Embratur trabalha estratégia conjunta para promover Nordeste no Exterior
Para a Agência, região precisa agir como um grupo, espelhando-se no Sudeste Asiático
FORTALEZA – Neste segundo e último dia de BTM 2024, o Fornatur realizou uma reunião extraordinária com os dirigentes dos Estados do Nordeste para discutir a promoção da região e como elaborar um plano para a divulgação dos destinos em conjunto. Entre as propostas está a criação de um roadshow no Exterior.
O diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, ontem (24), em sua fala na abertura da feira, já havia pontuado que o Nordeste é uma importante porta de entrada para trazer mais turistas estrangeiros ao Brasil. Por isso, é preciso trabalhar como um grupo para atingir números recordes – que estão previstos para dezembro deste ano, no máximo janeiro.
Em relação ao transporte aéreo de passageiros, o Nordeste está se encaminhando para um novo patamar. Dados apresentados por Reis na reunião, e divulgados previamente pelo Portal PANROTAS, mostram que mais de 225 mil visitantes internacionais chegaram pelo região de janeiro a setembro deste ano.
No entanto, este número corresponde somente às chegadas pelos aeroportos nordestinos, ou seja, o volume de turistas estrangeiros nos Estados da região é muito maior, já que boa parte chega ao Brasil por outras portas de entrada, como é o caso do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Por isso a importância de trabalhar a promoção e, principalmente, a fomentação de voos para as capitais e cidades do próprio Nordeste.
"Estamos prestes a bater o recorde de viajantes internacionais do Brasil, mas como estamos vendo a posição do Nordeste em relação aos nossos concorrentes? Como fazemos a preparação do trade? Precisamos criar estratégias para 2025, 2026 e 2027 para o posicionamento integrado da região. Para que o passageiro não faça a conexão no Rio, São Paulo ou Brasília, que ele vá direto ao Nordeste"
Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
Espelhando-se no Sudeste Asiático
Bruno Reis pontuou a importância de criar, em conjunto, um posicionamento mais tático e comercial, aproveitando as ferramentas e apoio da Embratur. Por meio dos recursos que a Agência dá, os Estados conseguem fazer a análise de produto de mercado, identificar concorrentes, qual o perfil do cliente, o ciclo de comercialização de cada país e mais.
"E essa estratégia tática e operacional de promoção é complexa. Exige pensamento crítico, principalmente por parte de quem coloca dinheiro público, para fazer essa divulgação. É o grande desafio, como posicionar uma marca unificada de Nordeste para o mercado internacional e um dos exemplos que temos é do Sudeste Asiático"
Bruno Reis, da Embratur
Segundo Reis, a região da Ásia vem se promovendo como uma marca única, em um mesmo site, com uma só estratégia de promoção. Nos materiais, o viajante consegue entender como se desloca da Tailândia para o Camboja, por exemplo, depois para o Laos, quais são os transportes disponíveis, as melhores rotas. Algo que é possível – e necessário – de se fazer no Nordeste.
"O que falta é um posicionamento de marca. Mas a expectativa é que daqui a 12 meses a gente consiga ter números equivalentes com o Sudeste Asiático. Por isso que é tão importante criar ferramentas de promoção em conjunto, não somente uma feira uma vez por ano, por exemplo. Precisa ter estratégia, famtours, campanhas, eventos, relacionamento com as companhias aéreas, sinergia de ações para que a gente consiga ter assertividade mercadológica dos destinos e consiga de fato aumentar o número de visitantes estrangeiros para a região", afirma Reis.
Ações de promoção do Nordeste em 2025
Entre essas estratégias apontadas por Bruno Reis por meio da atuação da Embratur, que os Estados do Nordeste poderão fazer parte – as inscrições para participar já estão abertas e as discussões com os atores interessados seguirão –, estão:
- Participação em feiras
- Fitur (Madri - Espanha) em janeiro de 2025;
- Travel & Adventure Show (Los Angeles - EUA) em fevereiro de 2025;
- Anato (Bogotá - Colômbia) em fevereiro de 2025;
- ITB (Berlim - Alemanha) em março de 2025;
- BTL (Lisboa - Portugal) em março de 2025;
- Roadshow Nordeste
- Mercados: Itália, França e Reino Unido: abril/maio de 2025.