Conselho de Turismo da CNC completa 64 anos
Pioneiro na prática de discutir e debater o segmento em diferentes frentes, o Cetur foi criado em 10 de agosto de 1955 e participou de importantes pleitos
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) celebrou no último sábado (10) seus 64 anos. Pioneiro na prática de discutir e debater o segmento em diferentes frentes, o Cetur, que é presidido atualmente por Alexandre Sampaio, foi criado em 10 de agosto de 1955 e, ao longo destes anos, participou de diversas e importantes pleitos em prol da indústria.
Hoje, o Cetur reúne as principais associações do Turismo nacional e atua em três frentes distintas, são elas: relacionamento político e institucional, estudos e produção técnica e promoção e participação de eventos. Participam do conselho efetivo diversas entidades empresariais do Turismo e representantes do Turismo da Fecomercio em todo o País.
[
Na frente de relacionamento político e institucional, o Cetur promove o relacionamento com gestores públicos, empresários, acadêmicos e pesquisadores para a discussão das características e tendências da atividade turística do Brasil e no Exterior. O Conselho também trabalha na organização e disseminação de informações e dados de toda a cadeia produtiva, por meio de estudos que auxiliam a compreensão da atividade e sua representatividade na economia. Por fim, o órgão também realiza eventos para debate dos temas de interesse do trade, contribuindo para geração e difusão de conhecimento sobre o setor.
Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “a promoção de uma ampla e embasada discussão, como a que foi realizada nos seminários Turismo-Eventos em Debate, é um exemplo da vocação da CNC para estabelecer sinergias que resultem em ações concretas em prol de um setor que tem muito a crescer e a contribuir para a economia do País.”
Neste ano, o grande mote dos seminários foi o Turismo Social. Ele apresentou a evolução do segmento no mundo e as oportunidades de negócios com base desta perspectiva, além de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Sesc, pioneiro no Brasil e na América Latina.