demanda da alta temporada. A frota de veículos, por outro lado, cresceu 4,4% no último trimestre em relação ao terceiro trimestre de 2020 para suportar a crescente demanda da empresa.
"O resultado é reflexo da nossa busca constante por uma operação eficiente e capacidade de nos adaptarmos a diferentes cenários com agilidade, resiliência e planejamento de longo prazo. Nosso olhar esteve sempre em oferecer as melhores soluções de mobilidade para a sociedade, cuidando da segurança dos clientes e colaboradores e da sustentabilidade dos nossos negócios e processos", diz o CFO da Localiza, Rodrigo Tavares.
SUSTENTABILIDADE
Em 2020, a locadora de veículos também avançou em sua agenda de sustentabilidade, com o lançamento do Programa de Diversidade e a integração ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Além disso, investiu R$ 16 milhões em ações de combate à pandemia em três frentes: apoio à saúde, às pequenas e médias empresas e a comunidades em vulnerabilidade social.
A companhia criou também no ano passado o Localiza Labs, um laboratório de tecnologia para criar soluções cada vez mais aderentes às necessidades de mobilidade da sociedade. "Conseguimos, no meio de uma pandemia, evoluir em temas estratégicos para a empresa, como sustentabilidade e tecnologia, sempre seguindo nosso propósito de construir o futuro da mobilidade com nossos colaboradores, clientes, parceiros e sociedade", afirma a diretora de Relações com Investidores, Nora Lanari.
O lucro líquido de 2020 da empresa alcançou R$ 1,05 bilhão, um crescimento de 25,7% em em comparação com 2019. Já a frota média alugada, no segmento de aluguel de carros, fechou o ano com um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior. Na gestão de frota, resiliente ao longo de todo o ano, o avanço foi de 11,7%.
Na divisão de Gestão de Frotas, a companhia teve um aumento de 7,7% na receita líquida e 5,1% na frota média alugada. O Ebitda consolidado, indicador para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, cresceu 19,5% e, o Ebit, 56,6%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
A receita líquida consolidada do 4T20 teve uma pequena queda de 2,2%, em comparação ao 4T19, impactada pela redução do volume de carros desativados, visando atender a forte demanda da alta temporada. A frota de veículos, por outro lado, cresceu 4,4% no último trimestre em relação ao terceiro trimestre de 2020 para suportar a crescente demanda da empresa.
"O resultado é reflexo da nossa busca constante por uma operação eficiente e capacidade de nos adaptarmos a diferentes cenários com agilidade, resiliência e planejamento de longo prazo. Nosso olhar esteve sempre em oferecer as melhores soluções de mobilidade para a sociedade, cuidando da segurança dos clientes e colaboradores e da sustentabilidade dos nossos negócios e processos", diz o CFO da Localiza, Rodrigo Tavares.
SUSTENTABILIDADE
Em 2020, a locadora de veículos também avançou em sua agenda de sustentabilidade, com o lançamento do Programa de Diversidade e a integração ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Além disso, investiu R$ 16 milhões em ações de combate à pandemia em três frentes: apoio à saúde, às pequenas e médias empresas e a comunidades em vulnerabilidade social.
A companhia criou também no ano passado o Localiza Labs, um laboratório de tecnologia para criar soluções cada vez mais aderentes às necessidades de mobilidade da sociedade. "Conseguimos, no meio de uma pandemia, evoluir em temas estratégicos para a empresa, como sustentabilidade e tecnologia, sempre seguindo nosso propósito de construir o futuro da mobilidade com nossos colaboradores, clientes, parceiros e sociedade", afirma a diretora de Relações com Investidores, Nora Lanari.