Turismo pode representar 8,2% do PIB brasileiro nos próximos 10 anos
O Turismo é um setor-chave para a retomada do crescimento econômico do Brasil
Com os investimentos adequados e a promoção de um ambiente regulatório favorável e competitivo, o setor de Turismo pode representar 8,2% do PIB brasileiro nos próximos dez anos, de acordo com projeção realizada a partir de análise combinada dos dados do IBGE, FGV e FecomercioSP.
Diante desse cenário, o Comitê de Plataformas Digitais de Turismo - Travel Tech da Câmara Brasileira da Economia Digital - elaborou um manifesto com contribuições e análises sobre os benefícios sociais e econômicos gerados pelo Turismo e o potencial de desenvolvimento vislumbrado pelas plataformas digitais que atuam no setor.
De acordo com o documento, o Turismo é um setor-chave para a retomada do crescimento econômico do Brasil, considerando que tem influência direta em mais de 200 setores da economia, como pequenos comércios, infraestrutura, transporte e locomoção, bares e restaurantes, cultura e outros.
Sendo assim, para alcançar o crescimento potencial do setor e obter resultados positivos a curto prazo, é necessário estruturar análises sobre o consumidor do Turismo brasileiro por meio de dados e inteligência de mercado, possibilitando que o estímulo à atividade seja realizado de forma precisa.
O manifesto reúne, em seis tópicos, análises sobre o setor e propostas para o desenvolvimento do mercado. São eles:
- Oportunidades do Turismo para o Brasil;
- Importância econômica, política e socioambiental do Turismo;
- Tecnologia e inovação no Turismo;
- O papel do Estado no Turismo;
- Gestão estratégica da relação público-privada no Turismo;
- Criação de um ambiente regulatório favorável e competitivo.