Alemanha e França têm novo lockdown decretado
Segunda onda de covid-19 preocupa países da Europa
Alemanha e França voltaram a lockdown nesta semana a fim de conter a segunda onda do novo coronavírus nas duas nações europeias. O continente vê casos da covid-19 crescerem em vários países, o que muitos especialistas consideram como uma segunda onda da pandemia.
ALEMANHA
Na Alemanha, bares, restaurantes e outros estabelecimentos voltam a fechar a partir de segunda (2), com exceção para escolas e comércios. No entanto, a mensagem é clara: fique em casa. Os alemães também não poderão se reunir com mais de dez pessoas de famílias diferentes.
As lojas poderão permanecer abertas se implementarem medidas de higiene e limitarem o número de clientes, enquanto restaurantes poderão apenas servir refeições para serem retiradas.
A Alemanha, que foi amplamente elogiada por manter sua taxa de infecção bem abaixo da de outros países na fase inicial da pandemia, agora enfrenta um crescimento maior que o esperado no número de casos, com o último dado oficial de terça mostrando 11.409 novos casos, para um total de 449.275.
FRANÇA
Emmanuel Macron também mandou fechar bares, restaurantes e comércios não essenciais, e a volta da exigência de atestados para transeuntes. Escolas até o ensino médio estão liberadas. Para o presidente da França, a segunda onda de covid-19 pode ter consequências mais graves do que a primeira. "Mais mortal e mais dura", afirma Macron, em relação aos casos de março e abril.