Karina Cedeño   |   02/01/2023 10:28

Oceanic Aquarium lança cinema 3D com realidade virtual

Com 2,5 mil metros quadrados de área de visitação, o aquário abriga cerca de 1,5 mil animais


Divulgação/Oceanic Aquarium
Com 2,5 mil metros quadrados de área de visitação, o aquário abriga cerca de 1,5 mil animais
Com 2,5 mil metros quadrados de área de visitação, o aquário abriga cerca de 1,5 mil animais
Para celebrar seus três anos de existência, o Oceanic Aquarium, localizado em Balneário Camboriú (SC), acaba de lançar um cinema 3D com realidade virtual. A experiência, que fica localizada em frente ao estacionamento, oferece aos visitantes a sensação de estar nadando em meio as espécies marinhas.

Também foi construída uma passarela de vidro sobre o habitat dos tubarões mangonas, um cenário para fotos com a sereia, mais uma loja de souvenirs e a imersão Oceania, que abriga aves australianas. A área das aves também foi expandida e ganhou uma cascata em plataforma de vidro, que pode ser vista também do andar inferior.

“Nossa intenção é sempre inovar e trazer atrações diferentes aos nossos visitantes, para que cada vez eles vejam algo novo e que cada visita seja uma experiência diferente. Estamos muito felizes por completar três anos, vencemos diversos obstáculos durante esse tempo, estamos confiantes na retomada do Turismo nessa temporada de verão e temos muitos planos para continuar investindo na cidade”, explica o diretor do Grupo Oceanic, Cristiano Buerger Filho.

O Oceanic Aquarium abriu em 30 de dezembro de 2019 e, na época, contemplava 25 habitats e cerca de 130 espécies. Em três anos foram feitos seis novos habitats para novas espécies, como as águas vivas e axolotes.


Celebração dos três anos
Para celebrar os três anos de existência, além da decoração de aniversário, a equipe técnica do aquário preparou experiências diferentes para os colaboradores dos outros setores, que não convivem diretamente com os animais.

Será realizada uma interação entre eles. Por exemplo: um fotógrafo ajudará a alimentar os pinguins e um representante do comercial participará do enriquecimento ambiental com as lontras, que ganharão um bolo com frutas e verduras. Para as aves australianas, a equipe contará com a ajuda do setor de RH e, com as tartarugas, a responsabilidade extra ficará por conta do pessoal da limpeza, entre outras interações. Por fim, os mergulhadores no habitat Oceânico abrirão uma faixa com uma mensagem de parabéns.


Geração de emprego e renda
O aquário inaugurou com cerca de 50 colaboradores e hoje esse número mais que dobrou. No total, o Grupo Oceanic gera mais de 300 empregos diretos, somando com as demais atrações. Há colaboradores que se mudaram para Balneário Camboriú exclusivamente para trabalhar no aquário e há, também, aqueles que vieram de outros países, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela.

Da equipe técnica são cerca de 20 especialistas, entre veterinários, biólogos, zootecnistas e oceanógrafos. Eles são os responsáveis pelos cuidados com os animais e se dedicam integralmente ao bem estar deles.


Certificados conquistados

Ao longo dos três anos de existência o Oceanic Aquarium conquistou títulos por prezar pelo bem-estar dos animais e outros que garantem aos visitantes um passeio tranquilo e seguro. São eles: Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Turismo Responsável - Limpo e Seguro do Ministério do Turismo, o Viaje + SC do governo estadual e no início desse mês o Selo Turismo Qualificado BC, da prefeitura.

Recentemente o aquário conquistou o Certificado de Bem-Estar Animal, emitido pela AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em parceria com a ONG Wild Welfare. Mais de 110 critérios foram cumpridos no trabalho realizado na conservação das espécies, pesquisa e educação ambiental. Apenas 11 instituições em todo o País conquistaram essa certificação.

Com 2,5 mil metros quadrados de área de visitação, o aquário abriga cerca de 1,5 mil animais de 140 espécies. São animais que também foram resgatados de situações adversas ou nascidos sob cuidados humanos e não têm mais condições de retorno ao habitat natural. Como, por exemplo, as lontras Geam Miguel e Carlos Daniel, que vieram do Pará depois de terem sido resgatadas pela Polícia Ambiental de lá.

O aquário conta com o Setor Extra, são 1250 metros quadrados de área construída e mais 2,7 mil metros quadrados de área verde no bairro Nova Esperança. A estrutura conta com salas de apoio, laboratório, laboratório de água, sala de nutrição, almoxarifado de medicamentos e sala de cultura. Quando algum animal precisa de um cuidado específico, ele é retirado do habitat e levado para lá. Juntos, aquário e setor extra, somam mais de um milhão de litros de água.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados