Férias no Rio geram movimento de turistas superior a 2019
Rio Convention Bureau estima aumento de 15% a 20% em relação a 2019
Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a retomada de eventos, o fluxo de turistas no Rio de Janeiro durante as férias de julho vem aumentando e a expectativa é de que o período alavanque o setor, superando os impactos da pandemia.
Os principais hotéis, restaurantes e atrações turísticas da cidade devem registrar movimento de 15% a 20% maior do que em 2019, segundo o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB). O Galeão e o Santos Dumont estimam a chegada de 458 mil e 596 mil passageiros, respectivamente. Já a Novo Rio espera receber 433 mil turistas durante os dias de férias.
A ocupação hoteleira também deverá ser elevada, podendo ultrapassar os 70% em julho. O número representa aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrada ocupação de 51,44%.
Para a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner, o Rio se destaca como destino para turistas de todo o mundo por sua diversidade de atrações e qualidade de serviços. Além disso, os setores público e privado têm investido em ações que geram interesse aos visitantes.
“Depois da crise da pandemia, nessas férias começamos a ver a volta do turista estrangeiro ao Rio, fato que se soma aos visitantes domésticos que deram fôlego ao setor nos últimos meses. Esse movimento se reflete em números positivos para o Turismo, superando patamares anteriores à crise”, afirma Roberta.
EVENTOS NA CIDADE MARAVILHOSA
Além das tradicionais atrações, a cidade também vai receber grandes eventos voltados a diferentes públicos. Um deles é o Vibra Festival de Inverno Rio, que terá 17 shows de artistas e bandas brasileiras, de 22 de julho a 4 de agosto, no Morro da Urca e na Marina da Glória. Há, ainda, o Anime Friends RJ 2022, em 16 e 17 de julho; o Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2022, em 26 de julho; e o Rio Health Nutrition, em 30 e 31.“Atualmente, estamos buscando resolver questões estruturais do nosso Turismo, como a melhoria da qualidade da mão de obra e a elaboração de um plano estratégico, além do investimento em inovação. O turista pode – e deve – vir ao Rio, porque aqui estamos sempre de braços abertos para receber a todos, o ano inteiro”, afirma o secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Mariano.