Nathalia Ribeiro   |   02/02/2022 10:49
Atualizada em 02/02/2022 10:50

Ministério do Turismo lança Programa Turismo Seguro

Iniciativa envolve 59 ações em sete eixos que ampliam a sensação de segurança dos turistas no País


PANROTAS / Emerson Souza
Reunião contou com presença do ministro do Turismo Gilson Machado Neto
Reunião contou com presença do ministro do Turismo Gilson Machado Neto
O Ministério do Turismo e a Embratur lançaram na última terça-feira (1º), durante a 1ª reunião do Fórum de Segurança Turística, em Brasília (DF), o “Programa Turismo Seguro” com o objetivo de desenvolver ações e políticas públicas para ampliar a sensação de segurança dos turistas no País. A iniciativa contempla 59 ações divididas em sete eixos de atuação que envolvem a segurança pública, a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo, as relações de consumo no Turismo, o transporte de turistas, a defesa civil, a vigilância sanitária e a comunicação proativa.

Participando diretamente de Recife, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou que a proposta é um marco para o setor do País, visto a necessidade de se transmitir informações fidedignas sobre o tema. “Estamos concretizando e vamos tirar do papel propostas que devem aprimorar a segurança turística no nosso País. Uma demanda antiga que só agora estamos dando um espaço adequado e que, sem dúvida, refletirá no crescimento do nosso setor”, disse.

Para a elaboração do “Programa Turismo Seguro”, o Ministério do Turismo e a Embratur se reuniram durante o ano de 2021 no intuito de desenvolver propostas que atendessem com eficiência à população. Ao final destas reuniões foram criadas 59 ações, entre elas o mapeamento de delegacias especializadas, a criação de um diagnóstico de segurança turística e de um painel de monitoramento de adesões ao Código de Conduta desenvolvido pela Pasta, além da definição de estratégias sobre segurança e Turismo.

A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, ressaltou que o Programa foi construído a partir do entendimento do potencial que a atividade turística tem para a geração de emprego e desenvolvimento no Brasil. “A gente pretende disponibilizar um documento orientador acerca das ações do Ministério do Turismo direcionadas à segurança turística. Trata-se de um esforço de planejamento integrado para que as políticas sejam assertivas, amparadas nas melhores práticas do governo federal. É um trabalho muito árduo de articulação para que a gente possa abranger todos esses vieses de segurança que a gente está propondo”, pontuou.

Entre as expectativas do Programa, está a contribuição para o posicionamento do Brasil como um destino seguro, a sensibilização dos diversos atores que contribuem para a segurança turística, a melhoria das relações de consumo do turismo e a troca de informações entre instituições com gerência sobre defesa civil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados