Da Redação   |   17/04/2023 12:30

Rede Batuc é premiada por diversidade e inclusão; leia o artigo

Turismo Comunitário da Bahia conquistou ouro no prêmio durante a WTM Latin America

Divulgação
A Rede BATUC reúne mais de 30 iniciativas de povos e comunidades do campo e da cidade
A Rede BATUC reúne mais de 30 iniciativas de povos e comunidades do campo e da cidade
Durante cerimônia realizada na WTM Latin America, a Rede Batuc - Turismo Comunitário da Bahia foi contemplada com Ouro na categoria Promoção da Diversidade e Inclusão no 3° Prêmio de Turismo Responsável. A Rede reúne mais de 30 iniciativas de povos e comunidades do campo e da cidade, articuladas na promoção e na comercialização do Turismo comunitário.

Confira um artigo da Rede Batuc sobre o reconhecimento abaixo.

"Rede BATUC é ouro!

A Rede BATUC - Turismo Comunitário da Bahia conquistou mais um prêmio, dessa vez, em esfera internacional. A organização concorreu com outras organizações e projetos de toda América Latina e foi contemplada com Ouro na categoria Promoção da Diversidade e Inclusão no 3° Prêmio de Turismo Responsável. A cerimônia foi realizada durante a 10° edição da WTM Latin America.

Esse prêmio é o reconhecimento do incansável trabalho que a Rede BATUC tem feito para o fortalecimento do Turismo Comunitário da Bahia e representa um importante passo para tornar a Bahia referência em Turismo Responsável.

Os vencedores de cada categoria participarão da Premiação Global de Turismo Responsável no mês de novembro, em Londres

A Rede BATUC reúne mais de 30 iniciativas de povos e comunidades do campo e da cidade, articuladas na promoção e na comercialização do Turismo comunitário, com princípios de economia solidária, protagonismo comunitário, valorização da cultura, da agroecologia e do meio-ambiente. São comunidades quilombolas, indígenas, de agricultura familiar, de pesca, ribeirinhas, de fundos de pastos de assentados da reforma agrária e coletivos urbanos, entre outras, que promovem as suas atividades turísticas como fomento da geração de trabalho e renda, como instrumento de resistência e transformação, e na oferta de um turismo sustentável, responsável e regenerativo.

A articulação coletiva já resultou na aprovação da Lei Estadual do Turismo Comunitário do Estado da Bahia – Lei 14.126/2019, na premiação no Desafio de Inovações em Turismo Sustentável da Ashoka/Brasil em parceria com a CTG em 2020 e na recente instituição do Comitê Gestor de Turismo Comunitário da Bahia.

Quem visita as comunidades que fazem parte da Rede BATUC pode conhecer mais sobre a oferta de atrativos do Turismo Comunitário da Bahia através de, ao menos, 24 iniciativas de Turismo comunitário de vários territórios de identidade que ofertam trilhas, vivências, gastronomia, hospedagem, participação nas colheitas, nas atividades com pequenos animais e em atividades de voluntariado. A produção agropecuária familiar é um destaque como o arroz vermelho da Grota Quilombola, a ostra de mangue da Rota da Liberdade, os pescados e mariscos do Vivertur, os chocolates finos do 2 Riachões, os beijus do Quingoma, o azeite de pilão do Tereré, o bode assado do Serra Norte, os quintais agroecológicos do Turismo em Movimento, o etnoturismo da Reserva Pataxó da Jaqueira, além das grutas, cânions e cachoeiras do Encantos da Chapada, a romaria e o cangaço do Assentamento Caimã Ponta da Serra e as vivências do cotidiano e a da cultura urbana do Alagados Turismo Comunitário.

Temos um mundo incrível de vivências para os visitantes, seja descobrindo as matrizes étnicas, degustando a gastronomia típica ou mergulhando na imensa riqueza das músicas, artes, sambas e capoeiras da cultura popular baiana. Caminhadas na natureza ou passeios de barco, festivais ou feiras, hospedagem familiar, conversas com mestres e griôs, e tudo nos mais exuberantes ambientes naturais e nos braços de um povo acolhedor e alegre.

O Turismo Comunitário da Bahia é revolução, transformação e inspiração – Conheçam!"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados