Da Redação   |   22/03/2023 23:35
Atualizada em 23/03/2023 11:35

Em Brasília, Sindepat Summit reforça importância do associativismo

Primeiro dia de evento reuniu importantes nomes da política e do setor de parques e atrações turísticas

Tony Maciel, especial para o Portal PANROTAS (Brasília)

Tony Maciel
A diretora executiva do Sindepat, Carolina Negri
A diretora executiva do Sindepat, Carolina Negri
O primeiro dia do Sindepat Summit, que acontece em Brasília, foi marcado pela troca de experiências e comemoração pelos 20 anos do Sindepat, principal entidade brasileira na representação de parques temáticos, aquáticos e atrações turísticas.

Na abertura, a diretora executiva do Sindepat, Carolina Negri, fez um balanço dos 20 anos de luta da entidade com vitórias expressivas, entre elas a isenção definitiva de importação de produtos para o setor, marco de 2020. A pandemia da covid-19 também foi lembrada como o maior desafio do setor nos últimos anos, e no período a busca conjunta de alternativas para a sobrevivência dos parques e atrações foi decisiva, de acordo com ela.

“O G20, composto por associações do Turismo permitiu que passássemos juntos pelas dificuldades dos últimos anos. Destaco também o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que com o apoio da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), permitiu a sobrevivência das empresas e hoje coloca o Turismo como pauta importante no crescimento do PIB do Brasil em 2022. Unidos somos engajados. Temos muito trabalho pela frente, e ninguém realiza sozinho”, finalizou Carolina.

Tony Maciel
O deputado federal Eduardo Bismarck
O deputado federal Eduardo Bismarck
A abertura do evento, que acontece no Centro de Convenções Brasil XXI, contou com a presença do deputado federal Eduardo Bismarck, que destacou a necessidade de viabilizar recursos para o Ministério do Turismo e Embratur para que os órgãos federais façam investimentos necessários para o desenvolvimento da pasta.

“É necessário que encontremos, por meio do parlamento, reforço no orçamento do Ministério para infraestrutura, promoção interna e capacitação. Já para a Embratur, precisamos de recursos para a promoção internacional. Estamos confiantes que nosso setor escreverá novas páginas”, disse o parlamentar do Ceará.

Tony Maciel
O presidente do Sindepat, Murilo Pascoal, e a diretora executiva Carolina Negri, celebram 20 anos de existência da entidade
O presidente do Sindepat, Murilo Pascoal, e a diretora executiva Carolina Negri, celebram 20 anos de existência da entidade
Por sua vez, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a força do setor. “Tenho visto o impacto na geração de emprego e renda. O Turismo é uma potência, e fica atrás somente da construção civil. Os parques e os atrativos são agentes de mudança e empregam de forma direta e indireta 130 mil brasileiros. Estamos aqui para levar as pautas do Turismo para o Governo Federal. Somos um setor transversal que tem muito espaço no governo Lula por todo seu potencial”, finalizou.


Tony Maciel
Daniela Carneiro, ministra do Turismo
Daniela Carneiro, ministra do Turismo

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM TURISMO
Atração de investimentos em Turismo foi o tema da palestra apresentada pelo Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, que trouxe um panorama da situação atual do País em relação ao mundo e falou sobre as oportunidades que o Governo Federal oferece. “Até o ano passado, o Brasil esteve na 51ª posição em quantidade de projetos e em 39º no ranking de capital investido na América Latina, com 9,1% do total da região. Em termos de competitividade, o Brasil apresenta custo relativamente baixo, especialmente pela vasta mão de obra e acesso a mercados internacionais”, comentou Sobral.

A FORÇA DO ENTRETENIMENTO
A força do entretenimento na consolidação dos destinos foi tema do painel moderado pelo editor-chefe da Panrotas, Artur Luiz Andrade. E quem participou foi o managing partner na boutique Beta Advisory, Francisco Neto; o gerente geral do Parque Unipraias Camboriú, Alfredo Kuhn, e o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis.

Tony Maciel
A força do entretenimento na consolidação dos destinos foi tema do painel moderado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade. E quem participou foi o managing partner na boutique Beta Advisory, Francisco Neto; o gerente geral do Parque Unipraias Camboriú, Alfredo Kuhn, e o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis
A força do entretenimento na consolidação dos destinos foi tema do painel moderado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade. E quem participou foi o managing partner na boutique Beta Advisory, Francisco Neto; o gerente geral do Parque Unipraias Camboriú, Alfredo Kuhn, e o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis

Todos foram unânimes em reconhecer que os destinos que representam apresentaram crescimento por conta do aumento de atrações, tendo o entretenimento como pilar. Os participantes também falaram do desenvolvimento dos destinos regionais a partir dos investimentos.

SUSTENTABILIDADE
O Summit também trouxe o painel sustentabilidade e as melhores práticas no setor de parques e atrações turísticas. Participaram a gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, Talita Uzeda; a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raíssa Bisol; e o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.

NOVIDADES DO ENTRETENIMENTO
O período da tarde seguiu com painéis sobre as novidades do entretenimento do Brasil, com os cases do Alles Park (SC) e do ViaNova (RJ), onde participaram o CEO da Interparques, responsável pelo Alles Park, Cícero Fiedler; e o CEO da MazeFX e idealizador do ViaNova - Missão dos Viajantes, Bruno Junqueira.

ATIVOS HISTÓRICOS
Já o painel “aproveitamento turístico de ativos históricos e culturais” contou com a participação do coordenador-geral de Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Rafael Costa Morgado; chefe do Departamento de Estruturação de Projeto Imobiliários do BNDES, Osmar Carneiro de Guimarães; e do diretor geral da rede Vila Galé no Brasil, José Antônio Bastos.

Veja mais fotos no álbum a seguir

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados