Brasil se candidata à presidência de comissão da OMT
O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, se candidatou à presidência da Comissão Regional para as Américas (CAM) para o biênio 2020-2021.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou hoje aos países membros da Comissão Regional para as Américas (CAM) informando o pleito apresentado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz (foto), para o Brasil presidir a comissão no biênio 2020-2021.
A Comissão Regional para as Américas é o fórum que congrega os 24 países membros da OMT pertencentes ao continente americano. A CAM reúne-se anualmente para analisar as ações realizadas pela OMT na região, bem como para aprovar propostas no âmbito de seu programa de trabalho nas Américas.
No ofício enviado ao Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, Lummertz destacou que o diálogo e o entendimento mútuo entre as nações da região das Américas podem ser uma força vital para a paz e a segurança regionais necessárias para implementar políticas de turismo que contribuam para o crescimento inclusivo e sustentável.
“O Brasil tem sido um membro ativo da OMT, ocupando a presidência da Comissão Regional para as Américas de 2006 a 2007, a vice-Presidência da CAM nos anos de 2018 e 2019 e assumirá a cadeira de membro do Conselho Executivo da OMT para o período de 2020 a 2021”, ressaltou o ministro, ao defender a consistente participação do País no órgão internacional de turismo como credencial à presidência da CAM.
A vice-presidência da Comissão Regional da OMT para as Américas é atualmente compartilhada por Brasil e Haiti. O mandato no Conselho Executivo da OMT, responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar o programa de trabalho da entidade, será compartilhado com o Uruguai. O país vizinho atuará no biênio 2018-2019 e o Brasil assume no período 2020-2021.
Na OMT, seis Comissões Regionais (África, Américas, Sudeste Asiático e Pacífico, Ásia do Sul, Europa e Médio Oriente) se reúnem pelo menos uma vez por ano. Cada uma é composta por todos os membros efetivos e todos os membros associados da sua região.
Em reunião dos ministros do Turismo do Mercosul realizada nesta semana em Montevidéu, capital do Uruguai, representantes do bloco se comprometeram a apoiar a candidatura do Brasil à presidência da CAM.