Filip Calixto   |   24/11/2022 10:55
Atualizada em 24/11/2022 11:07

Estudo da ADVB aponta alta na confiança e nos investimentos para 2023

Pesquisa ouviu lideranças dos setores de Marketing e Vendas em empresas de atividades variadas


Shutterstock
Profissionais ouvidos pela ADVB esperam mais investimentos em ações e planejamento de marketing, além de mais vendas, nos próximos 12 meses
Profissionais ouvidos pela ADVB esperam mais investimentos em ações e planejamento de marketing, além de mais vendas, nos próximos 12 meses
O terceiro trimestre de 2022 entregou otimismo e perpectiva de mais investimentos para a economia brasileira. É isso que aponta o mais recente levantamento da ADVB-FIPE. Ouvindo lideranças de departamentos de Vendas e Marketing em em empresas de variados tipos de atividade, a pesquisa revela que 75% dos líderes de departamento esperam crescimento de vendas para os próximos 12 meses.

Já com relação à verba disponível para ações e planejamento de marketing, a expectativa média dos respondentes do 3º trimestre de 2022 mostrou-se menos otimista. Distribuiu-se entre aumento, para 56%; de estabilidade, para 31,6%; e queda, para os 7,3% restantes.

A Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é conduzida trimestralmente pela ADVB, com apoio técnico da Fipe e tem o objetivo de acompanhar a percepção de ocupantes de cargos de vendas e marketing sobre ao desempenho da economia brasileira.

QUEM RESPONDEU?
A maior parte dos respondentes ocupava cargos de destaque nas hierarquias das respectivas empresas, incluindo: presidência; direção e direção geral de vendas; gerência comercial, direção de planejamento estratégico, gerência de marketing, direção administrativa e financeira; entre outras posições relevantes.

No que se refere à classificação das atividades econômicas, as empresas dos respondentes se distribuíam entre atividades atuantes em comércio e serviços (88,2%), indústria (10,5%) e agronegócio (1,3%).

Uma parcela representativa dos respondentes (42,9%) integrava empresas de pequeno porte (com até 9 funcionários); 30,3% trabalhavam em organizações de médio porte (entre 10 e 99 funcionários); e 24,8% naquelas de grande porte (com 100 ou mais funcionários).

Em termos de perfil sociodemográfico, 79,8% dos respondentes autodeclararam-se do gênero masculino e 78% apresentavam 45 anos ou mais de idade. Geograficamente, predominaram respondentes de empresas sediadas no Paraná (35,3%), São Paulo (34,9%), Pernambuco (12,2%), Distrito Federal (5,5%), Rio Grande do Sul (4,2%), Minas Gerais (2,1%), Santa Catarina (1,7%), Bahia (1,3%), entre outras unidades da federação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados