Beatriz Contelli   |   04/03/2020 15:04
Atualizada em 04/03/2020 15:15

Professor da ESADE-Barcelona debate os negócios no mundo do futebol

Atual CEO do City Football Group, Ferran Soriano, conta sobre os desafios da sua atuação em grandes clubes


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CEO do City Football Group, Ferran Soriano
CEO do City Football Group, Ferran Soriano
Mais do que bola na rede, o universo do futebol é repleto de questões administrativas, que exigem dos gestores decisões muitas vezes desafiadoras e questionáveis - corte de gastos, reestruturação de dívidas, investimento na melhoria da equipe, projeção internacional do clube - e é justamente esse o assunto que o professor Marcel Planellas, da Esade-Barcelona, aborda em seu novo artigo.

Com vasta experiência em empreendedorismo, Planellas expõe a prestigiosa atuação do ex-vice-presidente financeiro do FC Barcelona e atual CEO do City Football Group, Ferran Soriano, que atualmente compartilha as estratégias que levaram o Barça a conquistar os gramados e o prestígio da mídia.

Não é por acaso que o clube espanhol arrecadou um total de 309 milhões de euros em negócios e adotou um posicionamento de marca baseado em um futebol comprometido com causas sociais. "Grandes inovações em uma indústria como o futebol são feitas por quem sabe observar e analisar a realidade", comentou Ferran, que, em 2003, atraiu olhares de fãs do mundo inteiro e foi o responsável por aplicar uma rigorosa implementação de projetos.
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Camp Nou, Barcelona
Camp Nou, Barcelona
Ao lado do CEO, Planellas desenvolveu um curso amplamente voltado para países-alvo e modelos de negócios ideais para a entrada do FC Barcelona no mercado. Foram debatidos temas como o potencial econômico da América do Norte e da Ásia, além da compra de clubes em outros continentes.

Posteriormente à atuação no Barça, Ferran enfrentou desafios no gerenciamento do Manchester City e implantou um novo modelo organizacional, que oferece presença global aos patrocinadores. Com iniciativas inovadoras, o clube lançou o New York City Football Club, joint venture entre Manchester City e New York Yankees, e desenvolveu a marca City para explorar oportunidades comerciais.


Hoje em dia, o clube inglês faz parte do City Football Group, grupo avaliado em 4,4 bilhões de euros que reúne oito clubes dos cinco continentes, e apresenta um crescimento progressivo como uma plataforma global de futebol. Entre as principais parcerias do grupo, merece destaque o Abu Dhabi United Group, com uma participação de 77%; a China Media Capital, responsável por 13% das ações; e a compra de 10% do CFG pela Silver Lake por 454 milhões de euros, o que fez seu valor aumentar 60% em apenas três anos.


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