MTur chega a 24 mil selos Turismo Responsável emitidos
O selo Turismo Responsável foi lançado pelo MTur há cerca de seis meses
Mais de 24 mil empreendimentos e guias de Turismo já possuem o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro do Ministério do Turismo. A marca foi atingida hoje (3) após seis meses do lançamento do selo, o que corresponde a uma média de quatro mil emissões por mês. A iniciativa estabelece protocolos específicos para a prevenção da covid-19 para 15 segmentos do setor de Turismo.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou o crescente aumento das adesões e ressaltou a importância do selo, principalmente neste momento de retomada das viagens. “A adesão ao selo mostra o comprometimento dos serviços turísticos em se adequar à nova realidade em que os turistas se encontram muito mais exigentes em relação à biossegurança. Quanto mais empreendimentos e guias adotarem medidas de prevenção, mais estaremos prontos para uma retomada segura e sustentável do turismo, principalmente agora na temporada de verão”, destacou o ministro.
Os segmentos com maior número de solicitações do selo são: agências de turismo (7.401), meios de hospedagem (5.535), guias de turismo (3.333), transportadoras turísticas (3.139) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (1.628). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (4.724), Rio de Janeiro (3.566), Minas Gerais (2.124), Bahia (1.816) e Rio Grande do Sul (1.629).
O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais. Os documentos foram validados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).