Localiza celebra 46 anos e foca em novas tecnologias
CEO e fundador da Localiza, Eugênio Mattar celebra aniversário, analisa liderança no mercado e fala sobre o futuro da empresa
Nesta sexta-feira (17), a Localiza completa 46 anos com R$ 23,9 bilhões em valor de mercado e 37,7% de market share se estabelecendo com a líder do segmento. A empresa de locação de veículos e mobilidade foi fundada em 1973, em Belo Horizonte, por Eugênio Mattar, hoje CEO, e já ultrapassou fronteiras: além do Brasil está presente em cinco países da América Latina.
Mattar conta que muita coisa mudou ao longo destas mais de quatro décadas: “começamos com seis carros e seis colaboradores, atualmente nossa frota compreende cerca de 248 mil carros, contamos com mais de 8 mil profissionais e estamos em mais de 300 cidades do Brasil. ” Contudo, ao mesmo tempo que vê as transformações relacionadas ao tamanho de sua empresa, ele explica que alguns pilares são inegociáveis, como priorizar o bem-estar dos clientes, buscar crescer e agregar valor à empresa de forma saudável e contar com as melhores pessoas possíveis na equipe. O atendimento, portanto, é prioridade.
Em relação à gestão dos negócios, a empresa tem procurado crescer com cautela para estar forte nos momentos de crise e instabilidade econômica do país; sempre com boa capacidade de caixa para manter a reputação com fornecedores e parceiros. Neste sentido, um bom indicador para mostrar o crescimento da empresa é o número de clientes: em quatro anos, número dobrou e a Localiza somou 8,9 milhões de clientes no primeiro trimestre de 2019.
Além disso, a receita consolidada da empresa cresceu 30,3% em 2018. O EBITDA aumentou 21,0%, superando R$1,5 bilhão. No primeiro trimestre de 2019 a empresa novamente apresentou resultados expressivos: crescimento de 26,2% no volume de diárias de aluguel de carros, 34,3% na receita líquida e 22,9% de aumento no lucro líquido.
MERCADO
Atualmente, a Localiza está estruturada em três divisões de negócio: aluguel de carros, gestão de frotas (aluguel e gestão de frota de veículos para empresas) e seminovos (venda de carros usados para pessoas físicas). O CEO da companhia conta que estes são exemplos de como eles estão criando um padrão para o mercado brasileiro, abrindo portas e estimulando seus concorrentes. “Líder não é ser apenas o maior, pois há responsabilidade de desenvolver a indústria de forma positiva. Assim, abrimos nosso capital, criamos novos segmentos e temos elementos diferentes no Brasil do que vemos em outras partes do mundo no segmento de locação.”, afirma Mattar.
O QUE VEM POR AÍ
A mobilidade se transforma e, a cada dia, há novas demandas na indústria que conversam com o segmento de locação. Por isso, Mattar busca trazer novas tecnologias para a Localiza, como o serviço que clientes aluguem o carro sem precisar passar pelo balcão da agência, por exemplo. Tudo é feito por meio do aplicativo da Localiza Hertz no próprio celular, da reserva a abertura do carro. “Estamos atentos às necessidades que estão surgindo para tornar a experiências dos cliente ainda mais convenientes”, finaliza.