Beatriz Contelli   |   14/09/2022 09:37
Atualizada em 14/09/2022 09:58

Fortaleza investe em experiências e demonstra otimismo para o Réveillon

Durante a temporada de julho, a capital recebeu 400 mil turistas do Brasil e do exterior

Foram quase 400 mil turistas do Brasil e do exterior que visitaram Fortaleza durante a temporada de julho e injetaram mais de R$ 1,5 bilhão na economia da cidade. A média diária de passageiros no Aeroporto de Fortaleza chegou a 17 mil e os hotéis alcançaram 80% de ocupação. O destino figurou em primeiro lugar na intenção de viagem dos brasileiros para curtir o Carnaval deste ano e ficou atrás apenas de Gramado (SP) como destino mais procurado pelos brasileiros nos meses de maio e junho de 2022.

PANROTAS / Emerson Souza
Secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira
Secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira
Com tantos dados positivos, a capital cearense não poderia estar mais otimista e preparada para a próxima temporada de verão. Primeiro destino com uma política pública voltada ao segmento pet friendly, Fortaleza - por meio da Prefeitura e da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) - estimula os estabelecimentos a receberem os animais de estimação e encara como um diferencial que o visitante possa viajar com seu pet, tendo à disposição hotéis e locais de passeio onde o animal seja muito bem-vindo.

A Setfor, ciente de que o turista do pós-pandemia deseja viver experiências no destino e ir além do Turismo tradicional, passou a investir na Rota da Cachaça, um roteiro que visa fomentar o Turismo gastronômico e cultural da cidade e que reúne a degustação de diferentes tipos do destilado harmonizados com petiscos regionais. Os participantes podem conhecer também a história e curiosidades sobre a bebida, que é uma das mais populares do Brasil.

Outro projeto que traduz bem esse foco em oferecer novas experiências tanto ao visitante, quanto ao morador, é o Pôr do Sol Fortaleza. Ele existe desde 2017, e consiste em concertos de música gratuitos à beira-mar. Durante a pandemia, ele teve continuidade, mas de forma virtual e itinerante – com um pianista tocando em cima de um caminhão, que passava pelas ruas de diferentes bairros da capital. Hoje, de volta à forma presencial, é realizado em um dos pontos mais bonitos do destino e tem um público fiel. Muita gente, inclusive, aproveita para acompanhar as apresentações enquanto pratica stand up paddle, caiaque ou canoa havaiana, por exemplo.

“Fortaleza tem se destacado nos primeiros lugares nos rankings dos principais buscadores de viagens e também do próprio Ministério do Turismo. Além disso, a movimentação local também nos reforça essa ideia.
Nossa grande aposta é o Réveillon. Em 2019, tivemos o segundo maior Réveillon popular do País, atrás apenas do Rio de Janeiro.
A festa trouxe cerca de 600 mil turistas e gerou um impacto de R$ 1,8 bilhão para a economia da cidade. Neste ano, a Prefeitura quer fazer dois dias de festejos, inclusive com atrações internacionais. Fortaleza sabe fazer grandes eventos e temos uma grande expectativa quanto ao Réveillon”, afirma o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

E para que as expectativas do Réveillon sejam alcançadas, o destino já vem colocando a mão na massa há anos. Obras de requalificação e infraestrutura em corredores e equipamentos turísticos, dentre os quais pode-se destacar a Nova Beira-Mar, um projeto que deixou a capital ainda mais atrativa e ampliou as possibilidades de entretenimento para a população e os turistas, bem como a possibilidade de geração de renda para quem tira seu sustento do local.

Divulgação
A ideia é que moradores e turistas possam desfrutar de Fortaleza na companhia de seus animais de estimação
A ideia é que moradores e turistas possam desfrutar de Fortaleza na companhia de seus animais de estimação
Além de manter os projetos de experiência já lançados, Fortaleza planeja aumentar o leque de experiências que pode oferecer ao visitante. O principal foco é no Turismo náutico, uma vez que o destino possui uma grande vocação para esse segmento, com condições naturais excelentes para a prática de esportes na água.

O mar fortalezense dispõe de condições perfeitas tanto para quem quer aprender kitesurf, sendo a Barra do Ceará o ponto ideal para iniciantes, como também para aqueles que já têm conhecimento e procuram águas mais desafiadoras, que podem praticar na Praia do Futuro. Mas vale ressaltar que, com 34 km de orla, é possível praticar diversas variedades de esportes náuticos, como o surf, a canoa havaiana, o hydrofoil e o caiaque.

Para saber mais sobre as possibilidades de viver Fortaleza, acesse o canal oficial do destino. #PartiuFortaleza

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados