Rail Europe promove 3º Workshop de Ferrovias Europeias no Brasil
Nesta terça-feira (15), a Rail Europe realizou a terceira edição do Workshop de Ferrovias Europeias no Brasil, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.
Nesta terça-feira (15), a Rail Europe - distribuidora norte-americana de produtos ferroviários europeus - realizou a terceira edição do Workshop de Ferrovias Europeias no Brasil, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. O intuito do evento é apresentar as novidades das companhias ferroviárias e capacitar os agentes de viagens de diversas regiões do País.
“Ainda que as pessoas conheçam o produto, dificilmente há informação suficiente porque não temos o costume de viajar de trem. O nosso trabalho, junto com as ferrovias, é de explicar aos agentes de viagens a facilidade de se deslocar de trem pela Europa”, enfatiza a gerente regional Brasil da Rail Europe, María Corinaldesi.
Estiveram presentes a Eurostar (Dover, Paris, Lille e Bruxelas), a Thalys (Paris, Bruxelas e Amsterdã), a Renfe-SNFC (França e Espanha), a Trenitalia (oficial da Itália), a TGV Lyria (Paris e Suíça) e a Eurail - destinada a pessoas não residentes na Europa.
De acordo com a gerente regional, os trens de alta velocidade da Europa estão frequentemente investindo e aprimorando a rede. “Por isso focamos na capacitação dos agentes. É muito importante mantê-los atualizados para que eles possam oferecer ao cliente sempre a melhor alternativa”, afirma.
Em 2019, a Eurail acrescentou novas rotas para Grã-Bretanha, Macedônia e Lituânia, totalizando 32 países. A companhia também simplificou o portfólio e reduziu os preços em até 37%. Para a gerente de Marketing para Américas e Pacífico da Eurail, Clarissa Mattos, a facilidade de compra e a queda dos preços foram responsáveis pelo crescimento de 7% nas vendas (em termos de passes) no Brasil até agosto deste ano.
Outras novidades incluem a implantação de wi-fi gratuito na primeira e segunda classe da Renfe-SNCF, tanto nos modelos franceses quanto espanhóis. Já a TGV Lyria terá maior frequência de viagens entre Paris e Suíça, aumentando em 7% a capacidade de passageiros, além de oferecer a classe Business Premier também nas rotas antigas e wi-fi gratuito em todos os trens.
Apesar da alta do dólar, as vendas da Rail Europe no Brasil se mantiveram estáveis, segundo María Corinaldesi. Nesta edição, a companhia mudou o formato do workshop, adotando o conceito de estações. “A Rail Europe fez um trabalho excelente com esse formato mais dinâmico. Assim eu tenho um contato mais íntimo com os agentes, eles podem fazer perguntas mais diretas e também conseguimos trocar experiências”, ressalta Clarissa Mattos.
Na próxima quinta-feira (17), a Rail Europe realizará o evento também na cidade de Buenos Aires.